O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Película "A filha de Ryan"!!!!!!!!!!!!!!...









Elenco

Ator / Atriz Personagem
Sarah Miles Rosy Ryan
Robert Mitchum Charles Shaughnessy
Trevor Howard Padre Hugh Collins
Christopher Jones Major Randolph Doryan
John Mills Michael
Leo McKern Thomas 'Tom' Ryan
Evin Crowley Maureen
Barry Foster Tim O'Leary
Arthur O'Sullivan Sr. McCardle
Marie Kean Sra. McCardle
Douglas Sheldon Motorista
Gerald Sim Capitão
Niall Toibin O'Keefe
Donal Neligan Namorado de Maureen
Niall O'Brien Bernard
Owen Sullivan Joseph
Pat Layde Policial
Philip O'Flynn Paddy


Aprecio sobremaneira esta película que o cineasta David Lean nos brindou nos idos anos de 1970. Com uma belíssima paisagem e música não conseguimos ficar indeferentes a história da romântica Rosy!!!... A seguir aponto a sinopse do filme:
No ano de 1916, em plena 1ª Guerra Mundial, em Kerry, Irlanda, uma das pessoas mais respeitadas é o Padre Hugh Collins, um homem sempre atento a tudo que ocorre no local, confessor e conselheiro da grande maioria de seus moradores.
Thomas Ryan é o proprietário do único Pub do vilarejo, local onde obviamente se reúne um grande número de seus habitantes. Sua filha, Rosy, uma jovem extremamente romântica, sonha com o dia em que encontrará alguém com quem possa se casar e constituir uma família feliz.
Com sua sexualidade à flor da pele, Rosy termina se casando com Charles Shaughnessy, seu ex-professor. Viúvo, Charles é um perfeito cavalheiro e um homem de um enorme coração. Mais velho que ela, esta logo descobre que ele não tem maiores interesses por sexo, o que a deixa triste e infeliz. Na época, independentemente da guerra mundial, grupos revolucionários irlandeses lutavam com o fim de conseguirem a independência da Irlanda do Império Britânico, contando com o apoio da quase totalidade dos habitantes locais.
Algum tempo depois, chega à cidade o Major Randolph Doryan, a fim de assumir o destacamento militar britânico da região. O Major Doryan é um veterano da 1ª Guerra, condecorado com a Cruz de Victoria por seus feitos no campo de batalha, de onde saiu ao ter uma de suas pernas marcada por um sério ferimento. Doryan conhece Rosy no Pub e esta sente-se fortemente atraída por ele. Michael, conhecido como o idiota local, presente na ocasião, irrita o oficial a ponto dele sofrer um colapso nervoso, ao relembrar os maus momentos passados nas trincheiras da guerra. Ao se recobrar do mesmo, é confortado por Rosy e os dois terminam com um apaixonado beijo, interrompido com a chegada ao Pub de Tom Ryan. No dia seguinte, eles se encontram numa floresta e se tornam amantes. Rosy, finalmente, sente-se sexualmente realizada.
Charles começa a desconfiar da fidelidade da esposa, mas não toma nenhuma ação. Quando ele leva um grupo de estudantes até a praia, encontra as pegadas de Rosy e Doryan que levam até uma gruta. Mais tarde, já em casa, descobre algumas conchas da praia juntas aos pertences de Rosy, mas prefere não falar sobre o assunto. Entretanto, Michael, que tinha visto os dois amantes e roubado o uniforme de Doryan, espalha pela cidade o 'affair' entre eles. Rosy passa a ser detratada por grande parte da população, por ter-se tornado uma mulher adúltera e, principalmente, por estar ligada a um oficial britânico, considerado inimigo dos ideais de independência do povo irlandês.
Certa noite, no meio de uma forte tempestade, o líder revolucionário Tim O'Leary e seu grupo chegam ao Pub, onde pedem a Ryan que os ajude a recolher, na praia, um carregamento de armas alemães. Ryan denuncia a operação aos britânicos, mas segue até a praia onde assiste à retirada das armas do mar ainda revolto. Logo a seguir, quase todos os habitantes do vilarejo chegam à praia para ajudarem os revolucionários.
Terminada a operação, O'Leary e seus seguidores são parados na estrada pelo Major Doryan e seus homens. Ao receber ordem de prisão, o revolucionário tenta fugir mas é alvejado e preso por Doryan.

Charles diz à Rosy que tem conhecimento de sua infidelidade, mas que está disposto a esquecer tudo se ela der um ponto final em seu relacionamento com o oficial britânico. Entretanto, naquela mesma noite, ele observa a esposa sair ao encontro do major. Na manhã seguinte, ao perambular pela praia, Charles é encontrado pelo Padre Collins, que o convence a voltar para casa.
Embora Rosy declare que seu caso com Doryan acha-se definitivamente encerrado, Charles, a essa altura, encontra-se decidido a romper com seu casamento. É quando uma multidão chega ao local onde eles se encontram, acusando Rosy de ter informado a guarnição militar britânica sobre o carregamento de armas que resultou na prisão de O'Leary. Enfurecidos, os participantes tosquiam os cabelos dela e rasgam suas roupas, sendo detidos com a chegada do Padre Collins.
Enquanto isso, Doryan caminha pela praia quando encontra Michael. Este o leva até um local onde se acham algumas armas, inclusive dinamite, que não haviam sido recuperadas. Quando Michael se afasta, Doryan comete suicídio ao detonar os explosivos, por achar que sua presença em Kerry só trouxe humilhação à Rosy, a mulher que ama.
No dia seguinte, Charles e Rosy deixam o vilarejo, por se terem tornado motivo de chacota. Enquanto o casal toma o ônibus que os levará à Dublin, Padre Collins tenta convencê-los a não terminarem com seu casamento.
Na cena final onde o casal de despede do padre Collins e do Michael, deixa meus outonais olhos marejados, porque me dou conta que o padre Collin e Michael voltarão para o vilarejo dando continuidade as suas insulsas existências!!!!...

2 comentários:

  1. Meu amigo..

    Duas peliculas que vale a pena ver de novo.
    Desse jeito vou passar o feriadão vendo filmes.
    Vou preparar um baldão de pipoca e apertar o
    play..
    Beleza...
    bjos..

    ResponderExcluir
  2. Meninooooooooooooooooooo.
    Fiquei hiper curiosa ao ler a sinopse do filme,me parecem muito bons, e vindo de você,uma pessoa de gosto refinado.
    Como sabes,vai para a minha listinha.
    Um ótimo final de semana com feriado,obaaa.
    Abraçosssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir