CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
sábado, 23 de julho de 2011
Évora - cidade portuguesa com certeza
Caros(as) confrades!
Tenho a gratíssima satisfação de informá-los que este vagão do Expresso do Oriente faz uma parada, no dia em curso, em Évora - cidade portuguesa com certeza - que teve a prerrogativa de ver chegar neste maltratado e fascinante mundo o meu estimado confrade e amigo António Manuel Fontes Cambeta, um alentejano orgulhoso e amoroso do seu lugar de nascença e apesar de viver na contemporaneidade em Macau e um período do ano no Reino do Sião, digo, Tailândia, jamais esquece o local que o viu crescer, que ele ama sobremaneira e ainda tem entes queridos e amigos que ali residem!!!! Apesar de não conhecê-lo em carne e osso afeiçoei-me a ele, como se fóssemos amigos desde o tempo que fugíamos aterrados dos predadores nas savanas do Continente Africano ou então do tempo que espreitávamos os banhos da Rainha Cleópatra no Rio Nilo ou do tempo que éramos piedosos e ajudávamos a enterrar as incontáveis vítimas da Peste Negra (claro que fazíamos parte da terça parte que sobreviveu a peste) ou do tempo que éramos marinheiros das caravelas sob a égide do bem-aventurado D. Manuel I e deixamos numerosa prole com as nativas da Ilha de Vera Cruz (ché, depois ainda deprecio meu ascendente, o degredado João Ramalho...)!!! O Cambeta enviou-me as preciosas fotografias aqui estampadas, que nos deixam sôfregos para com celeridade conhecer esta certamente hospitaleira cidade, que tem um centro histórico considerado patrimônio da humanidade!!! A primeira fotografia, que retrata Évora, nos mostra a rua de nascença do Cambeta!!!!! Não vejo a hora de flanar por aquelas ruas e me encantar com edificações da época que a Península Ibérica esteve sob o monopólio do Império Romano, bem como manter colóquios com antigos moradores, que certamente terão muita satisfação em contar-me sobre os primórdios desta cidade alentejana!!!!!
Também agradeço publicamente meu estimado confrade e amigo António Cambeta por ter me enviado de mimo um aparelho terapêutico, que tenho certeza atenuará as dores atrozes que sinto na coluna cervical!!!! São pessoas, como o bom alentejano Cambeta, que me dão esperanças de dias melhores!!!!!
A minha amiga, a Dona Miquelina, nunca o esquece nas suas orações, quando ela vai todas às quartas-feiras, no período vespertino, à Cripta da Catedral da Sé, desfiar o Santo Rosário, rogando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe, para que lhe dê vida longa e vigorosa e afaste pessoas peçonhentas do seu caminho!!! Falando na Dona Miquelina, a copeira Hermenegilda, que atura a Dona Miquelina faz tempo, é fã de carteirinha do Cambeta, deixando seu noivo, o bombeiro Godofredo enciumadíssimo!!!! Ela não vê a hora de ver o Cambeta saboreando suas famosas rosquinhas, que deixam sempre o Godofredo com água na boca e muito disposto a colocar sua roliça mangueira em ação para apagar um eventual incêndio, caso a Hermenegilda esqueça as rosquinhas no forno!!!!!
Também quem está maravilhada com o Cambeta é a lambisgóia da Agrado, que é desafeta da Dona Miquelina, e aguarda com muita expectativa a visita do Cambeta na Cabine nº 5, onde ela reina soberana, neste vagão do Expresso do Oriente, para além de contar-lhe fatos da arca do arco-da-velha, se ele o desejar oferecer os disputadíssimos agrados da Agrado!!!!!! Ché, pelo jeito a lambisgóia da Agrado encontrará outra desafeta, a copeira Hermenegilda!!!
Max!!!!!!!! Traga meus sais centuplicado!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirPrimeiro quero agradecer-lhe tão belo presente, que me deixou super lisonjeado.
Évora é cidade Museu, única no mundo, foi lá fez 67 anos que vi pela primeira vez a luz do dia, mas quis o destino que outro rumo toma-se, e cá estou neste lado do mundo, já fez 47 anos, e embora tenha envelhecido ainda não fiquei com os olhos em bico!...
A minha estimada fã, Hermenegilda, cada vez entra no vagão e vê o passageiro Cambeta, refastelado na cabine 5,fica nervosa, seu acompanhante e valoroso soldado da paz, Godofredo, para a acalmar tem que prestar os primeiros socorros, usando o método boca a boca, mesmo assim ela esperneia e de que maneira...
Se me fosse possível saborear as famosas rosquinhas, primorosamente confecionadas por ela, não só ficaria com água na boca, como talvez a ela me enroscasse, deixando dessa forma seu amigo Godofredo perdido sem saber como apagar auela forte chama!...
A Dona Miquelina, valente esposa do militar, está sempre pronta para a luta, já vai no quinto combate e continua com a espada bem afiada, depois, bem, depois vai penitenciar para a Cripa da Catedral, penitência essa cujo cura abençoa no seu confessionário de uma forma bem atípica, deixando que os anjos olhem para o calvário...
Este velho alentejano já foi um parte corações, não em Portugal, pois lá as beatas eram outras e ela não gostavam do Português Suave, como tal a lambisgóia da Agrado, não se desavença mais com a Dona Miquelina nem com a copeira mor, Hermenegilda, caso contrário, nem a forte mangueira do ciumento Godofredo consiguirá apagar tanto fogo.
Sé Sé Ni
Abraço amigo e cumprimentos a todas essa belas madames.
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirQue bom saber que apreciou a justa homenagem que lhe prestei ao trazer à baila sua amada cidade de nascença!!!!
Aprecio sobremaneira quando encontro um interlocutor, como você, que dá continuidade, com primor, as peripécias das personagens que crio!!!!
Enquanto isto damos continuidade, não sabemos até quando, as viagens do Expresso do Oriente!!!!
Caloroso abraço! Saudações alentejanas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro professor.
ResponderExcluirSinal que nem tudo está perdido e que é possível
fazermos gratificantes amizades pela internet.
Está aí um belo exemplo que deve ser cultivado e
conservado por muitos e muitos anos..
Oxalá um dia vcs possam se conhecer pessoalmente..
bom final de semana
Cara confrade Cristina Fonseca!
ResponderExcluirOxalá suas pertinentes palavras se tornem um fato!
Caloroso abraço! Saudações amistosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Fiquei maravilhado com as fotos!
ResponderExcluirSinto uma saudade não sei do quê, quando vejo antigas fotos de Portugal.
Deve ser a força coimbrã do sangue de minha avó que ainda corre por minhas veias!
Abs
João
Caro confrade João!
ResponderExcluirQue bom saber que apreciou!!!
Caloroso abraço! Saudações nostálgicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Olá meu querido.
ResponderExcluirMeu Deus, quanto lugar maravilhoso,não tem como não apreciar,mas tudo que voce meu caro amigo traz a esse espaço, vale a pena,voce dá um colorido a mais a todos nós.
Beijossssssssssssssss
Cara confrade Ana Célia de Freitas!
ResponderExcluirAgradeço as gentis palavras!!!!
Caloroso abraço! Saudações jubilosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP