O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

segunda-feira, 14 de março de 2011

O segredo dos gaúchos









Caros(as) confrades!
Ontem passei uma tarde agradabilíssima no Centro de Tradições Gaúchas - Meu pago, no bairro do Eldorado, na minha amada cidade de Diadema-SP!!!! O local fica as margens da represa Billings com paisagem muito aprazível!! O almoço estava saborosíssimo e muito farto!!!! Logo após teve apresentações de danças típicas que encantaram os presentes. Pretendo retornar em outras ocasiões!!!!
A minha estimada amiga, a jornalista Nivia Andres, autorizou-me a publicar neste vagão do Expresso do Oriente uma crônica que ela publicou no seu imperdível vagão no ano de 2008, em homenagem as comemorações da Semana Farroupilha:

"O segredo dos gaúchos
Existe um povo que canta mais do que fala. E fala palavras que ninguém entende.

Existe um povo que se veste de maneira estranha. Homens usam calças largas, botas e chapéus engraçados. Além do lenço amarrado ao pescoço... Mulheres usam vestidos compridos, rodados e cheios de frufrus, mesmo durante o dia. Nem as crianças escapam da inusitada indumentária, que exibem com graça e elegância.

O mais intrigante é que tais vestes são usadas com orgulho e tornam, homens e mulheres, muito elegantes, altaneiros, garbosos. É a tal de pilcha. Será esse o segredo?
Curiosidades a marcar os costumes heterodoxos desse povo são inúmeras. Um exemplo claro é um pequeno porongo que abriga um pozinho verde, onde se coloca água quente para obtenção de um líquido fumegante, sorvido através de um canudo de prata e ouro, cheio de pedras brilhantes...Um grupo de pessoas se reúne para tomá-lo, coletivamente, entre conversas ininteligíveis, gritos e risadas. Talvez aí resida o segredo dessa gente, um pozinho verde, que as torna alegres, amistosas, cheias de vida e de saúde. Deve ser muito bom o tal do pó, porque toneladas d’água são usadas, todos os dias do ano, para o ritual. E o nome da coisa é chimarrão, para quem nunca ouviu falar.
Interessante ressaltar que esse povo ama as suas tradições, não se envergonha de demonstrar amor pela terra em que vive. Gosta de dançar em grandes galpões, ao som de gaitas e violões, chegando a fazer pó no chão batido, que precisa ser molhado para baixar a polvadeira, de hora em hora. É bom lembrar que o traje é imperativo! Minissaia, calça de brim e tênis, nem pensar! Impressionante a resistência desses casais. Começam a dançar às 7 da noite e só param quando a manhã já é desabrochada. Deve ser muito bom! Será que aí mora o tal segredo?
Comida então, nem se fala. É pura extravagância! Imagine que cavam um buraco no chão, tocam fogo e assam carne o dia inteiro. E comem o dia inteiro! É por isso que o rebanho, por estas bandas, nunca para de crescer! Tudo por um bom churrasco... Já entendi qual é o segredo!
Por essas razões e por muitas mais é que o povo gaúcho tornou-se ímpar. Por suas peculiaridades que fazem a diferença. Pelo orgulho com que demonstra suas origens. O sotaque, a vestimenta, o chimarrão, o bailado, o churrasco são apenas manifestações externas. Brilhante é a alma, forte o sentimento, absoluta e profunda a paixão... Eis o segredo dos gaúchos!"
Fonte: http://niviaandres.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Acho muito bacana esse orgulho pelas raízes que têm os gaúchos.
    Teacher, pelo jeito vc divertiu-se às pampas, hein?
    E, dá-lhe Itaipava!! rsrs
    Abs
    João
    PS: saudosos abraços a nossa querida amiga Nívia.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo João!
    Realmente foi agradabilíssimo estar num local onde as tradições gaúchas são cultuadas!!! Quem me dera dançar com a desenvoltura daqueles garbosos homens e mulheres que ficavam mais garbosos ainda com a indumentária típica pampeana!!!!
    Caloroso abraço! Saudações culturais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Bah!
    Ficaste guapíssimo apilchado!
    Fico na dúvida se não é mesmo um gaúcho da fronteira, você é sempre surpreendente!
    Gostei!
    Receba meu abraço carinhoso, cheio de saudades...

    ResponderExcluir
  4. Rapaz... Vc ficou bem de gaucho!!
    E o texto da querida Nivia, é uma verdadeira prenda!!
    Deve ser um programa muito legal!.
    bjos

    ResponderExcluir