CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Cinema Português - "Eram duzentos irmãos"
Caros(as) confrades!
Encontrei esta preciosa película "Eram duzentos irmãos", que o cineasta português Armando Vieira Pinto, produziu em 1952, na íntegra no YOUTUBE. O filme versa o cotidiano de um grupo de marinheiros.
Fico fascinado quando descubro estas preciosidades produzidas pelo cinema português, que aqui entre nós não é usual colocá-los em foco. Além de conhecermos uma película produzida na década de 50, temos a prerrogativa de conhecer os usos de costumes dos habitantes do reino distante além-mar!!!... Fico a divagar a reação dos espectadores portugueses quando o filme estreeou...
Fonte: As fotografias e dados sobre a película encontrei no site a seguir apontado:
http://pauloborges.bloguepessoal.com/256153/ERAM-DUZENTOS-IRMAOS-ESTREIA-NO-POLITEAMA-A-20-DE-MARCO-DE-1952/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirComo sabe estive ligado durante 25 anos à Marinha, e não tinha conhecimento deste belo filme.
Adorei ver, e me fez recordar os meus tempos passados ao leme de meu navio.
Portugal sempre foi um país de marinheiros, se isso não tivesse acontecido, o vosso maravilhoso país, seria, hoje, talvez propriedade dos ingleses ou de outra potência, mas felizmente não é caso.
O meu sincero e muito obrigado.
Abraço amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirQuando encontrei esta preciosa película no YOUTUBE lembrei-me de você!!!!!... Que bom saber que este filme trouxe-lhe boas recordações!
Caloroso abraço! Saudações navegantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP