CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A época dos grandes filmes italianos ! Neste, esta pequena grande actriz Giulietta Masina, esposa de Fellini, com uma interpretação fantástica !
ResponderExcluirFoi uma época de ouro, com filmes dramáticos e cómicos, ambos com grandes actores e grandes realizadores, que, penso eu, não se voltou a repetir !
Abraço !
.
Estimado confrade Rui da Bica!
ResponderExcluirEsta notável atriz e seu marido deixaram marcas indeléveis na fascinante Arte das Imagens em Movimento!!!
Caloroso abraço! Saudações fellinianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Bom dia meu caríssimo Prof.
ResponderExcluirAs agitadas águas atlânticas não me têm facilitado a viagem até este seu estimado expresso; ou então a culpa da minha ausência será a calmaria da preguiça que sazonalmente me invade.
Hoje, vencida que foi uma delas, ou ambas, cá estou para o abraçar e dou de caras com Miss Guilietta e também com Mr. Max Van Sydow (terei escrito correctamente?). Excelentes!!
O período áureo do cinema italiano e depois do cinema sueco, acabou!
Tudo tem o seu ciclo, porém não deixa de ser verdade que o crescimento e a distribuição do cinema americano (na europa, porém creio que não só), abafou gradualmente as filmografia de outros países.
Não retiro -evidentemente- mérito ao made in USA; nada disso. Mas gostava de ter a possibilidade de ver esta arte -a 7ª- desde outras origens.
Meu caro Prof., calculo que despojado "das suas joias", já se movimente a contento sem as incómodas dores que o apoquentaram. Todavia não recomece já a praticar capoeira para que não corra o risco de uma recaída!
Um fraterno abraço deste seu amigo José (o Kok).
Estimado confrade José!
ExcluirQue saudades da inesquecível atriz Anna Magnani?!...
Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Profamigo e casto confrade
ResponderExcluirDesta feita, estou inteiramente com o Ruiamigo da Bica escaldada. Depois inspilico. Mas, era outro tempo, outra gente, outras fitas. O «Arroz Amargo» com a Ana Magnani, o «Ladrão de bicicletas» do Vittorio de Sica, e com o Sergio Leone, o Marcello Mastrioani, a a Gina Lollobrigida, a Sophia Loren, o Totó e tantos mais marcaram a era de oiro do cinema italiano.
Hoje as fitas são de outro tipo, desde o Berlusconi até à Cicciolina, para não apontar mais, é o que se sabe. Sem mais comentários...
Abç
Henriqueamigo!
ResponderExcluirLembra da impecável atuação da inesquecível atriz Anna Magnani na película "Belíssima"?!...
Caloroso abraço! Saudações magnanianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-S
Confesso que não conheço.
ResponderExcluirAquele abraço
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirTenho certeza que você apreciará esta película!!!!
Caloroso abraço! Saudações cabirianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP