Caros(as) confrades!
No longínquo ano de 1554, neste mesmo dia e mês começou a existência da minha amada cidade de São Paulo!!!!... Fico a divagar como o modo de vida dos seus primeiros habitantes deve ter sido de muitas privações!!!... Será que a valorosa nativa Bartira e seu destemido pai Tibiriça estiveram presentes na Missa que deu início a fundação da cidade, que teria nos séculos vindouros cidadãos ilustres, como por exemplo a distinta senhora Domitília de Castro Canto e Melo mais conhecida como Marquesa dos Santos?!...
A seguir transcrevo um relato dos primórdios da cidade de São Paulo-SP, tendo como fonte SampaArt!!!!...
Em 24 de dezembro de 1553, junto com um novo grupo de jesuítas solicitado por Manoel da Nóbrega, chega o irmão José de Anchieta, com 19 anos de idade. Mais tarde, este religioso viria a ser cognominado "Apóstolo do Brasil" e primeiro poeta da literatura luso-brasileira.
Logo depois do dia de Reis, o grupo sobe a serra de Paranapiacaba, em direção à Santo André da Borda do Campo, diretamente para a casa do João Ramalho, após 18 dias de jornada. No dia seguinte, tomam o caminho de Piratininga, na busca de um local para a fundação do Colégio dos Jesuítas. Escolhem uma colina chamada Inhapuambuçu, sobre o vale do Anhangabaú, e constróem um barracão que viria a funcionar como escola de catequese. Ainda na manhã de 25 de janeiro de 1554, Manoel de Paiva, que viria a ser o primeiro diretor do colégio, celebra, assistido por José de Anchieta, a missa campal que marca o início do funcionamento do Real Colégio de Piratininga.
O nome São Paulo foi escolhido porque no dia da fundação do colégio era o dia 25 de janeiro que a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus:
-"A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa".
Olá professor!!!
ResponderExcluirNoto que apesar do feriado de São Paulo o senhor continua no exercicio de suas funções, deixando-nos mais esta página de história, contando sobre a fundação de São Paulo, que comemora hoje 456 aninhos.
São Paulo é o coração do Brasil!!
Parabéns São Paulo!!!
Caríssima confrade e amiga Cristina Fonseca!
ResponderExcluirRealmente meu árduo/fascinante ofício me deixa propenso a aprender a aprender sempre, porque a única certeza que tenho é que nada sei!!!!!...
Afetuoso abraço!!!!... Saudações Tierneynas e inquiridoras!!!!!...
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP