CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
sábado, 31 de julho de 2010
Falecimento do notável professor e cenógrafo Cyro del Nero.
Caros(as) confrades!
Fiquei triste, porque faleceu o professor e cenógrafo Cyro del Nero. Nunca, jamais, em tempo algum, ouvirei sua voz inconfundível na Rádio Cultura FM, no imperdível programa "A celebração do dia", onde com sua notável erudição nos brindava com um breve biografia de um ser vivente, que deixou marcas indeléveis neste maltratado e fascinante mundo que habitamos ou então um fato histórico memorável.
A seguir aponto o que encontrei no endereço eletrônico que ao final coloco como fonte:
"O cenógrafo brasileiro Cyro Del Nero morreu vítima de insuficiência coronariana às 2h15 deste sábado (31), no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, aos 78 anos. Ele deixa mulher e sete filhos.
O corpo do cenógrafo será cremado neste sábado no Crematório Primaveras, em Guarulhos, às 17h. A sala de cremação foi projetada por ele em 2004 com jardins de inverno para criar um espaço que Cyro considerava atemporal. O velório acontece na capela do Cemitério Primaveras.
Cyro Del Nero passou pela TV Record e TV Excelsior, e criou as grades de programação, as vinhetas, os intervalos desenhados e até clipes. Também foi Diretor de Arte da Globo, onde fez, entre outras coisas, a abertura do Fantástico, e de novelas da emissora.
Trabalhou também na TV Tupi do Rio e ganhou prêmios, entre eles, o de Melhor cenógrafo nacional, na IV Bienal de Artes Plásticas de São Paulo. Também foi professor da Universidade de São Paulo, ministrou palestras e fez cenários memoráveis no Brasil e no exterior".
Fonte: www.terra.com.br/gente/notícia
Para atenuar a perda irreparável, é melhor fazer como a personagem Emília, tomar o pó de pirlimpimpim (que o Max chama de sais e eu os peço centuplicado!!!) e entrar no mundo do faz de conta, imaginando que Dionísio veio buscá-lo, para levá-lo ao Olimpo, porque a grandiosa atriz Cacilda Becker não via a hora de tê-lo como seu cenógrafo dileto para deixar mais palpitante ainda as peças, que ficarão em cartaz por toda eternidade nos palcos olimpianos: "A Visita da Velha Senhora", "Pega-fogo", "O anjo de pedra", "Entre Quatro Paredes", Nick Bar, Álcool, Brinquedos e Diversões", "Vestido de Noiva", "Seis Personagens a Procura de Um Autor", "Maria Stuart", "Longa Jornada Noite Adentro", Quem tem medo de Vírgínia Wolf, "Esperando Godot"... e tantas outras...
Compungidamente...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário