Caros(as) confrades!
Meu estimado amigo Rui da Bica deixou meus miolos em estado de frenesi por conta do enigma que ele propôs, ontem, no seu imperdível blog http://coisas-da-fonte.blogspot.com.br/... Graças as preciosas pistas do também estimado amigo Pedro Coimbra consegui descobrir quem é o distinto cidadão do reino distante além-mar, o musicólogo e escritor António Victorino D"Almeida, tendo como fonte:
Aprecio sobremaneira música erudita e fiquei envergonhado em até então não conhecer este tarimbado musicólogo, especialista em música clássica e também um alfacinha da gema!!!!!
Olá Prof ! ... Vi todos os vídeos com a maior atenção ! O post ficou muito enriquecido culturalmente !
ResponderExcluirDá uma ideia do poder comunicativo deste homem, da sua capacidade musical e da sua sempre evidente aposta na divulgação e democratização da "cultura musical clássica e erudita" !
Foi sempre um grande lutador por essa causa, muito evidente nos vários programas de TV que realizou e apresentou ! Daí a minha maior admiração por ele !
Sempre admirei muito estes talentos que descem do seu pedestal à rua (e até à cadeia) para tentar fazer compreender e apreciar aquilo que a maior parte julga ser exclusivo das classes mais abastadas ou mais instruídas!
É preciso democratizar a cultura, erradamente dita erudita ! Para mim não há cultura de 1ª nem de 2ª. Cultura é tudo que envolve conhecimento, seja ele de que tipo for ! Penso que é preciso desmistificar esse conceito !
Há velhinhos quase analfabetos da aldeia com uma cultura extraordinária ! É por isso que eu adoro conversar com essas gentes. Aprendo muitíssimo !
Grande abraço !
.
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirAssino embaixo suas pertinentes considerações!!!!
Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Trata-se de uma pessoa que muito admiro, caro Prof. João Paulo de Oliveira.
ResponderExcluirPor isso foi fácil para mim descobrir de quem se tratava.
Uma das filas, Maria de Medeiros, é uma brilhante actriz e cantora.
Aquele abraço
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirEste ilustre musiológico é igualmente um escrito de alto valor, tendo escrito e publicados alguns livros.
Tive o prazer de o conhecer pessoalmente no ano de 1974 na Faculdde de Letras em Lisboa, com quem entabulei conversa ainda prolongada, uma pessoa excepcional.
Ficção "Coca-cola killer"
"Tubarão 2000"
"Histórias de Lamento e Regozijo"
"Um caso de Bibliofagia"
Reportagem "Polisário
"Memória da Terra Esquecida"
Abraço amigo
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirSeu ilustre patrício contribui para tornar a música clássica não elitista!!!
Caloroso abraço! Saudações democráticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro confrade António Cambeta!
ResponderExcluirVocê é um felizardo!!!
Caloroso abraço! Saudações musicais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP