Caros confrades/passageiros!
Passei uma tarde agradabilíssima, na segunda-feira, dia 8, quando foi recebido calorosamente e de braços abertos pelos valorosos funcionários da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul!
Antes da visita entrei em contato telefônico e fui muito bem atendido pela Sra. Antônia Orcajo!
Apreciei sobremaneira as Exposições e descobri que a notável artista paulistana, Anita Catarina Malfatti (1889-1965) também era gravadora!
Quando estava apreciando as Exposições tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente a dedicada Antônia Orcajo, do Centro de Documentação, que me apresentou o Sr. João Alberto Tessarini, coordenador do Ateliê da Pinacoteca da F.M.P.!
A seguir também conheci a Jussara Nunes e a Mônica Iafrate (supervisora) do Centro de Documentação, a Paula Floratti, do Setor de Comunicação e a Presidente, a museóloga, Sonia Maria Franco Xavier!
Também conheci o Sr. João Gallo, vizinho e coloborador da F.P.M.
Enfim, todos foram simpaticíssimos e deram-me atendimento personalizado!
Não vi o tempo passar quando tive a prerrogativa de adentrar no Ateliê Pedagógico da Pinacoteca, que tem como coordenador o sagaz e criativo João AlbertoTessarini! Fiquei encantando em conhecer o HIB, que é o anfitrião do Ateliê Pedagógico! O HIB veio à luz graças a criatividade e pertinácia do seu idealizador, o João Alberto, bem como do empenho dos usuários do Ateliê, que utilizaram predominantemente material reciclado! É impossível não se encantar com o HIB e mirá-lo com incontáveis viéses...
Pretendo ser um dos partícipes das atividades promovidas pelo Ateliê Pedagógico, sob a coordenação do João Alberto, que me instigou a superar o bloqueio que tenho em tornar um fato minhas idealizações artísticas...
Também merece destaque a preciosa biblioteca e acervo fotográfico! Fiquei com comichão quando descobri que a Fundação Pró-Memória tem a coleção completa da extinta revista Realidade (1966-1976), que deixou marcas indeléveis nos seus felizardos leitores!
Oxalá, o exemplo revigorante e atuante da Fundação Pró-Memória se irradie e torne-se corriqueiro na nossa amada Pátria, que ainda tem palmeiras e sabiás!
Saudações memorialistas/esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Pelos vistos, mais uma fantástica tarde cultural recheada de grato prazer por tão simpática e acolhedora gente, caro João Paulo !
ResponderExcluirDeve ser muito gratificante uma visita destas com explicações e acompanhamento personalizado por tão ilustres personalidades ! :))
Nestas coisas, bate-nos largamente, aos pontos !!! ... eu sou mais "bicho do buraco" ! :((
Grande abraço ! :))
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirRealmente a tarde cultural foi agradabilíssima!
Caloroso abraço! Saudações culturais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estes repositórios de memórias são cada vez mais necessários, caro Prof. João Paulo de Oliveira.
ResponderExcluirEm qualquer parte do Mundo.
Para que as memórias não se apaguem.
Aquele abraço!
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo.
ResponderExcluirPelo que me foi dado a ver, através das fotos. foi um passeio super cultural, juntando a amável companhia direi que foi dois em um.
A cultura é necessária sempre e como é reviver coisas que muitos nos dizem.
Adorei.
Abraço amigo
Bom fim-de-semana.
ResponderExcluirAquele abraço!
Casto Confradamigo
ResponderExcluirAté tou com inveja pois fizeste uma visita de sonho à exposição que está na Fundação Pró-Memória de são Caetano do Sul. És um sortudo como o primo Gastão do Pato Donald!
Os quadros, as cores, os objectos coma prensa de torniquete como se usava na tipografia da DN. A ave, parece um tucano coloridissimo. é um espanto- Usaste para lá ir a carruagem de luxo do trem? E nem pagaste bilhete!
Depois que dessa visita magnifica manda a tal Lambisgóia do Arado prá puta que a pariu!!!! Estou farto dela, com mil diabos! Ficará pior do que uma barata de pernas pró ar, o que é muito bemfeito para não se imiscuir onde não é chamada pra abrir a boca dia após dia, e que é uma ganda cagona, nem devia existir.Detesto-a. Odeio a!!!
Abçs amplos e fortíssimos por teres tido a sorte de uma visita de sonho!
H
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirEstou de pleno acordo com seu pertinente comentário!
Caloroso abraço! Saudações culturais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirRealmente foi uma tarde agradabilíssima e inesquecível!
Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Henriquamigo!
ResponderExcluirSem dúvida considero-me um felizardo por ter a prerrogativa de visitar a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul!
Aproveito o ensejo para deixá-lo ciente de que quanto mais tens ojeriza pela lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, mais apaixonada ela fica por ti!
Depois que do seu desembarque deste vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, ela não para de beijar a enorme fotografia onde estás retratado, garboso e vigoroso, emoldurada na cabine nº 5, bem como dar (ela adora conjugar o verbo dar na primeira pessoa do presente do indicativo)longos suspiros e proferir:
- Bem-me-quer, malmequer, bem-me-quer, malmequer, bem-me-quer, malmequer...
Caloroso abraço! Saudações criativas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP