Caros(as) confrades!
Minha querida amiga e confrade Cristina Fonseca enviou-me esta mordaz e inquietante charge, onde o chargista trouxe à baila, com seu viés arguto, como as concepções de ensino sofreram radicais transformações nos últimos 40 anos!!!!...
Por conta do meu árduo/fascinante ofício de regente, sinto na pele estas transformações, porque tornou-se senso comum penalizar somente os professores pelas mazelas do ensino. Na contemporaneidade os preceitos Constitucionais que estabecem o atendimento pleno da demanda escolar, na faixa etária de 7 a 14 anos, atendem quase que plenamente esta demanda, convém ressaltar que está em impantação o ensino fundamental de 9 anos ( 6 a 14 anos)!!!... A questão cruciante está na qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional público, que devido a complexidade de gerenciamento e apesar de suprir praticamente toda a demanda, não atende a contento as necessidades dos usuários da escola pública. Os índices de avaliações externas atestam uma parcela significativa de alunos não alfabetizados, após anos de escolaridade, situação inaceitável numa sociedade em vertiginosa transformação, com inovações tecnológicas inimagináveis poucas décadas atrás, que necessita sobremaneira de cidadãos com domínio pleno das competências leitora e escritora!!!...
Fico desalentado quando o tema educação está em foco e somos acusados pelas desempenho pífio dos alunos nas avaliações externas. Reconheço que existem regentes sem qualificação, mas as causas do desempenho pífio dos regidos são múltiplas, como por exemplo, a escola pública lida com uma clientela, onde uma quantidade representativa de alunos é oriunda de famílias, onde a leitura e escrita não estão presentes no cotidiano familiar. Outro exemplo, a sintonia escola/família/escola deve ser plena!!!... O aprender exige rotinas de estudo e, no meu viés, um desejo intenso de aprender a aprender cada vez mais!!!!... O grande educador francês, Céslestin Freinet, já dizia nas primeiras décadas do século XX: "o aluno não vai à escola para tirar notas, mas sim para aprender, para se desenvolver"!!!!... Enfim, enquanto a educação, principalmente a educação pública, não for de fato considerada condição "sine qua non" para o pleno desenvolvimento da nossa amada Pátria, seremos considerados internacionalmente como uma nação, onde uma parcela preponderante da população é composta por indivíduos sem as competências leitora e escritora. Valha-me Lev Semenovitich Vygotsky!!!!...
BRAVO !
ResponderExcluirBom dia !
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... pede licença para adentrar o seu espaço e dar uma espiada.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido aqui.
Saudações Florestais !
http://www.silnunesprof.blogspot.com
Prezado Professor..
ResponderExcluirJunto-me à Silvana Nunes nos aplausos a esta sua brilhante e realista explanação, sobre a situação do ensino no nosso país.
Ainda temos muito que caminhar e muito para fazer. Sem educação, no sentido amplo, somos viajores na escuridão.
um grande abraço e minha sincera admiração pelo seu trabalho.
Cara confrade e parceira de ofício Silvana Nunes!
ResponderExcluirNa condição de chefe deste insosso vagão do Expresso Oriente externo meu grande júbilo pelo embarque de tão ilustre confrade, que faz certamente a diferença na sua área de atuação educacional!!!...
Sinta-se a vontade!!!... Vou pedir ao Max para instalá-la na cabine VIP nº 3!!!... Não se acanhe em solicitar seus préstimos!!!... Vou pedir-lhe que ele lhe dê atendimento preferencial!!!...
Também aproveito o ensejo para externar meu encantamento com seus imperdíveis vagões do Expresso Oriente, que aos poucos conhecerei mais amiúde!!... Parabéns!!...
Caloroso abraço!!!... Saudações regenciais e Tierneyanas!!!...
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Prezada confrade Cristina Fonseca!
ResponderExcluirSempre fico honrado com sua ilustre presença, que deixa palpitante este vagão do Expresso Oriente!!!... Agradeço as gentis palavras!!!...
Caloroso abraço!!!... Saudações Tierneyanas!!!...
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP