O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sábado, 16 de janeiro de 2010

Película: "Na senda do crime"!!!!!...


"NA SENDA DO CRIME"



Esta produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, do ano de 1954, nos brindou com a segunda atuação na fascinante Arte das Imagens em Movimento da grandiosa atriz Cleyde Yáconis!!!!... A primeira foi nos idos anos de 1952, na película "Veneno"!!!!... Aprecio esta película, porque o celuloide imortalizou uma atuação da atriz Cleyde Yáconis no início da sua profícua carreira!, personificando a inesquecível Jurema!!!... Temos a oportunidade de vê-la em ação no cinema em poucos filmes!!!!... Nos últimos anos tive o deleite inefável de vê-la atuando no palco em duas peças imperdíveis: "Cinema Eden", "A louca de Chaillot" e "Caminho para Meca"!!!!... Até hoje estou de castigo no milho, porque não assisti sua certamente supimpa atuação na peça "Longa jornada noite adentro", em virtude dos ingressos sempre esgotados... (Max!!!!!!!!... Traga meus sais centuplicado!!!...) Também é uma oportunidade de ver o ator Miro Cerni atuando  num filme na sua curta carreira cinematográfica, que terminou no ano de 1956. Ele era muito garboso e considerado o galã da época!!!... Outro fato que merece destaque é a oportunidade de ver a minha amada cidade de São Paulo na primeira metade da década de 50!!!!... Até hoje não consegui descobrir o nome do edifício em construção, na região central de São Paulo-SP, onde passa a ação da parte final do filme. Algum(a) confrade pode ajudar-me neste intento?!... Enfim, uma película que merece ser vista e cultuada!!!!... Felizmente tenho uma cópia deste precioso filme no meu modesto acervo cinematográfico em DVD!!!!!... LUZES, CÂMERAS, AÇÃO!!!!!...

A seguir transcrevo a sinopse e outros dados do filme, tendo como fonte MEU CINEMA BRASILEIRO:
Sérgio é um rapaz com vocação para milionário, acostumado ao ambiente rico e luxuoso de alguns parentes próximos, inconformado por ter que lutar honestamente pela fortuna. Busca uma oportunidade para se tornar rico de um momento para outro. O salário que recebe pelo seu trabalho no banco não é suficiente para manter o padrão de vida que ele deseja. O banco em que trabalha é assaltado e Sérgio identifica os ladrões. Encontra a oportunidade que buscava: associa-se a eles. Conhece Jurema. Os dois se apaixonam enquanto planejam e executam assaltos.

Ficha Técnica
Título original: Na Senda do Crime
Gênero: Policial
Duração: 75 min.
Lançamento (Brasil): 1954
Estúdio: Vera Cruz
Distribuição: Columbia Pictures do Brasil
Direção: Flamínio Bollini Cerri
Roteiro: Flamínio Bollini Cerri, Fábio Carpi, Alinor Azevedo e Maurício Vasques
Música: Enrico Simonetti
Fotografia: H.C. Fowle
Desenho de produção: Túlio Costa
Edição: Edith Hafenrichter e Oswald Hafenrichter

Elenco 

Cleide Yáconis (Jurema)

Miro Cerni (Sérgio)

Marly Bueno
Nelson Camargo
Renato Consorte
Salvador Daki
Alcides E. de Souza
Henri de Zeppelin
Angelo Dreos
Sílvia Fernanda
Ari Ferreira
Antonio Fragoso
Isaurinha Garcia
Gerald George
Mira Giorgi
Joseph Guerreiro
Wanda Hamel
Vicente Leporace
José Mercaldi
Adélia Mercandeli
Joaquim Mosca
Erich Nakonechnyj
Lima Neto
Paulo Paes
Geraldo Santos Pereira
Carlos Pes
Pedro Petersen
José Policena
Geraldo Faria Rodrigues
Eduardo Santiago
Enrico Simonetti
Walter Tomaz
Maurício do Valle

4 comentários:

  1. Cleyde Yáconiz e Cacilda Becker: essas duas irmãs de Pirassununga/SP fazem-me lembrar, por suas desavenças, duas outras famosas irmãs de Hollywood, Olivia de Havilland e Joan Fontaine. Tanto Joan como Cleyde eram as mais belas, porém, Cacilda e Olivia, as melhores em termo de interpretação.

    ResponderExcluir
  2. Caro confrade João!
    Bem pertinentes suas considerações!!!... Se você ainda não leu precisa conhecer a biografia da grandiosa e inesquecível Cacilda Becker, que veio â luz graças a brilhante pena do escritor Luís André do Prado, com o título "CACILDA BECKER fúria santa"!!!...
    Saudações Tierneyanas!!!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. João Paulo, ótimos comentários....

    Esse filme foi lançado em DVD? Como adquiriu?

    Busco ele há tempos!

    abs

    ResponderExcluir
  4. Prezado confrade Fredalme!
    Um amigo gentilmente copiou em dvd a película gravada em VHS. Infelizmente não tenho conhecimento do lançamento desta imperdível película em DVD.
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir