O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Rui do Espírito Santo


Caros confrades/passageiros!
O meu estimado Amigo, Rui do Espírito Santo, reside na cidade lusa do Porto e, por conta desta fantástica tecnologia cibernética, estreitamos laços de amizade, que me deixa com a sensação que o conheço desde o tempo que vivíamos aterrados fugindo dos predadores nas savanas do Continente Africano!
Ele mantém o blog: http://coisas-da-fonte.blogspot.com.br/ , um espaço cibernético aprazível onde os confrades aprendem com os enigmas propostos pelo valoroso Rui, bem como estreitam laços de amizades com pessoas que utilizam este meio eletrônico com o escopo de fazer novas amizades que têm o caráter fraternal!
Ontem, o meu Amigo Rui nos brindou com uma sensibilíssima crônica memorialista do tempo que ele era mancebo e vivia com os seus valorosos e saudosos pais e irmãos e para minha grata satisfação deu anuência para publicá-lo neste vagão do Expresso do Oriente sob meu comando!
Vamos nos encantar com as reminiscências deste nobilísissimo ser vivente, que dignifica a espécie Homo Sapiens?
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

"02/01/2014


A MINHA "ALFORRIA" ou "EMANCIPAÇÃO"

Do "baú", por acaso ! ... :))

O professor (habitualmente dava um "tema" para desenho livre).  Tinha pedido (não simultâneos) o "Natal",  e o "Outono"  !...
Quando fiz estes dois desenhos (pintados), frequentava o 2º ano ( o 2º depois da antiga  4ª classe, equivalente ao 6º  de hoje).
Seria normal ter 11 ou 12 anos, mas eu já tinha 14 ! rsrs... Era já um "homenzinho", maior que os outros e bem mais "adulto", sem dúvida, o que foi muito bom para o meu futuro de estudante que me permitiu seguir sempre com um adiantado estado de 2 anos de maturidade! rsrs

Mas então o que se passou ? ...
Aconteceu que, feita a 4ª classe (com distinção), quando o meu pai me foi inscrever no 1º ano do liceu disserem-lhe que não podia ser inscrito porque me faltava o "exame de admissão ao liceu" !!! :(( ... Era o primeiro ano em que tal acontecia e os meus pais não sabiam dessa exigência ! ...  :((

Resultado: Não me podendo matricular no liceu (nem na escola primária, porque a tinha terminado) tive que ser matriculado num colégio, simplesmente para não esquecer a matéria e ser proposto ao "tal exame" no fim do ano escolar seguinte !
Acontece que, passado um mês apanhei uma "primo-infecção" (vizinha da tuberculose) e tive que ficar em casa, "perigosamente" doente, até ao fim do ano, não podendo de novo ser proposto a exame por qualquer escola !... :(((
Novamente matriculado, apenas para me submeter à "admissão" no fim do ano, foi feita com "uma perna às costas" e muitos parabéns do examinador de exame nacional (não havia dispensas da oral) ! ... e assim "se foram"  2  "abençoados" anos !

Quando, finalmente o meu pai me tentou matricular no 1º ano do liceu, outra enorme surpresa !
Novamente "uma nega", agora,  porque eu já tinha feito os 13 anos e teria que ser  matriculado até aos 12 !!!   :(((

Novamente o recurso ao Colégio com muito sacrifício dos meus pais, porque não seria apenas "excepcionalmente um ano", mas sim 7 (para seguir depois para a Universidade), verdadeiramente um sacrifício tremendo no orçamento familiar (de que eu tinha noção rigorosa), numa família em que apenas o meu pai trabalhava e eu tinha 3 irmãos, o que me acrescentava uma "condição de responsabilidade extra" pelos meus "resultados" e que veio a ser "determinante no meu futuro" !!!




Ora, feita esta introdução, veio o mais importante e curiosamente com base no "Desenho" !

Pelas razões de maturidade e sentido de responsabilidade expostos, os meus pais confiavam em mim plenamente, porque sempre lhes dei razões para tal !

Certo dia, após um fim de semana em que tive que sair com eles em passeio, não pude fazer um TPC (Desenho) que tinha que apresentar e disso dei conhecimento aos meus pais.

Quando o professor recolhe os TPC's e não o meu, pretendeu dar-me umas reguadas que eu lhe impedi, impondo-me e explicando-lhe a razão, com a qual ele não concordou, vindo agressivamente na minha direcção.
Fui recuando, na sala, sempre com um estirador entre mim e ele até à última fila e aí, sabendo haver uma porta, empurrei contra ele o estirador e escapuli-me, seguindo logo para casa, onde relatei, tim tim, por tim tim aos meus pais como tudo aconteceu ! ...

Nunca me senti tão grato ao meu pai, tão orgulhoso de mim próprio, com um tão elevado sentido de responsabilidade futura, tão "Homem", quando o meu pai, furioso, ligou telefonicamente para a Directora do Colégio expondo-lhe a situação e dizendo-lhe extremamente zangado que : ""não admitia que pusessem em dúvida, fosse em que circunstância fosse, o que "o meu filho" lhes dissesse ! ... Ele é absolutamente responsável e a partir deste momento nunca mais frequentará as aulas desse senhor professor !!! ... ""

Isto foi em Janeiro e no fim do ano, no exame nacional do 2º ano tirei 18 a desenho e fui o único aluno, desde a existência do Colégio, que dispensou das orais !!! ...

... creio que a partir disto não me ficaria bem tecer outras considerações relativas aos anos futuros dos meus estudos ! ... Apenas lhes posso garantir que aqueles 2 anos "perdidos" (e julgados uma "desgraça" por muitos), aliados àquele "voto de confiança" do meu "extraordinário e maravilhoso" pai, foram a maior bênção que me poderia ter acontecido e grande "lição" para mim, como futuro pai !"

PS - Por motivos alheios a minha vontade não consegui alterar a situação da margem esquerda do texto ficar fora da margem direita.
Felizmente meu estimado Amigo Rui Espírito Santo sugeriu que eu disponibilizasse o link da postagem:
http://coisas-da-fonte.blogspot.com.br/2014/01/a-minha-alforria-ou-emancipacao.html

.

10 comentários:

  1. Muito grato por tudo, Amigo João Paulo, especialmente pela sua introdução e pelo trabalho que tudo isto lhe deu !
    O meu post não merecia tanto ! Só de um Grande Amigo ! :))

    Grande Abraço !
    .

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Como já lhe disse considero-o um irmão que chegou antes de mim neste maltratado e fascinante mundo que vivemos!
    Caloroso abraço! Saudações fraternais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir

  3. O nosso amigo Rui merece todo o nosso carinho e admiração.


    Beijinhos amigos para os dois
    (^^)

    ResponderExcluir
  4. Pela minha parte, claro que me emocionam as tuas palavras, que te agradeço, minha Querida !

    Beijinhos ! :))
    .

    ResponderExcluir
  5. Cara Amiga Afrodite!
    Assino embaixo seu irretocável comentário!
    Caloroso abraço! Saudações ruinetes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  6. Caro Rui Espírito Santo!
    A nossa Amiga Afrodite é, como diriam meus amados ex-regidos: "D+", "Da hora", "Mó legal", "Gente fina", "Firmeza"!
    Caloroso abraço! Saudações afroditeianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  7. Confirmo, João Paulo, porque a conheço bem, ... até pessoalmente !
    Uma Deusa em toda a acepção da palavra ! :)))
    Um beijo muito especial para ela ! :)))

    Abraço ! :))
    .

    ResponderExcluir
  8. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Você é um felizardo!
    Caloroso abraço! Saudações felizardas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir

  9. VOCÊS é que são 5 estrelas!! :))
    Não esquecer que este post é em honra do RUI...


    Beijinhos novamente a duplicar!
    (^^)

    ResponderExcluir
  10. Cara Amiga Afrodite!
    Você também é a maioral!
    Caloroso abraço! Saudações auspiciosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir

Google+ Badge