CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
sexta-feira, 25 de maio de 2012
O Verde em Diadema: Permanências e Transformações
Caros(as) confrades!
Soube através do meu amigo Erivelton, que me enviou o convite, que logo mais às 19:00 horas ocorrerá a abertura da Exposição acima anunciada... Espero que os "Seresteiros de Diadema" nos brinde com suas sempre imperdíveis apresentações!!!!
Considero esta Exposição muito oportuna, porque minha amada cidade de Diadema já conta com aproximadamente 400.000 habitantes e possui uma área territorial de quase 31 km2. Esta alta densidade populacional é deletéria para a preservação do verde. A partir da década de 80 do século passado, por conta de politicas públicas em prol da melhoria da qualidade de vida dos diademenses, a minha amada cidade de Diadema deixou de ser o "patinho feio", da Região do Grande ABC composta de 7 municípios: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, com aproximadamente 2.500.000 habitantes. Nos últimos anos o crescimento vertiginoso vertical é notório na cidade deixando a municipalidade atarantada para atender as demandas de uma população em constante crescimento. Com a inauguração do trecho sul do Rodoanel Mário Covas ficou mais atrativo ainda para a indústria e comércio expandirem seus negócios e também para novos moradores que escolhem este pujante município para fincar raízes!!!
As fotografias que publico são de minha autoria. As duas primeiras fotografias foram tiradas da área de serviço do meu apartamento e as duas últimas fotografias foram tiradas do terraço e têm com vista a área central da cidade. Estas fotografias comprovam o adensamento urbano em detrimento do verde. Na rua que resido estão em construção 4 edifícios.
Fico cá a divagar se meu bisavô paterno, o Sr. José Pedroso de Oliveira (21/09/1844-13/02/1906), considerado o fundador do atual bairro de Piraporinha, imaginou o local em que vivia, com exuberante vegetação, muitas décadas depois do seu falecimento, estaria densamente povoado com apenas alguns resquícios da Mata Atlântica...
Parabenizo os Curadores da Exposição, bem como a Prefeitura de Diadema que, através da Secretaria de Cultura, deu anuência para que esta pertinente Exposição viesse à luz!!!
PS - Recebi alguns minutos depois da publicação de hoje uma ligação da valorosa Prof. Ms. Maria de Lourdes Ferreira, uma das curadoras da Exposição, convidando-me para o auspicioso evento!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirAs fotos expostas são bem ilucidativas, quando os administradores procuram somente lucros e progresso, tudo fazem para defastar o bem que possuem, abatendo o verde, o pulmão da cidade.
Macau é igualmente uma cidade super populosa, mas as autoridades tudo tem feito para preservar e aumentarem as zonas verdes da cidade.
Votos sinceros formulo para que essa vegetação que tão bem conheceu seu amado avô volte de novo a essa super polulosa cidade.
Um abraço amigo do ambiente.
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirPublicarei amanhã o meu viés de como foi a abertura da Exposição!
Caloroso abraço! Saudações ambientais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP