CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
domingo, 31 de julho de 2011
Exposição imperdível: "Retratos do Império e do exílio"
Caros(as) confrades!
Graças aos valiosos e costumeiros préstimos da minha estimada confrade Cristina Fonseca tive a prerrogativa de saber da imperdível Exposição: "Retratos do Império e do Exílio" a seguir transcrita tendo como fonte o primoroso Instituto Moreira Salles de São Paulo:
"O Instituto Moreira Salles de São Paulo abre, em 19 de julho, às 19h30, a exposição Retratos do Império e do exílio: imagens da família imperial no acervo de dom João de Orleans e Bragança, com 170 fotografias pertencentes ao acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança, curador da mostra ao lado de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS. Compõem a exposição retratos da família imperial brasileira, muitos inéditos (em especial do período do exílio após a proclamação da República), além de importantes imagens associadas a eventos que marcaram o Império, como as comemorações do fim da Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura.
Os visitantes da mostra poderão conferir registros de Marc Ferrez, agraciado pelo imperador com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e também fotógrafo da Marinha Imperial; e Revert Henry Klumb, professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina. Os dois mantiveram uma relação muito próxima com a família imperial – fotografaram momentos de maior privacidade no interior dos palácios, registrando imagens menos formais, em que os retratados se relacionam com a câmera de uma forma direta e menos mediada pelas exigências do cargo e da vida pública. Também estarão na mostra imagens de Alberto Henschel, Joaquim Insley Pacheco, Luiz Terragno, Otto Hess, entre os diversos fotógrafos atuantes no Brasil que integram o acervo, além de imagens dos fotógrafos retratistas europeus Félix Nadar e John Jabez Edwin Mayall, entre outros.
EXPOSIÇÃO RETRATOS DO IMPÉRIO E DO EXÍLIO
Abertura: 19 de julho de 2011, às 19h30
Exposição: de 20 de julho a 11 de setembro de 2011
De terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada franca
Classificação livre
Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar – Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560"
Pretendo visitá-la hoje!!!! Não vejo a hora de me encantar e divagar - que sou um súdito pedroiano - com as fotografias que trazem à baila o período que estávamos sob a égide do meu amado e erudito Imperador Dom Pedro II!!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Meninooooooooooooooo.
ResponderExcluirSem dúvida um passeio imperdível, que pena não haver esse tipo de exposição aqui em Franca,pois sabemos que de certa forma acaba sendo mais que um passeio,pois ao mesmo tempo se torna uma aula de História.Mesmo não ser possível assistir pessoalmente, graças a voce pude conhecer um pouco esse grandiosíssimo acervo.
Parabéns meu querido,seu espaço,está cada dia melhor, e aprendemos cada dia um pouco mais com voce.
Cara confrade Ana Célia de Freitas!
ResponderExcluirQue bom saber que apreciou o que estampei hoje neste vagão do Expresso do Oriente! Agradeço as gentis palavras!
Caloroso abraço! Saudações inquiridoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Pela informação que nos é disponibilizada, merece uma visita demorada.
ResponderExcluirUm abraço
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirCom certeza!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP