CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Película: "Beginners"
Caros(as) confrades!
A lambisgóia da Agrado está sôfrega para assistir a película "Beginners", que foi lançada nos domínios de Edgar Allan Poe no mês passado, bem como está curiosíssima para saber o título que terá entre nós, quando estrear nos meses vindouros!!! O enredo gira em torno de um homem de 75 anos, que ficou viúvo após 44 anos de casamento, e revela ao seu único filho que sempre foi homossexual...
Quero ser um cavalinho de circo se esta certamente imperdível película não for lançada em pré-estreia no Clube do Professor, na sessão das 11:00, que acontece todos aos sábados no Shopping Center Frei Caneca!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirComo sempre gosto de aprender, e vendo o belo trailer que apresentou sobre o filme BEGINNERS, fui vasculhar e encontrei o seguinte:
Uma das coisas mais legais do cinema atual, de muita propaganda, é justamente o seu ponto antagônico, ou seja, em meio a tanto estardalhaço em cima de alguns lançamentos surge, quietinho e quando menos se espera, um filme do qual nunca ou pouco se ouviu falar e que nos arrebata e toma um lugar no coração como uma pequena preciosidade.
Mike Mills (de Impulsividade) fez deste seu segundo longa de ficção uma das melhores surpresas do ano e com um dos menores orçamentos – cerca de 3,2 milhões de dólares. Ele escreve e dirige a história de Oliver com uma leveza impressionante. É para abstrair do mundo e se envolver com os personagens encantadores como se já os conhecêssemos há anos.
Oliver (Ewan McGregor) vive um período de instropecção geral após a morte do pai, quando conhece Anna (Mélanie Laurent), uma atriz divertida e imprevisível. A relação com Anna o faz refletir também sobre a relação com os pais, em diferentes fases. O convívio maior com a mãe e a desconfiança de que o casamento dos pais não ia bem, quando criança; e o convívio com o pai de 75 anos, que vivia então uma vida agitada e no mínimo diferenciada, depois que resolveu se assumir gay, ao mesmo tempo que convivia com um câncer que não lhe dava mais muita expectativa de vida.
A observação dos últimos tempos de vida do pai e as constatações (não ditas) de Oliver são algo de muito emocionante, mas nunca deprimente. Assim, fica difícil não simpatizar com cada um dos personagens e não marejar os olhos junto com Oliver (numa interpretação tocante de Ewan McGregor). Dá até para acreditar nos pensamentos hilários – em forma de legenda – do cachorro de Oliver.
Christopher Plummer é, desde já, um potencial candidato ao Oscar de ator coadjuvante, assim como também não será de se espantar se Mélanie Laurent, pela sua participação hipnotizante, também não esteja na briga na categoria feminina.
Com a utilização de recursos simples e intimistas – como a luz natural e uma sutil câmera não mão – e a elaboração de cenas cotidianas à Woody Allen sem histeria, aliados a uma trilha sonora de bom gosto – que vai do black ao blues e ao soul e até à fanfarra – e elementos charmosos (como os divertidos desenhos fruto do trabalho de Oliver), Mike Mills realiza um pequeno tratado sobre o constante recomeçar de vida e o aprendizado com o recomeço dos outros.
Uma história como poucas, por vezes tristonha, mas nunca deprimente, que nos serve de inspiração para apreciar melhor a nossa própria existência.
Imagino como ficará a lambisgóia da Agrado, depois de ver esta maravilhosa pelicula, será que irá à Catedral orar uma Avé Maria?
Um abraço amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirSinto-me honrado em ter um passageiro tão ilustre, como você, que embarca diariamente neste vagão do Expresso do Oriente, e contribui sobremaneira para enriquecer as postagens aqui estampadas!!! São pessoas como você que me instigam a continuar a viagem neste vagão do Expresso do Oriente!
Que a deusa da Justiça e da Sabedoria o tenha como pupilo sempre!
Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
PS - Quanto a lambisgóia da Agrado é mais fácil ela ir as comprar após assistir a película do que ir à Cripta da Catedral da Sé!!!! Falando na Cripta da Catedral da Sé, a minha amiga, a Dona Miquelina e a lambisgóia da Agrado são desafetas...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirFartei-me de rir com a essa da Dona Miquelina e a lambisgóia da Agrado serem desafesas, pois que enquanto uma vai penitenciar na Cripta da Catedral da Sé a Agrado, vai às compras e se for do agrado de alguém lá se marcha!...
Abraço amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirA lambisgóia da Agrado é insaciável e esta sempre ávida a oferecer os disputadíssimos agrados da Agrado!!!! Para você conhecer mais amiúde a lambisgóia da Agrado recomendo que assista a imperdível película, do meu dileto cineasta espanhol Pedro Almodóvar, "Tudo sobre minha mãe", que ele nos brindou em 1999, onde a brilhante atriz Antonia San Juan dá vida a maravilhosa personagem Agrado!!!!
Caloroso abraço! Saudações agradoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Oi confrade João!
ResponderExcluirHá muito que o Expresso do Oriente me fascina. Quem diria que aqui o iria encontrar, mas nele viajar é sair um pouco do quotidiano e descobrir outros mundos.
Obrigado pelas tuas palavras
Abraço
KIM
Prezado confrade Kim!
ResponderExcluirFico honrado em receber tão ilustre passageiro neste vagão do Expresso do Oriente!!! Sinta-se em casa!!!! Não deixei de visitar a Cabine nº 5 onde a lambisgóia da Agrado reina soberana e terá muita satisfação em contar-lhe fatos da arca do arco-da-velha e mais satisfação ainda oferecer-lhe os disputadíssimos agrados da Agrado, que são conhecidos até nos confins do Deserto de Gobbi!
Folguedos a parte, volte sempre!!!!
Caloroso abraço! Saudações amistosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP