O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Visita a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul

Caros confrades/passageiros!
Passei uma tarde agradabilíssima, na segunda-feira, dia 8, quando foi recebido calorosamente e de braços abertos pelos valorosos funcionários da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul!
Antes da visita entrei em contato telefônico e fui muito bem atendido pela Sra. Antônia Orcajo!
Apreciei sobremaneira as Exposições e descobri que a notável artista paulistana, Anita Catarina Malfatti (1889-1965) também era gravadora!
Quando estava apreciando as Exposições tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente a  dedicada Antônia Orcajo, do Centro de Documentação, que me apresentou o Sr. João Alberto Tessarini,  coordenador do Ateliê da Pinacoteca da F.M.P.! 
A seguir também conheci a Jussara Nunes e a Mônica Iafrate (supervisora) do Centro de Documentação, a Paula Floratti, do Setor de Comunicação e a Presidente, a museóloga, Sonia Maria Franco Xavier!
Também conheci o Sr. João Gallo, vizinho e coloborador da F.P.M.
Enfim, todos foram simpaticíssimos e deram-me atendimento personalizado!
Não vi o tempo passar quando tive a prerrogativa de adentrar no Ateliê Pedagógico da Pinacoteca, que tem como coordenador o sagaz e criativo João AlbertoTessarini! Fiquei encantando em conhecer o HIB, que é o anfitrião do Ateliê Pedagógico! O HIB veio à luz graças a criatividade e pertinácia do seu idealizador, o João Alberto, bem como do empenho dos usuários do Ateliê, que utilizaram predominantemente material reciclado! É impossível não se encantar com o HIB e mirá-lo com incontáveis viéses...
Pretendo ser um dos partícipes das atividades promovidas pelo Ateliê Pedagógico, sob a coordenação do João Alberto, que me instigou a superar o bloqueio que tenho em tornar um fato minhas idealizações artísticas...
Também merece destaque a preciosa biblioteca e acervo fotográfico! Fiquei com comichão quando descobri que a Fundação Pró-Memória tem a coleção completa da extinta revista Realidade (1966-1976), que deixou marcas indeléveis nos seus felizardos leitores!
Oxalá, o exemplo revigorante e atuante da Fundação Pró-Memória se irradie e torne-se corriqueiro na nossa amada Pátria, que ainda tem palmeiras e sabiás!
Saudações memorialistas/esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

9 comentários:

  1. Pelos vistos, mais uma fantástica tarde cultural recheada de grato prazer por tão simpática e acolhedora gente, caro João Paulo !
    Deve ser muito gratificante uma visita destas com explicações e acompanhamento personalizado por tão ilustres personalidades ! :))
    Nestas coisas, bate-nos largamente, aos pontos !!! ... eu sou mais "bicho do buraco" ! :((

    Grande abraço ! :))
    .

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Rui da Bica!
    Realmente a tarde cultural foi agradabilíssima!
    Caloroso abraço! Saudações culturais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Estes repositórios de memórias são cada vez mais necessários, caro Prof. João Paulo de Oliveira.
    Em qualquer parte do Mundo.
    Para que as memórias não se apaguem.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  4. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo.
    Pelo que me foi dado a ver, através das fotos. foi um passeio super cultural, juntando a amável companhia direi que foi dois em um.
    A cultura é necessária sempre e como é reviver coisas que muitos nos dizem.
    Adorei.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  5. Bom fim-de-semana.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  6. Casto Confradamigo

    Até tou com inveja pois fizeste uma visita de sonho à exposição que está na Fundação Pró-Memória de são Caetano do Sul. És um sortudo como o primo Gastão do Pato Donald!

    Os quadros, as cores, os objectos coma prensa de torniquete como se usava na tipografia da DN. A ave, parece um tucano coloridissimo. é um espanto- Usaste para lá ir a carruagem de luxo do trem? E nem pagaste bilhete!

    Depois que dessa visita magnifica manda a tal Lambisgóia do Arado prá puta que a pariu!!!! Estou farto dela, com mil diabos! Ficará pior do que uma barata de pernas pró ar, o que é muito bemfeito para não se imiscuir onde não é chamada pra abrir a boca dia após dia, e que é uma ganda cagona, nem devia existir.Detesto-a. Odeio a!!!

    Abçs amplos e fortíssimos por teres tido a sorte de uma visita de sonho!

    H

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Pedro Coimbra!
    Estou de pleno acordo com seu pertinente comentário!
    Caloroso abraço! Saudações culturais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo António Cambeta!
    Realmente foi uma tarde agradabilíssima e inesquecível!
    Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  9. Henriquamigo!
    Sem dúvida considero-me um felizardo por ter a prerrogativa de visitar a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul!
    Aproveito o ensejo para deixá-lo ciente de que quanto mais tens ojeriza pela lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, mais apaixonada ela fica por ti!
    Depois que do seu desembarque deste vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, ela não para de beijar a enorme fotografia onde estás retratado, garboso e vigoroso, emoldurada na cabine nº 5, bem como dar (ela adora conjugar o verbo dar na primeira pessoa do presente do indicativo)longos suspiros e proferir:
    - Bem-me-quer, malmequer, bem-me-quer, malmequer, bem-me-quer, malmequer...
    Caloroso abraço! Saudações criativas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir