Diadema, minha amada cidade, 10 de novembro de 2009.
Prezadíssima senhorita Anne Frank!
Como desde um fatídico dia do início de março de 1945, este maltratado e fascinante mundo que vivo, deixou de contar com sua radiante existência, porque a Senhorita foi vítima de tifo, no maldito campo de concentração Bergen-Belsen, utilizo este meio cibernético para quem sabe esta missiva, de alguma forma, enalteça sua Memória!!!!... Caso a Senhorita estivesse entre nós teria completado, no ano em curso, 80 anos, no dia 12 de junho!!!!!... Como seu trágico desaparecimento ocorreu no auge da sua idade primaveril, sem ter ainda completado 16 anos, a tratarei por Senhorita ou então Anne.
Perdoe-me interromper suas andanças Olimpianas, mas quando esta missiva póstuma chegar as suas etéreas mãos, certamente ficará intrigada, porque não conhece o remetente, que ainda tem o atrevimento de se expressar, através da escrita, numa língua latina!!!!... Não se espante, mas minha existência começou quase oito anos depois do seu desaparecimento. A Senhorita é famosíssima e cultuada no mundo inteiro, como símbolo da resistência contra a intolerância exacerbada, perpetrada pelos malditos nazistas. Estamos em sintonia, porque também aprecio sobremaneira ler, ler, ler, ler e ler, bem como escrever. No cotidiano mais leio do que escrevo. Sinto frêmitos inefáveis, quando penso que se não fosse o seu sensibilíssimo Diário, que ficou conhecido no mundo inteiro, inclusive traduzido para inúmeras línguas, como o “Diário de Anne Frank”, não saberíamos dos horrores cometidos contra os judeus, sob o viés de uma brilhante jovem, que certamente teria um futuro promissor. Fico a divagar como foi seu modo de vida convivendo por pouco mais de dois anos, confinada num espaço exíguo, com outros semelhantes, quase todos adultos, com os movimentos limitadíssimos e o sobressalto permanente de estar de sobreaviso de uma invasão iminente dos asseclas do mandatário maior dos malditos nazistas. Apesar de ter nascido numa família católica e na contemporaneidade ser incrédulo, sempre tive grande apreço pelo judaísmo. A Senhorita nem imagina as transformações vertiginosas que ocorreram após o seu trágico desaparecimento. Sabe Anne, o homem já foi à Lua. As comunicações são instantâneas e inventaram uma fantástica máquina eletrônica, que nos permite contatos e aprendizagens inimagináveis no seu tempo de vivência. Contudo não evoluímos nem uma polegada, no que tange a valores éticos e morais e as carnificinas continuam a ceifar incontáveis vidas no mundo todo!!!... O estado de Israel foi criado três anos depois da sua ida para o Olimpo, mas infelizmente vive em constante contenda com os palestinos , com muitas baixas, principalmente do lado palestino... Sabe Anne, há tempos planejava escrever-lhe estas breves linhas, mas somente agora ela tornou-se um fato. Que deleite inefável seria manter colóquios intermináveis com a Senhorita e mais ainda se tivesse a prerrogativa de ter sido o seu regente. Desculpe-me Anne pelo meu atrevimento, em interromper seus intermináveis dias no Olimpo, mas esta foi a forma que encontrei de homenageá-la, com todo o respeito que a Senhorita merece, mas graças a seu apreço pela linguagem escrita, pudemos saber da sua curta, mas radiante existência, bem como os malefícios atrozes que o regime nazista causou a humanidade, ceifando milhões de vidas, sob o viés de uma jovem perplexa com as atrocidades que aconteciam a sua volta.
Afetuosíssimo, calorosíssimo e respeitoso abraço! Saudações saudosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
Boa noite Menino.
ResponderExcluirLendo essas belíssimas palavras que você com esse dom belíssimo que Deus lhe deu,confesso que fiquei imaginando que Anne Frank estaria lendo e se deleitando com tanta dedicação e reconhecimento.
Parece que sempre que alguma pessoa se esforça para tentar mudar o mundo,acontece algo e tchau,já era,que pena.
Enquanto isso vamos vivendo e tentando nos esquivar de maldades alheias.
Você é demais,amo ler tudo que você escreve,e também o que você indica.
Abraçosssssssssssssssss.
ANA CÉLIA DE FREITAS.
Caro amigo e professor..
ResponderExcluirA leitura dessa missiva me deixou com um nó na garganta.
Mais que um diario, é um importantissimo documento histórico, legado para as atuais e futuras gerações. Apesar de tudo que passou com sua familia, num reality show da vida real, ela ainda nos deixa uma palavra de esperança num mundo melhor.
Que sua missiva chegue até ela em forma de oração. Um anjo subiu ao céu.
Trecho transcrito do diario de Anne:
“Realmente, é de admirar que eu não tenha desistido de todos os meus ideais, tão absurdos e impossíveis eles são de se realizar. Conservo-os, no entanto, porque apesar de tudo ainda acredito nas pessoas, no fundo, são realmente boas. Simplesmente não posso construir minhas esperanças sobre alicerces formados de confusão, miséria e morte. Vejo o mundo transformar-se gradualmente em uma selva. Sinto que estamos cada vez mais próximos da destruição. Sofro com o sofrimento de milhões e, no entanto, se levanto os olhos aos céus, sei que tudo acabará bem, toda essa crueldade desaparecerá, voltarão a paz e a traquilidade.”
Paz no Mundo!!
Lindo :)))
ResponderExcluirCara confrade Maria!
ResponderExcluirFico enternecido em saber que apreciou o tributo que prestei a inesquecível Anne Frank!!!
Caloroso abraço! Saudações emocionadas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Bravo, caro João Paulo ! Aplaudo de pé !!!
ResponderExcluirGostaria eu de ter esse dom da palavra escrita para me permitir escrever coisa equivalentemente bela !
A nossa pequena e querida Anne, se, por acaso teve a possibilidade de ler esta sua carta, certamente terá ficado muito grata por saber-se assim admirada e considerada !
Homenagem mais que justa, caro Prof João Paulo !!!
Grande abraço ! :))
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirFolgo saber que apreciou o tributo que prestei a inesquecível Anne Frank!
Caloroso abraço! Saudações annefrankianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Cara amiga Ana Célia de Freitas!
ResponderExcluirAgradeço as gentis palavras!
Caloroso abraço! Saudações tolerantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Cara amiga Cristina Fonseca!
ResponderExcluirCertamente as gerações do porvir também prestarão tributo a inesquecível Anne Frank!
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP