O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Epístolas Paullianas

Epístolas Paulianas

Colóquio com meu estimado e inesquecível amigo Wanderley Santos (1951-1996).

Inesquecível Wanderley.
Por Chronos, como o tempo urge, como diz minha estimada “Fessora” Maria José Falco Mondin, porque no dia em curso faz 21 anos que Hades - sem vacilar – veio buscá-lo, porque - cônscio da sua competência e tarimba - antecipou sua partida para que você se tornasse o gestor mor do monumental Arquivo Olimpiano, que tem registros desde o tempo que fugíamos aterrados dos predadores nas savanas do Continente Africano.
Quanto mais o tempo passa mais a saudade infinda aumenta, mas para atenuá-la sei que seus amados entes queridos e amigos, como por exemplo, o pertinaz jornalista e escritor Ademir Medici, não deixam sua memória cair no esquecimento, porque desde aquele fatídico dia que o atrevido Hades resolveu antecipar sua partida, o incansável paladino - em prol da combalida memória regional - vira e mexe o menciona na conceituada Página Memória, publicada diariamente no periódico Diário do Grande ABC, desde o segundo dia do mês de setembro do ano de 1987, principalmente nas datas da sua chegada e partida.
Tenho certeza que você ficará jubiloso em saber que a sua amada e extremosa consorte Rosi Zotelli Dos Santos, bem como seus filhos me nomearam Depositário do seu riquíssimo Acervo Documental, com plenos poderes para doar a quem mais perpetuaria sua memória. Isto posto, considerei de bom alvitre doar à Seção de Pesquisa e Documentação da municipalidade são-bernardense seu precioso Acervo Documental e, mais ainda, porque por conta da intercessão do Ademir Medici, o precioso e pesquisado livro Antecedentes Históricos do ABC Paulista 1550-1892, saiu do prelo com os auspícios da municipalidade “batateira”.
Para meu gozo mor - nosso amigo Ademir Medici - teve auspiciosa iniciativa de sugerir ao atual alcaide “batateiro” que renomeie como: Seção de Pesquisa e Documentação Wanderley do Santos, a Seção de Pesquisa de Documentação, vinculada a Divisão de Memória e Preservação.
Wanderley, apesar de supor que você está absorto na organização do monumental Arquivo Olimpiano, tenho certeza que já sabe que seu neto primogênito veio à luz! Fico cá a divagar seu júbilo ao saber que seu neto está entre nós - formoso e vigoroso - para a alegria da sua adorável filha, seu genro e, claro, da extremosa avó Rosi Zotelli Dos Santos, tios e demais entes queridos.
Tive a prerrogativa de visitá-lo algumas semanas depois da sua triunfal chegada, como também fiz quando chegaram à luz a Elídia, a Hosana e o Wanderley José, lembra?
Depois que o atrevido Hades veio buscar o nobilíssimo Dom Paulo Evaristo Arns, suponho que passem horas deleitantes a flanar nas frondosas alamedas olimpianas a lembrar do tempo que ele, que o tinha em alta estima e consideração, o nomeou para ser o gestor mor do Arquivo Metropolitano da Cúria Metropolitana de São Paulo, onde tive a prerrogativa de conhecer meu inesquecível amigo, em meados da década de 80, do século passado, quando lá estive para pesquisas genealógicas. Jamais esquecerei seus valiosos préstimos e atendimento personalizado com o escopo de facilitar meu anseio em saber quem foram meus ascendentes desde o tempo do degredado, aventureiro e promíscuo João Ramalho e a nativa Bartira.
Wanderley, se você estivesse entre nós ficaria jubiloso em saber que o 14º Congresso de História do Grande ABC, que realizar-se-á no ano em curso, no mês de novembro, no município caçula abceano, Rio Grande da Serra, porque ele tornou-se município no primeiro ano dos nefastos anos de chumbo (1964-1985) e, mais ainda, nosso amigo, Ademir Medici, tem em seu poder os originais da sua circunstanciada pesquisa sobre os primórdios do município que sediará o 14º Congresso de História do Grande ABC. Oxalá, o atuante alcaide da cidade caçula abceana, incorpore nas suas prioridades de governo e destine dotação orçamentária para que sua árdua pesquisa alusiva a cidade caçula saia do prelo para tornar um feito marcante do 14º Congresso de História do Grande ABC.
Espero que o atrevido Hades protele e me deixe aqui - formoso e vigoroso - por muitas décadas, como faz, para nosso deleite, com o radiante centenário “batateiro” João Gava, mas quando chegar a minha hora derradeira espero ser seu assessor no monumental Arquivo Olimpiano.
Inesquecível amigo, fico a continuar saudoso da sua radiante existência e enquanto aqui estiver sua memória será enaltecida.
Apertado e saudoso abraço. Saudações wanderleyanas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

2 comentários:

  1. Curiosamente também acabava de recordar um amigo precocemente desaparecido.
    Por causa de uma música publicada pela Adélia.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Pedro Coimbra.
    Estamos na mesma sintonia.
    Caloroso abraço. Saudações saudosas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderExcluir

Google+ Badge