CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
domingo, 10 de abril de 2011
Sábado cultural!!!!!!!!!
Caros(as) confrades!
Ontem tive um dia agradabilíssimo, porque como não tive aulas no curso de pós-graduação de História, que faço na Fundação Santo André aos sábados, em virtude de no dia 8 ter sido o natalício da minha cidade de nascença, Santo André-SP, tive aulas de história aproveitando os espaços culturais da cidade de São Paulo-SP (riquíssimos para aprimorar nossos conhecimentos!!!!), neste sábado cultural que começou às 11 horas quando fui no Shopping Frei Caneca, com o meu estimado amigo Nelson, para assistirmos a película "The Picture of Dorian Gray", que entre nós intitula-se "O Retrato de Dorian Gray", em cartaz no Cine Unibanco Arteplex, na sessão gratuita do Clube do Professor!!!! Apreciei esta nova versão cinematográfica adaptada da obra prima do nobilíssimo escritor escritor Oscar Wilde, por conta da impecável reconstituição da época vitoriana, mas o ator que personificou Dorian não tem o mesmo carisma do ator da versão cinematográfica de 1945. Não gostei do reclame descarado de uma renomada marca de automóveis, numa máquina rodante da época... Apesar destas considerações recomendo esta nova versão cinematográfica da obra prima citada, porque nos possibilita incontáveis viéses!!! Após o almoço, num acolhedor restaurante da Rua Frei Caneca, para o meu deleite fomos ao Museu Paulista mais conhecido como Museu do Ipiranga, porque localiza-se no histórico bairro paulistano do Ipiranga, onde no meu tempo de infante ia periodicamente com minhas irmãs mais velhas na condição de vela... Todas as vezes que tenho a prerrogativa de visitar o Museu Paulista, que é vinculado a renomada Universidade de São Paulo, fico encantado com as belíssimas obras de arte ali expostas, que nos reportam a um tempo que nunca, jamais, em tempo algum, voltará... É sempre emocionante também visitar o Mausoléu, onde jazem os despojos mortais do garboso Imperador Dom Pedro I e suas duas esposas, bem como o belíssimo jardim e parque que o circunda!!! É constrangedor constatar que o Córrego do Ipiranga, onde o então príncipe D. Pedro proclamou a Independência do Brasil, bem próximo as suas margens, continua fétido...Oxalá estes sábados culturais se repitam reiteradas vezes!!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezado amigo!
ResponderExcluirQue dia memorável deve ter vivido ontem! Mais do que cultural, o sábado foi, certamente, de deleite existencial, pois o Senhor pode revisitar locais que tem em alto apreço e que representam muitíssimo para a memória nacional. Além desses belos monumentos, museus e logradouros que encantam nossa visão, ainda saboreou, prazerosamente, uma sessão de cinema, assistindo a refilmagem de "O Retrato de Dorian Gray". Ainda não tive a oportunidade de assisti-lo, o que farei em breve porém, a crítica especializada também observa que a versão original é muito melhor e abomina a performance do protagonista, ainda imaturo para viver um papel tão relevante ou, quem sabe, sem talento para a altura do personagem Dorian Gray. De qualquer forma, é sempre um prazer ler ou ver algo de Oscar Wilde, por mais que roteiros, atores ou diretores desmereçam a beleza, a argúcia e a polêmica criada pela pena de tão brilhante escritor!
Desejo-lhe um ótimo aproveitamento para o pós-graduação em História! O Senhor escolheu muito bem!
Abraço,
Nivia
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirLindas as fotos, e pelo que pude saber, passou um dia maravilhoso nessa imensa e bela cidade de S. Paulo.
Adorei ver os locais, e principalmente a alegria de meus estimado confarde.
Um abraço amigo
Caríssima amiga Nivia Andres!
ResponderExcluirQuando a Senhora visitar os domínios da nobilíssima cidadã paulistana, Domitília de Castro Canto e Melo(1797-1867), terei grande satisfação de ciceroneá-la pelos imperdíveis espaços culturais da capital paulista!!!!
Agradeço o gentil e alentador comentário!
Caloroso abraço! Saudações culturais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado confrade e amigo Antonio Cambeta!
ResponderExcluirÉ sempre alvissareiro aproveitar o que de melhor a capital paulista tem a nos oferecer!!!
Caloroso abraço! Saudações bandeirantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirHoje, dia 13, por se festeja o Songkran, ano novo tailandes, e por norma saimos para ir a templo orar, templo esse bem perto de nossa casa.
Como não gosto de andar metido em balburdias, almoçamos, fomos ao templo e regressamos a casa, nestes dias os festejos e as batlhas de água continuam até dia 18, uma loucura.
Poderá acompanhar através de meu parco blog.
SABAI DI PI MAI - SABAI DI SONGKRAN
Abraço amigo