CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Epístolas Paulianas - Conversando com Tarzan!!!!!...
EPÍSTOLAS PAULIANAS
CONVERSANDO COM TARZAN
Estimado Rei das Selvas!
Antes de explicar-lhe como consegui seu endereço cibernético, preciso relatar a saga que tive até que chegasse as minhas mãos esta máquina eletrônica portátil, com acesso direto ao mundo virtual, via satélite!
Tudo começou numa gloriosa manhã de domingo, quando recebi a maravilhosa notícia de que fui premiado com uma viagem à África do Sul, para assistir aos jogos da Copa do Mundo! Apesar de me considerar um alienígena futebolístico, tendo em vista que não entendo absolutamente nada deste esporte, que é paixão nacional, não perderia por nada deste mundo a possibilidade de conhecer a África do Sul, com tudo pago e mais U$8.000 para despesas miúdas!!!!!!!!!
Nem lembrava mais que participara de um concurso de cinéfilos sobre a vida da minha amada imortal Gene Tierney!!!... Para meu grande júbilo, venci a peleja, porque soube responder o nome do sanatório em que minha musa esteve internada, pela primeira vez, na década de 50, bem como o nome dos médicos que a atenderam, além dos medicamentos prescritos, que ela ingeriu no período em que tratou de sua saúde naquele nosocômio.
Para o congrassamento futebolístico, consegui um afastamento temporário dos cargos que ocupo... Após os preparativos de praxe chegou o grande dia da viagem, que teve início no Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP!
Durante o longo vôo transoceânico adormeci profundamente... De repente, acordei com um alarido estranho... Ao abrir os olhos, fiquei estupefato... Demorei para entender a realidade que me cercava... Estava na margem de um rio caudaloso, preso à poltrona do avião pelo cinto de segurança... Por Dionísio, onde estava o avião?!... O único indício do aeroplano era eu e a poltrona onde me encontrava, de maneira incólume. O que me deixou mais intrigado foi descobrir que estava com uma bússola na minha mão, entretanto não tinha a menor idéia de como ela foi parar ali!!! Neste ínterim me dei conta que estava perdido na selva... Mais aturdido fiquei quando reparei que não estava trajando a indumentária que usava, quando saí dos domínios da valorosa nativa Bartira e do seu destemido pai Tibiriçá, mas sim uma parecidíssima com a do Jim das Selvas. Por Baco e Afrodite, será que o Jim das Selvas também não tinha o hábito de usar cueca samba-canção?!...
Ainda tentando entender como fui parar ali, percebi que vinha em minha direção um chimpanzé... Ao ângulo de visão, mais fiquei perplexo, porque reconheci a macaca Chita, que gesticulava freneticamente com uma máquina eletrônica portátil na mão e olhava fixamente para a minha bússola... Prestando mais atenção, compreendi que ela tentava se comunicar comigo, porque aparentava ser muito astuta e demonstrava, através de gestos, que desejava trocar comigo a máquina citada pela bússola, o que prontamente aceitei!!! Com a bússola na mão, a macaca Chita, toda alegrinha, desapareceu rapidamente na selva.
Para minha sorte, a bateria da máquina eletrônica portátil estava completamente carregada e com acesso completo ao mundo virtual!!! Quando entrei no universo cibernético vi apontado seu endereço eletrônico!
Como aquela situação incompreensível em que me encontrava, estava me deixando numa inquietação exacerbada, resolvi escrever para você, caro amigo soberano das selvas africanas, com o intuito de solicitar seu valoroso auxílio, já que não vislumbro futuro algum neste imenso, selvagem e majestático paraíso verde!
- Por favor, será que você pode me ajudar a chegar ao meu destino sul-africano?, escrevi, já desesperado!!! Nem imagino em que região do continente africano eu me encontro...Bem que a Dona Miquelina me avisou que o tal concurso era fajuto! Ela tentou me dissuadir da viagem até o último minuto... - Será que foi praga dela?
Enviei a mensagem, ainda aturdido com a cena esdrúxula: Eu, João Paulo de Oliveira, um insulso professorzinho diademense, enviando um SOS para o Tarzan! Será que estou sob o efeito dos mesmos narcolépticos que recebeu a minha amada imortal Gene Tierney, em sua temporada depressiva naquele nosocômio de luxo?
Ardendo sob o calor senegalesco (termo apropriadíssimo!!!) que me fazia em brasas, além do ataque brutal que os mosquitos faziam às minhas pobres e bambas pernas, esperei, escondido atrás de uma grande pedra, alguma notícia do portentoso monarca africano porque, por mais que tentasse, qualquer outro endereço cibernético não funcionava...
Horas mais tarde, quando já estava a ponto de entregar a minha alma ao Olimpo, ouvi aquele descomunal grito que fez famoso o Johnny Weissmüller... Ueeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiieeeeeeeeeeeeeeeeeee...uaaaaaaaaaaaa!!!! Por Dionísio e todos os deuses gregos e romanos!!! Era ele mesmo - Tarzan!!! acompanhado pela indefectível e graciosa Chita, que trazia consigo a tal bússola...
Bem, amigos, graças a um generosíssimo gesto do augusto rei das selvas, cheguei ao meu destino sul-africano. Fui deixado na portaria do estádio, bem a tempo de assistir ao primeiro jogo do Brasil contra os servos coreanos de Kim Jong Il.......após uma longuíssima e emocionante viagem a bordo de uma intrincada rede de cipós!!! Mesmo em estado deplorável, minhas energias voltaram e eu, de posse de uma vuvuzela, adentrei ao campo da peleja, soprando-a a plenos pulmões!!! Confesso-lhes que vibrei intensamente, vuvuzelando, junto a meus patrícios, a comemorar a vitória brasileira.
Convém lembrar, a título de informação, que conservei, precavidamente costuradas no bolso interno das minhas calças, as entradas para os jogos e as verdinhas, conquanto tivesse delas apenas a metade, pois a viagem pela Air Tarzan custou-me a bagatela de U$4.000, in cash...
- Vuu...Vuu...Vuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...
- Vô! Vô! Acorda, vô! O que o senhor está fazendo com o espanador da vó na boca?
Saindo daquela névoa sonífera, notei, chocadíssimo, que a vuvuzela de som estressante não passava de um reles espanador de pó e que eu não estava em Johannesburg, mas no sofá da sala, sacudido pela minha netinha, que me alcançava o telefone portátil...
- Vô, atende! É a Dona Miquelina. Ela quer saber se o senhor já consertou a bússola que ela encontrou na cripta da Catedral da Sé...
------------------------------------------------------------------------------------
*João Paulo de Oliveira, 57, pertence a uma das mais antigas famílias do Grande ABC, com raízes na Freguesia de São Bernardo. Andreense de nascimento, é professor e leciona na Escola Municipal Anita Catarina Malfatti, em Diadema, na Região do ABC Paulista. Ocupa também o cargo de Coordenador Pedagógico na EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos, na Prefeitura de São Paulo. Além de Pedagogo é Mestre em Educação. Especializa-se no estudo da árvore genealógica familiar. Nas horas de lazer, em sua bela mansão no litoral, busca refúgio nas belas praias do Guarujá. Amigo e colaborador do blog, João Paulo escreve, mais uma vez, uma crônica inédita neste espaço. Visite seu blog, Celulóide Secreto, Outro Viés em http://joaopauloinquiridor.blogspot.com Contatos com o articulista pelo e-mail joaopauloinquiridor@ig.com.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meninoooooooooooooo.
ResponderExcluirVocê ficou até engraçadinho nessa foto,cuidado com o Tarzan hein!afinal cadê a Jane?
Beijossssssssssssss.