O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Évora - cidade portuguesa com certeza
























Caros(as) confrades!
Tenho a gratíssima satisfação de informá-los que este vagão do Expresso do Oriente faz uma parada, no dia em curso, em Évora - cidade portuguesa com certeza - que teve a prerrogativa de ver chegar neste maltratado e fascinante mundo o meu estimado confrade e amigo António Manuel Fontes Cambeta, um alentejano orgulhoso e amoroso do seu lugar de nascença e apesar de viver na contemporaneidade em Macau e um período do ano no Reino do Sião, digo, Tailândia, jamais esquece o local que o viu crescer, que ele ama sobremaneira e ainda tem entes queridos e amigos que ali residem!!!! Apesar de não conhecê-lo em carne e osso afeiçoei-me a ele, como se fóssemos amigos desde o tempo que fugíamos aterrados dos predadores nas savanas do Continente Africano ou então do tempo que espreitávamos os banhos da Rainha Cleópatra no Rio Nilo ou do tempo que éramos piedosos e ajudávamos a enterrar as incontáveis vítimas da Peste Negra (claro que fazíamos parte da terça parte que sobreviveu a peste) ou do tempo que éramos marinheiros das caravelas sob a égide do bem-aventurado D. Manuel I e deixamos numerosa prole com as nativas da Ilha de Vera Cruz (ché, depois ainda deprecio meu ascendente, o degredado João Ramalho...)!!! O Cambeta enviou-me as preciosas fotografias aqui estampadas, que nos deixam sôfregos para com celeridade conhecer esta certamente hospitaleira cidade, que tem um centro histórico considerado patrimônio da humanidade!!! A primeira fotografia, que retrata Évora, nos mostra a rua de nascença do Cambeta!!!!! Não vejo a hora de flanar por aquelas ruas e me encantar com edificações da época que a Península Ibérica esteve sob o monopólio do Império Romano, bem como manter colóquios com antigos moradores, que certamente terão muita satisfação em contar-me sobre os primórdios desta cidade alentejana!!!!!
Também agradeço publicamente meu estimado confrade e amigo António Cambeta por ter me enviado de mimo um aparelho terapêutico, que tenho certeza atenuará as dores atrozes que sinto na coluna cervical!!!! São pessoas, como o bom alentejano Cambeta, que me dão esperanças de dias melhores!!!!!
A minha amiga, a Dona Miquelina, nunca o esquece nas suas orações, quando ela vai todas às quartas-feiras, no período vespertino, à Cripta da Catedral da Sé, desfiar o Santo Rosário, rogando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe, para que lhe dê vida longa e vigorosa e afaste pessoas peçonhentas do seu caminho!!! Falando na Dona Miquelina, a copeira Hermenegilda, que atura a Dona Miquelina faz tempo, é fã de carteirinha do Cambeta, deixando seu noivo, o bombeiro Godofredo enciumadíssimo!!!! Ela não vê a hora de ver o Cambeta saboreando suas famosas rosquinhas, que deixam sempre o Godofredo com água na boca e muito disposto a colocar sua roliça mangueira em ação para apagar um eventual incêndio, caso a Hermenegilda esqueça as rosquinhas no forno!!!!!
Também quem está maravilhada com o Cambeta é a lambisgóia da Agrado, que é desafeta da Dona Miquelina, e aguarda com muita expectativa a visita do Cambeta na Cabine nº 5, onde ela reina soberana, neste vagão do Expresso do Oriente, para além de contar-lhe fatos da arca do arco-da-velha, se ele o desejar oferecer os disputadíssimos agrados da Agrado!!!!!! Ché, pelo jeito a lambisgóia da Agrado encontrará outra desafeta, a copeira Hermenegilda!!!
Max!!!!!!!! Traga meus sais centuplicado!!!!!

8 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Primeiro quero agradecer-lhe tão belo presente, que me deixou super lisonjeado.
    Évora é cidade Museu, única no mundo, foi lá fez 67 anos que vi pela primeira vez a luz do dia, mas quis o destino que outro rumo toma-se, e cá estou neste lado do mundo, já fez 47 anos, e embora tenha envelhecido ainda não fiquei com os olhos em bico!...
    A minha estimada fã, Hermenegilda, cada vez entra no vagão e vê o passageiro Cambeta, refastelado na cabine 5,fica nervosa, seu acompanhante e valoroso soldado da paz, Godofredo, para a acalmar tem que prestar os primeiros socorros, usando o método boca a boca, mesmo assim ela esperneia e de que maneira...
    Se me fosse possível saborear as famosas rosquinhas, primorosamente confecionadas por ela, não só ficaria com água na boca, como talvez a ela me enroscasse, deixando dessa forma seu amigo Godofredo perdido sem saber como apagar auela forte chama!...
    A Dona Miquelina, valente esposa do militar, está sempre pronta para a luta, já vai no quinto combate e continua com a espada bem afiada, depois, bem, depois vai penitenciar para a Cripa da Catedral, penitência essa cujo cura abençoa no seu confessionário de uma forma bem atípica, deixando que os anjos olhem para o calvário...
    Este velho alentejano já foi um parte corações, não em Portugal, pois lá as beatas eram outras e ela não gostavam do Português Suave, como tal a lambisgóia da Agrado, não se desavença mais com a Dona Miquelina nem com a copeira mor, Hermenegilda, caso contrário, nem a forte mangueira do ciumento Godofredo consiguirá apagar tanto fogo.
    Sé Sé Ni
    Abraço amigo e cumprimentos a todas essa belas madames.

    ResponderExcluir
  2. Estimado confrade e amigo António Cambeta!
    Que bom saber que apreciou a justa homenagem que lhe prestei ao trazer à baila sua amada cidade de nascença!!!!
    Aprecio sobremaneira quando encontro um interlocutor, como você, que dá continuidade, com primor, as peripécias das personagens que crio!!!!
    Enquanto isto damos continuidade, não sabemos até quando, as viagens do Expresso do Oriente!!!!
    Caloroso abraço! Saudações alentejanas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Caro professor.

    Sinal que nem tudo está perdido e que é possível
    fazermos gratificantes amizades pela internet.
    Está aí um belo exemplo que deve ser cultivado e
    conservado por muitos e muitos anos..
    Oxalá um dia vcs possam se conhecer pessoalmente..
    bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Cara confrade Cristina Fonseca!
    Oxalá suas pertinentes palavras se tornem um fato!
    Caloroso abraço! Saudações amistosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Fiquei maravilhado com as fotos!
    Sinto uma saudade não sei do quê, quando vejo antigas fotos de Portugal.
    Deve ser a força coimbrã do sangue de minha avó que ainda corre por minhas veias!
    Abs
    João

    ResponderExcluir
  6. Caro confrade João!
    Que bom saber que apreciou!!!
    Caloroso abraço! Saudações nostálgicas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. Ana Célia de Freitas24 julho, 2011 20:25

    Olá meu querido.
    Meu Deus, quanto lugar maravilhoso,não tem como não apreciar,mas tudo que voce meu caro amigo traz a esse espaço, vale a pena,voce dá um colorido a mais a todos nós.
    Beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Cara confrade Ana Célia de Freitas!
    Agradeço as gentis palavras!!!!
    Caloroso abraço! Saudações jubilosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir

Google+ Badge