O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sábado, 19 de abril de 2014

Tributo a saudosa Ana Maria Gonçalves Pravadelli

Caros confrades/passageiros!
Na quinta-feira, no intervalo do café do curso de Espanhol, que faço no SINESP - Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público do Município de São Paulo, no colóquio que tive com minha parceira de ofício, Marta Held, que também está matriculada no mesmo curso, ao dizer-lhe que estava com saudades da nossa parceira de ofício, também aposentada, Ana Maria, ela olhou-me com espanto e disse:
- você não soube que a Ana Maria faleceu?
Fiquei sem chão e por alguns segundos, que pareceram uma eternidade, fiquei também sem ação...
Tive uma convivência profissional com a Ana Maria de aproximadamente 9 anos e neste período, para minha gratíssima satisfação, a via pelo menos duas vez por mês, nas formações pedagógicas que ela conduzia - COM BRILHANTISMO - na Diretoria Regional de Educação Santo Amaro, onde era responsável, no DOT/P - Divisão de Orientação Técnica Pedagógica, pela formação dos Coordenadores Pedagógicos, que mediavam e facilitavam a ação pedagógica dos regentes do ciclo II, nas escolas que eram lotados e estavam em exercício no rol de atribuições dos seus árduos/fascinantes ofícios.
Ela também era responsável pela formação dos Coordenadores Pedagógicos do ciclo I, no que tange ao componente curricular de Ciências.
As fotografias abaixo captaram e eternizaram momentos de uma formação pedagógica, que ela e equipe nos deram a prerrogativa de ter na EMEF Profª Amélia Rodrigues de Oliveira, onde me aposentei no cargo de Coordenador Pedagógico.
A Ana Maria era uma pessoa cultíssima, boníssima, elegantíssima, solidária, compreensiva e tinha um toque de classe digno inigualável, bem como nunca, jamais, em tempo algum, criticou e classificou os Coordenadores Pedagógicos de incompetentes ao analisar os índices do desempenho dos educandários, como fazia a outra peçonhenta formadora, que eu detesto e chamava nos bastidores de "Bruxa Má do Oeste"...
Na minha condição de incrédulo, quando a existência de um ser vivente cessa, principalmente daqueles que eu tinha em alta estima e consideração, fico aniquilado, porque tenho convicção que eles somente estarão na memória dos seus entes queridos, amigos e nos séculos do porvir cairão no esquecimento...
Enquanto este reles escrevinhador outonal e insulso professorzinho primário aposentado, bem como coordenador pedagógicio aposentado viver a Ana Maria Gonçalves Pravadelli estará na minha memória, a não ser que eu seja acometido da apavorante doença de Alzheimer...
Caloroso abraço! Saudações pravadellianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento

10 comentários:

  1. Prezado Prof. Ms. João Paulo de Oliveira, meu nome é Maura, sou filha da Ana Maria, primeiramente gostaria de pedir desculpas por não ter informado do falecimento de minha mãe...
    Gostaria de agradecer imensamente seu tributo a minha amada e saudosa mãe...suas qualidades profissionais se estendiam ao papel de mãe...amiga...companheira...ela sempre foi e será minha referência de vida..
    Atenciosamente
    Maura Pravadelli Salmazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Maura Pravadelli Salmazo!
      Desejo-lhe muita força, porque sei bem como é dificílimo aceitar que um ser vivente que nos trouxe à luz deixou de existir.
      Sua saudosa mãe era uma mulher especial e tenho a mais absoluta convicção que não deixou desafetos, mas sim uma legião de amigos que a admiravam pelo seu caráter probo, bem como um modo de vida pautado pela lisura e transparência!
      São pessoas, como a saudosa Ana Maria, que me dá speranças de dias melhores num mundo harmonioso.
      Meus sentimentos.
      Compungidamente
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver

      Excluir
  2. Prezado prof. João Paulo, sou o marido de Ana Maria Pravadelli. Li emocionado seu texto sobre a Ana Maria, minha companheira de 50 anos,e confesso que chorei. Eu sempre digo que só quem conheceu a Ana sabe o que perdi.Percebo que você sabe muito bem e portanto pode avaliar como me sinto.
    Não sei como agradecer suas palavras mas quero dizer que vou guarda-las com muito carinho.
    Para finalizar quero dizer que gostaria muito de conhece-lo pessoalmente,Meu e-mail é: pravadellicarlo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Prezado Carlo Pravadelli!
    Tomo a liberdade de chamá-lo de você.
    A forma que encontrei para homenagear sua valorosa e saudosa esposa foi prestar-lhe um tributo, que ficará no mundo cibernético enaltecendo a memória de uma pessoa tão especial.
    Provavelmente você não lembra, mas o conheci quando um grupo de professores foram assistir uma peça de teatro, se não me engano no Teatro Brigadeiro e a Ana Maria fez questão de apresentá-lo.
    Terei grande satisfação em revê-lo.
    Desejo-lhe muita, mas muita força para suportar a ausência da sua amada esposa.
    Meus sentimentos
    Compungidamente
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver

    ResponderExcluir
  4. Você pode me mandar um e-mail para marcar um encontro?
    pravadellicarlo@yahoo.com.br
    Obrigado
    Abraço
    Carlo

    ResponderExcluir
  5. Prezado Carlos Pravadelli!
    Foi muito bom conversar com você através do telefone.
    Nos veremos no dia e local combinados.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Prof João Paulo.
    Meu nome é Giuliana G. Pravadelli de Avila, sou Filha da Ana.
    Gostaria de agradecer o Tributo que fez a minha Amada Mãe.
    Pode imaginar como estou me sentindo.

    Obrigada
    Giuliana

    ResponderExcluir
  7. Prezada parceira de ofício Giuliana, boa noite!
    Fico feliz em saber que o Tributo que prestei a sua valorosa e saudosa mãe a deixou enternecida.
    Meus sentimentos.
    Compungidamente
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo carinho.
    Parabéns pelo blog.
    Dê uma olhada no meu.
    Obrigada
    Giuliana

    ResponderExcluir
  9. Prezada parceira de ofício Giuliana!
    Apreciei seu blog e tornei-me seguidor!
    Vamos em frente!
    Caloroso abraço! Saudações anapravaledillianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver

    ResponderExcluir

Google+ Badge