O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Encontro auspicioso!

Caros(as) confrades!
Ontem, antes de dar um pulo até a cidade de Guarujá-SP, parei minha máquina rodante para abastecer no Posto de Combustível habitual... Estava muito desalentado por conta da minha mobilidade reduzida e as dores crônicas nas articulações, advindas de múltiplas artroses, que me atormentam... Outro cidadão também parou no local com o mesmo objetivo e veio ao meu encontro cumprimentar-me de forma efusiva!!! Não o reconheci de pronto, mas conversa vai conversa vem soube que o nome dele é Gilson e é pai de um querido ex-regido, o Leonardo, que cursa o penúltimo ano do Ensino Médio e foi meu regido no 5º ano do Ensino Fundamental!!!! Como foi gratificante saber que o Leonardo sempre lembra do período que esteve sob minha regência, com muito carinho, e os pais dele aprovavam minha metodologia de ensino!!!! Com a devida anuência do Sr. Gilson publico a fotografia que eternizou este encontro.
Apesar de estar muito desalentado por ter sido aposentado por invalidez permanente, no cargo de Professor de Ensino Fundamental I, que ocupava da Prefeitura Municipal de Diadema, porque não recebi nem um até logo dos meus parceiros de ofício e me sinto como se fosse uma peça de engrenagem obsoleta, este auspicioso encontro, com o Sr. Gilson, deixou-me enternecido, gratificado e feliz!!!!! 
No cargo de Coordenador Pedagógico, que ocupo na Prefeitura do Município de São Paulo, estou afastado  e aguardo convocação para Junta Médica para perícia se também serei aposentado por invalidez permanente... Caso a Junta Médica decida pela minha aposentadoria por invalidez permanente será que também ficarei com a sensação de peça de engrenagem obsoleta e não receberei nem um até logo dos meus pares?!...
O que seria da minha insulsa existência sem as películas e as fantasias?!...
LUZES!!!!!!!!!! CÂMERAS!!!!!!!!!! AÇÃO!!!!!!!

4 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Em primeiro lugar meus sinceros parabéns por esse belo encontro que lhe fez levar um pouco mais a moral, afinal ainda existe pessoas boas que sabem reconhecer o nosso esforço e nossa dedicação por uma causa, no seu caso pessoal pela Educação.
    Quanto aos seus colegas a vida é assim, o mesmo aconteceu comigo, e desde que me reformei faz 20 anos dia 8 de agosto nunca mais pus os pés naquela casa que servi durante 25 com a dedicação e empenho.
    Já dizia um amigo meu que basta as boas recordações, mas voltar onde se setiu feliz é ter uma desilução, faz bem ser um bom seguidor da sétima arte, e aus Eterna amada gene o olha diariamente, e tenta curar essas dores atroses.
    Não é nem nunca será uma máquina oblosuleta, cá esttou eu, Cambeta, para o dizer, que é seu fã e e em si confia no Comando do Vagão do Expresso do Oriente.

    Não sabia que se tinha aposentado, pois me tinha informado que a junta iria decidir, oxalá que a junta não tenha o mesmo parecer quanto à sua situação na Perfeitura.
    Votos de melhoras e de boa disposição, senão não mando chamar o Max, que por sinal é meu neto, mas sim a Lambisgóia do Agrado para lhe ofertar uma das tais gostosas rosquinhas feitas a perfeito pela minha amada, Hermenegilda.
    Abraço amigo cá do Confrade que nem é peixe nem é carne, nem portuga nem chinês, mas sim um cidadão do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Estimado confrade e amigo António Cambeta!
    Muitíssimo obrigado pelas alentadoras palavras!!!!
    Caloroso abraço! Saudações agradecidas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Estas situações são deveras estimulantes para o nosso ego ! :)) Eu também sei o que isso é ! Suponho já lhe ter contado
    que durante uma visitinha de passagem por uma pequena cidade longe do Porto, ter ido tomar um café e uma bebida a um café e quando me preparava para pagar, quem me serviu (e eu não fazia ideia de quem era) não mo permitiu fazer e que fazia muito gosto em oferecer esse "consumo" ao "meu alferes" (de há uns 30 anos passados ! :)))
    Tinha sido "meu recruta" nos tempos de serviço militar obrigatório e dizia-se que eu "era um gajo porreiro" ! eheheh
    .

    ResponderExcluir
  4. Estimado amigo Rui da Bica!
    São fatos, como os que você narrou, que nos deixa gratificados!!!
    Caloroso abraço! Saudações reconhecidas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir