O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

terça-feira, 2 de abril de 2013

Cineclube do Porto

Caros confrades/passageiros!
Se eu estivesse no reino distante além-mar, mais precisamente na cidade do Porto, também conhecida como Invicta, não perderia de jeito nenhum este jantar de aniversário do Cineclube do Porto!
A seguir transcrevo a correspondência eletrônica que recebi do Cineclube alusiva a este imperdível evento cinéfilo:

"O Cineclube do Porto celebra este mês de abril o seu 68.º aniversário.

São 68 anos de histórias que contribuíram para a própria História do Cinema Português. São livros, revistas, fotografias e filmes que vêm sendo guardados e preservados por todos os que têm passado pelo Cineclube. São as histórias que as pessoas guardam e que contam quando se encontram.

Neste aniversário queremos marcar novo encontro para que essas histórias voltem a ser contadas, para que possam saltar de ouvido em ouvido e possam mais tarde ser recontadas.

Mas este é também o momento em que tomamos a importante decisão de dar o primeiro passo no sentido de tratar e organizar, de forma séria, o acervo que se tem construído ao longo de todos estes anos.

Com a organização de um Jantar de Recolha de Fundos pretendemos obter o contributo de todos no sentido de assumirmos cabalmente uma das responsabilidades que herdamos com a assunção da Direção do Cineclube do Porto: a de manter conservado e de disponibilizar ao público uma das mais importantes bibliotecas de cinema em Portugal, não só pelos livros como pelos documentos únicos que a compõem.

A meta a alcançar é ambiciosa, uma vez que os custos desta intervenção são significativos. Não é que esperemos, numa noite de angariação de fundos, reunir os €20.000 que seriam idealmente necessários para o tratamento e disponibilização totais do acervo do Cineclube, mas o que quer que consigamos reunir com o apoio de todos os presentes, será certamente suficiente para dar início a um trabalho que já não poderá ser mais adiado sob pena de perda irreparável.

Temos que salientar que tem sido fundamental a disponibilidade do Museu Nacional de Soares dos Reis em todo o nosso percurso recente, especialmente no que diz respeito à preservação do acervo do Cineclube do Porto. Este jantar é também um agradecimento aos imensuráveis apoios institucionais que temos recebido não só do Museu Nacional de Soares dos Reis como do Instituto do Cinema e Audiovisual, da Cinemateca Portuguesa, do Centro Nacional de Cultura - Núcleo do Porto, do Cinema Passos Manuel e da empresa FlyMedia. Os nossos agradecimentos estendem-se, a nível pessoal e em particular, à amizade e dedicação de Alexandre Alves Costa, Helena Santos e Maria João Vasconcelos que, ao longo dos últimos anos, nos têm ajudado a definir o caminho.

Preparamos, assim, para esta noite tão importante, um programa especial:

CELEBRAÇÃO DO 68.º ANIVERSÁRIO DO CINECLUBE DO PORTO
Sexta-feira, 12 de abril de 2013
Museu Nacional de Soares dos Reis

20h00 
Filme-concerto
A Propos de Nice de Jean Vigo
Música ao Vivo: Eliana Veríssimo

21h00
Jantar de aniversário e de angariação de fundos

Preço: €30
Reservas: até 10 de abril através dos seguintes contactos:



Esperamos poder contar com a vossa presença!

Obrigado,

A Direção do Cineclube do Porto"

 

10 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Esse belo clube tem quase a minha idade, e embora eu tenha estado uns meses em Aveiro, bem perto do Porto, nunca tive conhecimentos de eventos nesse clube, por pena minha.
    Dentro de dias se realiza em Évora uma feira mediaval, bem gostaria de estar presente, mas enfim!....
    Outras ocasiões virão tanto para Si como para mim.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo António Cambeta!
    Espero com muita expectativa que outras ocasiões propícias!
    Caloroso abraço! Saudações animadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Uma instituição que muito tem feito pela divulgação do cinema no Porto e em Portugal, caro Amigo João Paulo de Oliveira.
    Que tenha longa vida!
    Aquele abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Depois de o ter solicitado há tempos, costumava receber informação do Cineclube do Porto ! Não sei porquê, deixaram de mas enviar.(?)
    Não tinha conhecimento sobre esta do 68º aniversário !:((
    Vou ver se será possível lá ir !
    Obrigado, caro João Paulo !

    Abraço ! :))
    .

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Pedro Coimbra!
    Também desejo que o Cineclube do Porto tenha vida longa!
    Caloroso abraço! Saudações cineclubistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Rui da Bica!
    Espero que consigas prestigiar este importante evento patrocinado pelo Cineclube do Porto!
    Caloroso abraço! Saudações culturais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. Os cineclubes tiveram um papel importantissimo no tempo da ditadura e ainda hoje são importantes.

    Espero que o do Porto viva muito tempo.

    Saudações cordiais

    ResponderExcluir
  8. Cara confrade São!
    Que seus auspiciosos votos sejam um fato!
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  9. E eu estando no Porto, não me apercebi :(

    ResponderExcluir
  10. Cara confrade Redonda!
    Nem sempre conseguimos acompanhar todos os eventos culturais que nos rodeia!
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir

Google+ Badge