O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Próxima estação

Caros confrades/passageiros!

Como o calor está abrasador pedi para a boneca Emília cinco pitadas do pó de pirlimpimpim, que prontamente a Marquesa de Rabicó me deu! 
Depois de aspirá-lo abri os olhos e estava num comboio, como dizem meus queridos amigos do reino distante além-mar, com destino a Leningrado, digo, São Petersburgo, confortavelmente instalado numa cabine dormitório muito bem acompanhado da minha amada imortal, a inigualável atriz Gene Tierney! 
Foram muitas horas de deleite inefável, que infelizmente não posso circunstanciar, porque senão as peçonhentas e mal amadas senhoras de Santana vão reclamar para o Bispo, bem como atiçarão no meu encalço os leões da Metro e a mulher da Columbia com a tocha acesa. 
Caloroso abraço! Saudações viajantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira 
Um ser vivente em busca do conhecimento

8 comentários:

  1. Casto confradamigo

    Já fiz a viagem de comboio/trem de Moscovo à então Leninegrado e nem te conto... Na cabine nocturna não havia nem pó de Gene e muito menos de Tierney. Estava, sim, o Yuri Barkovski, distinto jornalista da Novostni recém-falecida e toda a santa noite tentei dormir como um justo, mas uns quantos percevejos/carrapatos intrometidos estavam tão assanhados que andei a lutar, aliás denodadamente com as alimárias sob o olhar indiferente do Barkovski, ou melhor, sob o ressonar absolutamente indiferente do camarada.

    Donde, dessa noite, a única recordação que guardo é a dos malfadados percevejos/carrapatos.e o meu desejo, aliás infrutífero, de acabar com os salafrários.

    E saídos do comboio/trem apanhámos um táxi colectivo no qual um filho de puta de um galo que um militar levava numa gaiola, tentou debicar-me repetidas vezes. O que não consenti e até pensei cortar lhe o pescoço - ao galo, que não ao militar.

    Estávamos na URSS, a Pátria do Comunismo e etc. e tal e corria o ano de 1986. Bons tempos em que, perante a lei seca, os camaradas faziam vodka falsíssima em casa nas banheiras dos apartamentos.

    E agora, numa de russo através do Tradutor Google: Товарищи были убеждены, что несчастные капиталисты закончится в ближайшее время.

    Но дерьмо достигается за счет Горбачева и кто ЗПП ..., ОПС, построена коммунизм ...

    Ou seja, os camaradas estavam convencidos que os miseráveis capitalistas iam acabar dentro de pouco tempo.

    Mas, a merda é que chegou o Gorbachov e quem se fod..., ops, tramou foi o comunismo...

    Abç

    ResponderExcluir
  2. HenriquAmigo!
    Folgo saber que esta história que publiquei, sob os efeitos do pó de pirlimpimpim, trouxe-lhe imperdíveis reminiscências!
    Caloroso abraço! Saudações soviéticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  3. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Esses pós de prilimpimpim fizeram mesmo efeito, essa boneca Emilia, que não é mais que a esposa do Marquês Rabicó (Rabicó, é uma personagem da obra de Monteiro Lobato. Ele é um porco gordo e guloso, ganhou este nome por ter somente um toquinho de rabo, ele morre de medo de Tia Nastácia, que sempre tenta colocá-lo na panela, mas nunca conseguiu, pois a Narizinho o protege. Rabicó é marido de Emília, que só se casou com ele por interesse em se tornar marquesa, e talvez algum dia princesa; isso se deve ao fato de que Narizinho enganou a boneca dizendo que o Rabicó na verdade era um marquês descendente da nobreza, e que uma bruxa havia o transformado em porco, e que só voltaria a ser gente quando ele encontrasse um certo anel na barriga de uma certa minhoca.) e calculo do deleito que deve ter sido essa viagem que as peçohentas senhoras de Santana soubessem daria um grade alarido que até a sua Amga Gene chmaria pela Lambisgóia e pelas irmãs sem calcinhas para lhe darem uma ajudazinha.
    No primeiro dia do corrente ano o Inspector Pardal soube que o Competente Comandante do Expresso do Oriente, adquiriu uma nova locomotiva de fabricado chinês, tren esse que muito irá dar que falar, já que as suas viagens irão ser bem mais longas e com muita luxuria, e na altura em que entrar em funcionamento não precisará mais desses pós de pirlimpimpim, mas sim de uma boa guarda para evitar a entrada da Lambisgóia do Agardo.
    "CHINA - O sistema ferroviário do Estado do Rio e de S. Paulo vai ganhar mais 10 novos trens. O protocolo de intenções, que prevê a aquisição pelo governo do estado das 10 novas composições, foi assinado, nesta terça-feira (5/11), na cidade chinesa de Changchun, pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o diretor-presidente da Changchun Railway Vehicles Co. Ltd. (CNR), Dong Xiaofeng, durante visita da missão fluminense à fábrica que produz 60 trens novos para o Estado do Rio.
    Ao todo, a população fluminense contará, assim, com 70 novas composições, que vão operar na Supervia, a partir de abril de 2014. Com isso, a capacidade de transporte da concessionária, que hoje transporta, em média, 570 mil passageiros por dia, mais do que dobrará, ultrapassando a marca de mais de 1,1 milhão de pessoas transportadas diariamente."
    Abraço amigo, votos de óptima viagem nesse tren de sonho.

    ResponderExcluir
  4. Caro Amigo Pedro Coimbra!
    Agradeço e retribuo os auspiciosos votos!
    Caloroso abraço! Saudações renovadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo António Cambeta!
    O Detetive Pardal começo o ano a todo vapor!
    No meu tempo de petiz nem piscava quando lia os livros do Monteiro Lobato alusivos ao Sítio do Picapau Amarelo!
    Caloroso abraço! Saudações emilianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  6. Caro Prof
    De vez em quando,é bom sonhar !!!
    Que 2014 faça com que transforme os seus sonhos em realidades.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir
  7. Cara confrade Beatriz de Bragança!
    Muitíssimo obrigado pelos auspiciosos votos, que agradeço e retribuo!
    Caloroso abraço! Saudações agradecidas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir