CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
terça-feira, 19 de abril de 2011
EPÍSTOLAS PAULIANAS - CONVERSANDO COM A PROFESSORA AMÉLIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
EPÍSTOLAS PAULIANAS
CONVERSANDOCOM A PROFESSORA AMÉLIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Diadema, minha amada cidade, 19 de abril de 2011.
Estimada parceira de ofício Amélia Rodrigues de Oliveira!
Tomo a liberdade de interromper seu eterno flanar pelas frondosas e intermináveis alamedas olimpianas, para deixá-la ciente de que no sábado passado, dia 16, a Senhora recebeu uma emocionante homenagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental, que teve a prerrogativa de ser nomeada, pela municipalidade paulistana, com o seu honorável nome!
Seus radiantes rebentos, irmãos e amigos vieram prestigiar o Evento, que teve como escopo firmar sua condição de Patronesse, bem como avivar a sua memória, numa escola que está construindo a sua identidade e tem uma Equipe Escolar envolvida sobremaneira com o labor pedagógico, bem como muito atenta para tornar um fato sua função precípua.
Na ocasião, seus entes queridos e parceiros de ofício se emocionaram ao relatarem sua trajetória pessoal e profissional.
Infelizmente não tive a prerrogativa de conhecê-la pessoalmente, mas é de domínio público que sua vida profissional sempre foi pautada por lisura e transparência, além de ter como premissa o desenvolvimento pleno dos seus amados regidos!
Apesar de Dionísio tê-la levado de supetão ao mundo olimpiano e como tinha conhecimento da sua vida exemplar, resolveu levá-la no horário em que estava sob o domínio e a proteção de Morpheu, para que sua partida fosse repentina e sem sofrimentos.
Não sei quanto tempo ainda me resta, aqui no mundo dos mortais, mas quando Dionísio verificar a sua agenda e constatar que chegou a minha hora de também ser conduzido ao Olímpo, espero encontrá-la flanando nas frondosas e intermináveis alamedas olimpianas...
Respeitoso abraço! Saudações pedagógicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezadíssimo amigo!
ResponderExcluirA Professora Amélia Rodrigues de Oliveira deve estar sorrindo, encantada com a dupla homenagem que mereceu - emprestar o seu nome a um educandário e uma bela missiva de sua lavra!
Tenho certeza de que ela cumpriu a sua nobre missão de educar com talento e desvelo e seu nome está eternizado!
Louvo a delicadeza de seu gesto em escrever-lhe uma missiva tão pungente e prenhe de carinho e sugiro que a Epístola seja acostada aos anais da Escola, que registram a memória do ato de entronização do nome da Professora Amélia Rodrigues de Oliveira como patronesse da instituição de ensino.
Saudações emocionadas!
Nivia Andres
Santiago,RS
Caríssima amiga Nivia Andres!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado pelas gentis palavras! Sua sugestão já tornou-se um fato, porque logo após as assinaturas dos presentes, no dia da Homenagem a Patrosse da Escola, transcrevi a Epístola Pauliana dedicada a ela!
Caloroso abraço! Saudações amelianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP