O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Epístolas Paulianas - Conversando com Tarzan!!!!!...




EPÍSTOLAS PAULIANAS

CONVERSANDO COM TARZAN

Estimado Rei das Selvas!
Antes de explicar-lhe como consegui seu endereço cibernético, preciso relatar a saga que tive até que chegasse as minhas mãos esta máquina eletrônica portátil, com acesso direto ao mundo virtual, via satélite!
Tudo começou numa gloriosa manhã de domingo, quando recebi a maravilhosa notícia de que fui premiado com uma viagem à África do Sul, para assistir aos jogos da Copa do Mundo! Apesar de me considerar um alienígena futebolístico, tendo em vista que não entendo absolutamente nada deste esporte, que é paixão nacional, não perderia por nada deste mundo a possibilidade de conhecer a África do Sul, com tudo pago e mais U$8.000 para despesas miúdas!!!!!!!!!
Nem lembrava mais que participara de um concurso de cinéfilos sobre a vida da minha amada imortal Gene Tierney!!!... Para meu grande júbilo, venci a peleja, porque soube responder o nome do sanatório em que minha musa esteve internada, pela primeira vez, na década de 50, bem como o nome dos médicos que a atenderam, além dos medicamentos prescritos, que ela ingeriu no período em que tratou de sua saúde naquele nosocômio.
Para o congrassamento futebolístico, consegui um afastamento temporário dos cargos que ocupo... Após os preparativos de praxe chegou o grande dia da viagem, que teve início no Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP!
Durante o longo vôo transoceânico adormeci profundamente... De repente, acordei com um alarido estranho... Ao abrir os olhos, fiquei estupefato... Demorei para entender a realidade que me cercava... Estava na margem de um rio caudaloso, preso à poltrona do avião pelo cinto de segurança... Por Dionísio, onde estava o avião?!... O único indício do aeroplano era eu e a poltrona onde me encontrava, de maneira incólume. O que me deixou mais intrigado foi descobrir que estava com uma bússola na minha mão, entretanto não tinha a menor idéia de como ela foi parar ali!!! Neste ínterim me dei conta que estava perdido na selva... Mais aturdido fiquei quando reparei que não estava trajando a indumentária que usava, quando saí dos domínios da valorosa nativa Bartira e do seu destemido pai Tibiriçá, mas sim uma parecidíssima com a do Jim das Selvas. Por Baco e Afrodite, será que o Jim das Selvas também não tinha o hábito de usar cueca samba-canção?!...
Ainda tentando entender como fui parar ali, percebi que vinha em minha direção um chimpanzé... Ao ângulo de visão, mais fiquei perplexo, porque reconheci a macaca Chita, que gesticulava freneticamente com uma máquina eletrônica portátil na mão e olhava fixamente para a minha bússola... Prestando mais atenção, compreendi que ela tentava se comunicar comigo, porque aparentava ser muito astuta e demonstrava, através de gestos, que desejava trocar comigo a máquina citada pela bússola, o que prontamente aceitei!!! Com a bússola na mão, a macaca Chita, toda alegrinha, desapareceu rapidamente na selva.
Para minha sorte, a bateria da máquina eletrônica portátil estava completamente carregada e com acesso completo ao mundo virtual!!! Quando entrei no universo cibernético vi apontado seu endereço eletrônico!
Como aquela situação incompreensível em que me encontrava, estava me deixando numa inquietação exacerbada, resolvi escrever para você, caro amigo soberano das selvas africanas, com o intuito de solicitar seu valoroso auxílio, já que não vislumbro futuro algum neste imenso, selvagem e majestático paraíso verde!
- Por favor, será que você pode me ajudar a chegar ao meu destino sul-africano?, escrevi, já desesperado!!! Nem imagino em que região do continente africano eu me encontro...Bem que a Dona Miquelina me avisou que o tal concurso era fajuto! Ela tentou me dissuadir da viagem até o último minuto... - Será que foi praga dela?
Enviei a mensagem, ainda aturdido com a cena esdrúxula: Eu, João Paulo de Oliveira, um insulso professorzinho diademense, enviando um SOS para o Tarzan! Será que estou sob o efeito dos mesmos narcolépticos que recebeu a minha amada imortal Gene Tierney, em sua temporada depressiva naquele nosocômio de luxo?
Ardendo sob o calor senegalesco (termo apropriadíssimo!!!) que me fazia em brasas, além do ataque brutal que os mosquitos faziam às minhas pobres e bambas pernas, esperei, escondido atrás de uma grande pedra, alguma notícia do portentoso monarca africano porque, por mais que tentasse, qualquer outro endereço cibernético não funcionava...
Horas mais tarde, quando já estava a ponto de entregar a minha alma ao Olimpo, ouvi aquele descomunal grito que fez famoso o Johnny Weissmüller... Ueeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiieeeeeeeeeeeeeeeeeee...uaaaaaaaaaaaa!!!! Por Dionísio e todos os deuses gregos e romanos!!! Era ele mesmo - Tarzan!!! acompanhado pela indefectível e graciosa Chita, que trazia consigo a tal bússola...
Bem, amigos, graças a um generosíssimo gesto do augusto rei das selvas, cheguei ao meu destino sul-africano. Fui deixado na portaria do estádio, bem a tempo de assistir ao primeiro jogo do Brasil contra os servos coreanos de Kim Jong Il.......após uma longuíssima e emocionante viagem a bordo de uma intrincada rede de cipós!!! Mesmo em estado deplorável, minhas energias voltaram e eu, de posse de uma vuvuzela, adentrei ao campo da peleja, soprando-a a plenos pulmões!!! Confesso-lhes que vibrei intensamente, vuvuzelando, junto a meus patrícios, a comemorar a vitória brasileira.
Convém lembrar, a título de informação, que conservei, precavidamente costuradas no bolso interno das minhas calças, as entradas para os jogos e as verdinhas, conquanto tivesse delas apenas a metade, pois a viagem pela Air Tarzan custou-me a bagatela de U$4.000, in cash...
- Vuu...Vuu...Vuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...
- Vô! Vô! Acorda, vô! O que o senhor está fazendo com o espanador da vó na boca?
Saindo daquela névoa sonífera, notei, chocadíssimo, que a vuvuzela de som estressante não passava de um reles espanador de pó e que eu não estava em Johannesburg, mas no sofá da sala, sacudido pela minha netinha, que me alcançava o telefone portátil...
- Vô, atende! É a Dona Miquelina. Ela quer saber se o senhor já consertou a bússola que ela encontrou na cripta da Catedral da Sé...

------------------------------------------------------------------------------------
*João Paulo de Oliveira, 57, pertence a uma das mais antigas famílias do Grande ABC, com raízes na Freguesia de São Bernardo. Andreense de nascimento, é professor e leciona na Escola Municipal Anita Catarina Malfatti, em Diadema, na Região do ABC Paulista. Ocupa também o cargo de Coordenador Pedagógico na EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos, na Prefeitura de São Paulo. Além de Pedagogo é Mestre em Educação. Especializa-se no estudo da árvore genealógica familiar. Nas horas de lazer, em sua bela mansão no litoral, busca refúgio nas belas praias do Guarujá. Amigo e colaborador do blog, João Paulo escreve, mais uma vez, uma crônica inédita neste espaço. Visite seu blog, Celulóide Secreto, Outro Viés em http://joaopauloinquiridor.blogspot.com Contatos com o articulista pelo e-mail joaopauloinquiridor@ig.com.

Um comentário:

  1. Meninoooooooooooooo.
    Você ficou até engraçadinho nessa foto,cuidado com o Tarzan hein!afinal cadê a Jane?
    Beijossssssssssssss.

    ResponderExcluir

Google+ Badge