O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

domingo, 10 de abril de 2011

Sábado cultural!!!!!!!!!




































Caros(as) confrades!
Ontem tive um dia agradabilíssimo, porque como não tive aulas no curso de pós-graduação de História, que faço na Fundação Santo André aos sábados, em virtude de no dia 8 ter sido o natalício da minha cidade de nascença, Santo André-SP, tive aulas de história aproveitando os espaços culturais da cidade de São Paulo-SP (riquíssimos para aprimorar nossos conhecimentos!!!!), neste sábado cultural que começou às 11 horas quando fui no Shopping Frei Caneca, com o meu estimado amigo Nelson, para assistirmos a película "The Picture of Dorian Gray", que entre nós intitula-se "O Retrato de Dorian Gray", em cartaz no Cine Unibanco Arteplex, na sessão gratuita do Clube do Professor!!!! Apreciei esta nova versão cinematográfica adaptada da obra prima do nobilíssimo escritor escritor Oscar Wilde, por conta da impecável reconstituição da época vitoriana, mas o ator que personificou Dorian não tem o mesmo carisma do ator da versão cinematográfica de 1945. Não gostei do reclame descarado de uma renomada marca de automóveis, numa máquina rodante da época... Apesar destas considerações recomendo esta nova versão cinematográfica da obra prima citada, porque nos possibilita incontáveis viéses!!! Após o almoço, num acolhedor restaurante da Rua Frei Caneca, para o meu deleite fomos ao Museu Paulista mais conhecido como Museu do Ipiranga, porque localiza-se no histórico bairro paulistano do Ipiranga, onde no meu tempo de infante ia periodicamente com minhas irmãs mais velhas na condição de vela... Todas as vezes que tenho a prerrogativa de visitar o Museu Paulista, que é vinculado a renomada Universidade de São Paulo, fico encantado com as belíssimas obras de arte ali expostas, que nos reportam a um tempo que nunca, jamais, em tempo algum, voltará... É sempre emocionante também visitar o Mausoléu, onde jazem os despojos mortais do garboso Imperador Dom Pedro I e suas duas esposas, bem como o belíssimo jardim e parque que o circunda!!! É constrangedor constatar que o Córrego do Ipiranga, onde o então príncipe D. Pedro proclamou a Independência do Brasil, bem próximo as suas margens, continua fétido...Oxalá estes sábados culturais se repitam reiteradas vezes!!!!!!

5 comentários:

  1. Prezado amigo!

    Que dia memorável deve ter vivido ontem! Mais do que cultural, o sábado foi, certamente, de deleite existencial, pois o Senhor pode revisitar locais que tem em alto apreço e que representam muitíssimo para a memória nacional. Além desses belos monumentos, museus e logradouros que encantam nossa visão, ainda saboreou, prazerosamente, uma sessão de cinema, assistindo a refilmagem de "O Retrato de Dorian Gray". Ainda não tive a oportunidade de assisti-lo, o que farei em breve porém, a crítica especializada também observa que a versão original é muito melhor e abomina a performance do protagonista, ainda imaturo para viver um papel tão relevante ou, quem sabe, sem talento para a altura do personagem Dorian Gray. De qualquer forma, é sempre um prazer ler ou ver algo de Oscar Wilde, por mais que roteiros, atores ou diretores desmereçam a beleza, a argúcia e a polêmica criada pela pena de tão brilhante escritor!

    Desejo-lhe um ótimo aproveitamento para o pós-graduação em História! O Senhor escolheu muito bem!

    Abraço,

    Nivia

    ResponderExcluir
  2. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Lindas as fotos, e pelo que pude saber, passou um dia maravilhoso nessa imensa e bela cidade de S. Paulo.
    Adorei ver os locais, e principalmente a alegria de meus estimado confarde.
    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
  3. Caríssima amiga Nivia Andres!
    Quando a Senhora visitar os domínios da nobilíssima cidadã paulistana, Domitília de Castro Canto e Melo(1797-1867), terei grande satisfação de ciceroneá-la pelos imperdíveis espaços culturais da capital paulista!!!!
    Agradeço o gentil e alentador comentário!
    Caloroso abraço! Saudações culturais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Estimado confrade e amigo Antonio Cambeta!
    É sempre alvissareiro aproveitar o que de melhor a capital paulista tem a nos oferecer!!!
    Caloroso abraço! Saudações bandeirantes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Hoje, dia 13, por se festeja o Songkran, ano novo tailandes, e por norma saimos para ir a templo orar, templo esse bem perto de nossa casa.
    Como não gosto de andar metido em balburdias, almoçamos, fomos ao templo e regressamos a casa, nestes dias os festejos e as batlhas de água continuam até dia 18, uma loucura.
    Poderá acompanhar através de meu parco blog.
    SABAI DI PI MAI - SABAI DI SONGKRAN
    Abraço amigo

    ResponderExcluir

Google+ Badge