Diadema,minha amada cidade, 16 de novembro de 2009.
Excelentíssima Senhora
Domitília de Castro de Canto Melo
Nobilíssima Marquesa de Santos:
Ouso chegar a presença de Vossa Graça, por meio desta missiva, interrompendo sua litanias Olimpianas, para externar o grande apreço que tenho por Vossa Graça, que deixou marcas indeléveis na história do Brasil Império!!!!... Vossa história de amor, com o nosso garboso Imperador D. Pedro I, ainda causa o maior "frisson" na contemporaneidade! Infelizmente, por motivos alheios a vossa vontade, Vossa Graça não foi nossa Imperatriz...
Após 22 anos da sua ida para o Olimpo, o filho do seu grande amor D. Pedro I, foi destituído dos seus Poderes, porque foi instaurada a República no vosso amado Reino, que ainda tem palmeiras e sabiás.
Será que Vossa Graça conheceu minha tataravó, a Sra. Joaquina Maria do Espírito Santo, que morava a algumas léguas da sua morada, mais precisamente na Freguesia de São Bernardo?
Vossa Graça acredita que surgiu uma lenda, que um local que não existia no vosso tempo de vivência, lá no alto da Serra do Mar, era ponto de encontro de Vossa Graça com Sua Alteza Imperial?!...
Tenho conhecimento que na vossa idade outonal, Vossa Graça dedicou-se inteiramente à caridade, inclusive doando terras para a construção do Sepulcrário da Consolação, onde repousam gloriosamente seus despojos mortais. Sempre que possivel visito seu jazigo...
No vosso tempo de vivência Vossa Graça ficou chocada, quando teve conhecimento do livro a Origem das Espécies, do notável cientista, do reino distante além-mar, Charles Darwin?!.. Certamente esta notícia chegou a São Paulo de Piratininga, alguns anos da sua viagem sem volta para o Olimpo!!!...
Vossa Graça nem imagina as transformações vertiginosas, que este maltratado e fascinante mundo, em que agora habito, passou depois dos 142 anos que Vossa Graça foi para o Olimpo!!!!... Não vou incomodá-la com as questões da minha contemporaneidade, porque senão Vossa Graça pensará que tenho pacto com Mephistófeles, porque nunca, jamais, em tempo algum, acreditará em minhas palavras, mas só darei um pequeno vislumbre do que ocorre nos dias em curso: Em alguns países, existem leis que permitem o casamento de pessoas do mesmo sexo!!!!!... Vossa Graça, Vossa Graça!!!!... Por Júpiter, que bafafá involuntariamente criei lá no Olimpo!!!!!... Perdoe-me, Vossa Graça, acho melhor não falar mais dos fatos da contemporaneidade!!!!... Quero que saibas, que sempre a venerei, venero e venerarei!!!!!...
Respeitosas saudações, deste seu eterno vassalo e admirador!!!!...
Até breve....
João Paulo de Oliveira
Caríssimo Professor.
ResponderExcluirHomenagem muito merecida que o senhor faz para essa dignissima senhora, amada por nosso D.Pedro I. Sua memória continuará viva ,enquanto ainda tiver pessoas como você.
Uma forma carinhosa e peculiar, de contar nossa história e revenciar pessoas, através de suas missivas póstumas.
um grande abraço desta amiga e aprendiz.
Meu querido amigo...
ResponderExcluirBelíssima homenagem,e vindo de você se mostrou um toque especial.
Já pensou em escrever um livro?
Estou certa de que você tem inúmeras histórias e homenagens a serem feitas.
Você é aquelas pessoas que fazem a diferença,o mundo seria bem melhor se contasse com mais Joães Paulos.
Você engrandece nossa cultura.
Beijosssssssssss.
ANA CÉLIA DE FREITAS.
Eu tenho a mais abasoluta certeza de já ter ORDENADO a você que fosse deletada a foto da Casa da Marquesa de Santos.
ResponderExcluirA foto é a do link abaixo.
http://2.bp.blogspot.com/_tjyn09j8Jnw/SwGpFajtCKI/AAAAAAAABN0/0PCrNe-5ghw/s1600/solar-da-marquesa-de-santos.jpg
Entre nos arquivos de fotos do seu domínio no Blogspot e delete a foto de modo certo. Eu falei pra não apenas apagar a linha HTML.
Se não sabe fazer, é bom pedir ajuda a quem saiba fazê-lo.
Não espero que tenha conhecimento pra isos, já que não teve a consideração de pedir autorização pra divulgar uma foto que não é sua e nem HOMBRIDADE para pedir desculpas depois do aviso padrão que enviei.
Claudio
* tenha certeza que não irei voltar aqui novamente para mandar deletar a foto.
Perdo-me, João Paulo, por algumas correções: a) não é "atraves desta missova", mas "por meio desta missiva"; b)não pode ser "Vossa Alteza Imperial" e sim "Sua Alteza Imperial"; c) o certo é " inexistem leis" em vez de "inexistem Leis" e d)"que agora habito" tem que ser trocado por "em que agora habito". No mais, parabéns pela ideia, embora eu veja na historia da marqueza mais o que lamentar do que aplaudir.
ResponderExcluirPrezado(a) Sr(a)!
ResponderExcluirInfelizmente não posso nominá-lo(a) para agradecer-lhe as pertinentes correções que teceu na homenagem que dediquei a inesquecível Marquesa dos Santos!
a) a correção é válida somente para substituir através pelas palavras por meio, porque escrevi corretamente a palavra missiva.
b) agradeço por avisar-me do equívoco que cometi.
c) a correção é somente na palavra lei, porque não escrevi inexistem, mas sim existem.
d) grato por avisar-me que omiti a preposição de lugar.
Considero um fato auspicioso ter um(a) leitor(a) atento(a), como você, que me auxilia quando percebe que cometi deslizes ortográficos.
Ficaria honrado em tê-lo(a) como passageiro(a) habitual deste vagão do Expresso do Oriente!!!...
Tomo a liberdade de também corrigir alguns deslizes ortográficos cometidos por você:
a) o correto é perdoe-me e não perdo-me.
b) o correto é através e não atraves.
d) o correto é história e não historia.
e) o correto é marquesa e não marqueza.
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP