CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
domingo, 24 de abril de 2011
EPÍSTOLAS PAULIANAS - CONVERSANDO COM A MINHA AMIGA, A DONA MIQUELINA, NO PERÍODO PASCAL
EPÍSTOLAS PAULIANAS – CONVERSANDO COM A MINHA AMIGA, A DONA MIQUELINA, NO PERÍODO PASCAL
Diadema, minha amada cidade, 24 de abril de 2011.
Meu telefone portátil vibrou!!! Preciso dizer quem era?!... Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina (huhum...)!!!
Ela disse-me que como ouviu rumores transmitidos pela sua prestimosa copeira, a Hermenegilda (que ainda continua na condição de “noiva” do bombeiro Godofredo), dando conta que este reles escrevinhador outonal tem a intenção de versar sobre a Páscoa e como sabe que sou incrédulo resolveu dizer-me que não aguenta mais a hipocrisia que impera nas relações sociais, neste período pascoal, porque todos externam votos de vida nova, mas nada muda após a Páscoa, porque os pertencentes a espécie Homo Sapiens continuam agindo pautados pela maledicência, inveja, entreveros, arrogância, egoísmo, infâmia...
Apesar destas considerações a Dona Miquelina ainda não perdeu a fé e permanece na condição de beata zelosa... Todas às quartas-feiras vai, à tarde, à Cripta da Catedral da Sé, com o escopo de desfiar o “Santo Rosário”, rogando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriça e da Nossa Senhora de Guadalupe, para que tornem seus semelhantes não pautados pelos sentimentos perniciosos supra citados, porque acredita piamente na misericórdia divina e no poder da oração [sic] (coitada da Dona Miquelina, até quando continuará com este viés de explicar o inexplicável através do mito?!...).
Seu garboso e vigoroso marido, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca, Comandante de um Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado na cidade de São Paulo-SP, já organizou uma festa para os infantes desvalidos da Vila Brasilândia, onde a minha amiga é voluntária de uma Entidade Assistencial e no sábado de Aleluia, depois de malhar o Deputado Jair Bolsanaro, digo, Judas, entregará ovos de Páscoa para os pequeninos desamparados e terá como auxiliar, o bombeiro Godofredo, que chegará triunfalmente dirigindo um veículo do Batalhão e, ao avistar os petizes, acionará as possantes e roliças mangueiras do veículo, que expelirão jatos de água para cima para o júbilo da gurizada!!!!... É evidente que a copeira Hermenegilda prepará suas imperdíveis e suculentas rosquinhas!!!! Aliás, falando nas rosquinhas da Hermenegilda, o bombeiro Godofredo, nunca, jamais, em tempo algum, se priva delas e quase todos os dias se deleita com elas reiteradas vezes e, mesmo assim, está sempre de prontidão para mais rosquinhas...
A ligação foi interrompida de supetão!!!
Por Dionísio, sempre que sou aparelho da Dona Miquelina fico exaurido e, algumas vezes, desmemoriado, e só recupero minhas reminiscências quando clamo:
Max!!!!!!!!!!!! Traga meus sais centuplicados!!!!!!!!!!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Professor ..
ResponderExcluirVim agradecer e desejar uma Feliz Páscoa para você e sua familia. Que possamos fortalecer os laços da amizade , da paz e da justiça para os homens de boa vontade..
Abços pascoalinos e muito chocolate para adoçar a vida....
Estimado Confrade e Ilustre Prof. Joâo Paulo,
ResponderExcluirNão sabe quanto me deleito a ler suas maravilhosas Epístolas Paulista, já conhecia a Dona Miquelina e seu garboso marido, em Epístolas anteriores.
Esta, tal como as anteriores são maravilhosas, nas entrelinhas se poderá deduzir como se pratica a sociabilidade, não só nesse belo país Canarinho, bem como no resto do mundo.
Adorei. Continuação de um Santo Domingo de Ramos.
Abraço amigo.
PS - Perto da cidade de Évora existe uma povoação chamada Sempre Noiva, mas nada terá a ver com a Hermenegilda.
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirAgradeço e retribuo os auspiciosos votos!
É altamente alvissareiro saber que você aprecia as Epístolas Paulianas que trago à luz!!! Aproveito o ensejo para informá-lo que o título "Epístolas Paulianas" é de autoria da nossa querida amiga, a jornalista Nivia Andres, que além de ser minha Fada Madrinha, sempre me incentiva a escrever mais, bem como me instiga a lançar um livro com as Epístolas Paulianas!!!! Para o meu grande deleite tenho a prerrogativa de também ver publicada no imperdível espaço cibernético da Nivia as peripécias da Dona Miquelina!!! A fotomontagem é de autoria da nossa também querida amiga Cristina Fonseca!
Caloroso abraço! Saudações miquelinaianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caríssima amiga Cristina Fonseca!
ResponderExcluirAgradeço e retribuo os auspiciosos votos!
Caloroso abraço! Saudações godofredoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Prezado amigo!
ResponderExcluirNão vejo a hora de lançarmos o primeiro volume das Epístolas Paulianas! Certamente, fará muito sucesso, exigindo sucessivas tiragens e vários volumes, o que deve mantê-lo ocupado por bastante tempo!
Adoro essas personagens tão agradáveis, como Dona Miquelina, Coronel Pinto Pacca, Hermenegilda e Godofredo, além do precioso, devoto e prestativo Max, sempre envolvido com a busca rápida dos sais reconfortantes! Creio que presentearei o Max com um par de tênis voadores que vou adquirir na mesma fábrica argentina que o Milton Saldanha comprou os sapatos bailarinos!), fato que agilizará o pronto atendimento de suas necessidades saisísticas!
Certamente a Hermenegilda deve tê-lo presenteado com uma fornada generosa de suas afamadas rosquinhas. Ouvi falar que agora ela tem Facebook e estampa as suas rosquinhas na rede social, com avassalador sucesso. Imagine que ela superou o Kaká e o Luciano Huck em número de seguidores (claro que eles estão no Tweeter, mas isso não interessa. O que conta são os números!!!Soube, também, que o Godofredo está rubro de ciúmes com a súbita fama de sua eterna noiva! Vamos ver no que vai dar!
Saudações pascais!
Nivia Andres
Santiago,RS
Caro João,
ResponderExcluirAdorei suas Epistolas Paulianas. Este em especial.
A inconveniente e humorística da Dona Miquelina é maravilhosa. Dei muitas gargalhadas. E, não entendi como seu aparelho telefônico portátil foi interrompido!
Liga de volta, gostaria de saber mais sobre os afazeres pascoais da Dona Miquelina, seus trabalhos assistenciais e sua vida de beata zelosa.
Será que seu garboso e vigoro esposo, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto não organizaria uma festinha para os pupilos de minha escolinha. Eu ficaria muito contente em poder acionar as possantes e roliças mangueiras de seu veículo expelindo água entre a meninada. Rsssssss
Um forte abraço
Nelson
Ah! Consulte a Dona Miquelina se ela me aconselha colar meu telefone portátil na função vibrador. Esta função é segura? Diga-lhe que sou um jovem mancebo donzelo que sonha casar de branco com flor de laranjeira na lapela.
Cara amiga Nivia Andres!
ResponderExcluirÉ sempre alvissareiro tê-la com incentivadora para que as Epístolas Paulianas não parem de vir à luz!!!! A Dona Miquelina também é sua fã de carteirinha!
Caloroso abraço! Saudações epistoloianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo Nelson!
ResponderExcluirA Dona Miquelina é muito impulsiva e sempre interrompe a ligação de supetão...
Ela ficou lisonjeada com suas gentis palavras e disse que seu sonho tornar-se-á um fato com celeridade, porque o grande amor da sua vida está chegando...
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Olá Meninooooooooooooooo.
ResponderExcluirEssas epístolas,sem dúvida,eu já estava com saudades,e a dona Miquelina pelo jeito anda te atormentando como sempre,e as rosquinhas,estavam gostosas?
Assim que sair o 1ºvolume de epístolas paulianas, faço questão de adquirir um,e claro,autografado e com dedicatória desse grande amigo, que tem uma inteligência enorme.
Beijossssssssssssssssssssssssss.
Ana Célia de Freitas.
Cara amiga Ana Célia de Freitas!
ResponderExcluirNossa querida amiga, a arguta jornalista Nivia Andres, sempre me incentiva a escrever mais Epístolas Paulianas! Caso o livro realmente saia do prelo faço questão de tê-la no lançamento!!!
Agradeço sobremaneira os elogios e saiba que sempre fico honrado quando a vejo embarcando neste vagão do Expresso do Oriente!!! Não deixe de visitar a cabine da Agrado, porque ela tem coisas do arco-da-velha para lhe contar!
Caloroso abraço! Saudações agradoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP