O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

domingo, 24 de abril de 2011

EPÍSTOLAS PAULIANAS - CONVERSANDO COM A MINHA AMIGA, A DONA MIQUELINA, NO PERÍODO PASCAL


EPÍSTOLAS PAULIANAS – CONVERSANDO COM A MINHA AMIGA, A DONA MIQUELINA, NO PERÍODO PASCAL
Diadema, minha amada cidade, 24 de abril de 2011.
Meu telefone portátil vibrou!!! Preciso dizer quem era?!... Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina (huhum...)!!!
Ela disse-me que como ouviu rumores transmitidos pela sua prestimosa copeira, a Hermenegilda (que ainda continua na condição de “noiva” do bombeiro Godofredo), dando conta que este reles escrevinhador outonal tem a intenção de versar sobre a Páscoa e como sabe que sou incrédulo resolveu dizer-me que não aguenta mais a hipocrisia que impera nas relações sociais, neste período pascoal, porque todos externam votos de vida nova, mas nada muda após a Páscoa, porque os pertencentes a espécie Homo Sapiens continuam agindo pautados pela maledicência, inveja, entreveros, arrogância, egoísmo, infâmia...
Apesar destas considerações a Dona Miquelina ainda não perdeu a fé e permanece na condição de beata zelosa... Todas às quartas-feiras vai, à tarde, à Cripta da Catedral da Sé, com o escopo de desfiar o “Santo Rosário”, rogando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriça e da Nossa Senhora de Guadalupe, para que tornem seus semelhantes não pautados pelos sentimentos perniciosos supra citados, porque acredita piamente na misericórdia divina e no poder da oração [sic] (coitada da Dona Miquelina, até quando continuará com este viés de explicar o inexplicável através do mito?!...).
Seu garboso e vigoroso marido, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca, Comandante de um Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado na cidade de São Paulo-SP, já organizou uma festa para os infantes desvalidos da Vila Brasilândia, onde a minha amiga é voluntária de uma Entidade Assistencial e no sábado de Aleluia, depois de malhar o Deputado Jair Bolsanaro, digo, Judas, entregará ovos de Páscoa para os pequeninos desamparados e terá como auxiliar, o bombeiro Godofredo, que chegará triunfalmente dirigindo um veículo do Batalhão e, ao avistar os petizes, acionará as possantes e roliças mangueiras do veículo, que expelirão jatos de água para cima para o júbilo da gurizada!!!!... É evidente que a copeira Hermenegilda prepará suas imperdíveis e suculentas rosquinhas!!!! Aliás, falando nas rosquinhas da Hermenegilda, o bombeiro Godofredo, nunca, jamais, em tempo algum, se priva delas e quase todos os dias se deleita com elas reiteradas vezes e, mesmo assim, está sempre de prontidão para mais rosquinhas...
A ligação foi interrompida de supetão!!!
Por Dionísio, sempre que sou aparelho da Dona Miquelina fico exaurido e, algumas vezes, desmemoriado, e só recupero minhas reminiscências quando clamo:
Max!!!!!!!!!!!! Traga meus sais centuplicados!!!!!!!!!!
Até breve...
João Paulo de Oliveira

10 comentários:

  1. Caro Professor ..

    Vim agradecer e desejar uma Feliz Páscoa para você e sua familia. Que possamos fortalecer os laços da amizade , da paz e da justiça para os homens de boa vontade..
    Abços pascoalinos e muito chocolate para adoçar a vida....

    ResponderExcluir
  2. Estimado Confrade e Ilustre Prof. Joâo Paulo,
    Não sabe quanto me deleito a ler suas maravilhosas Epístolas Paulista, já conhecia a Dona Miquelina e seu garboso marido, em Epístolas anteriores.
    Esta, tal como as anteriores são maravilhosas, nas entrelinhas se poderá deduzir como se pratica a sociabilidade, não só nesse belo país Canarinho, bem como no resto do mundo.
    Adorei. Continuação de um Santo Domingo de Ramos.
    Abraço amigo.
    PS - Perto da cidade de Évora existe uma povoação chamada Sempre Noiva, mas nada terá a ver com a Hermenegilda.

    ResponderExcluir
  3. Estimado confrade e amigo António Cambeta!
    Agradeço e retribuo os auspiciosos votos!
    É altamente alvissareiro saber que você aprecia as Epístolas Paulianas que trago à luz!!! Aproveito o ensejo para informá-lo que o título "Epístolas Paulianas" é de autoria da nossa querida amiga, a jornalista Nivia Andres, que além de ser minha Fada Madrinha, sempre me incentiva a escrever mais, bem como me instiga a lançar um livro com as Epístolas Paulianas!!!! Para o meu grande deleite tenho a prerrogativa de também ver publicada no imperdível espaço cibernético da Nivia as peripécias da Dona Miquelina!!! A fotomontagem é de autoria da nossa também querida amiga Cristina Fonseca!
    Caloroso abraço! Saudações miquelinaianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Caríssima amiga Cristina Fonseca!
    Agradeço e retribuo os auspiciosos votos!
    Caloroso abraço! Saudações godofredoianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Prezado amigo!

    Não vejo a hora de lançarmos o primeiro volume das Epístolas Paulianas! Certamente, fará muito sucesso, exigindo sucessivas tiragens e vários volumes, o que deve mantê-lo ocupado por bastante tempo!

    Adoro essas personagens tão agradáveis, como Dona Miquelina, Coronel Pinto Pacca, Hermenegilda e Godofredo, além do precioso, devoto e prestativo Max, sempre envolvido com a busca rápida dos sais reconfortantes! Creio que presentearei o Max com um par de tênis voadores que vou adquirir na mesma fábrica argentina que o Milton Saldanha comprou os sapatos bailarinos!), fato que agilizará o pronto atendimento de suas necessidades saisísticas!

    Certamente a Hermenegilda deve tê-lo presenteado com uma fornada generosa de suas afamadas rosquinhas. Ouvi falar que agora ela tem Facebook e estampa as suas rosquinhas na rede social, com avassalador sucesso. Imagine que ela superou o Kaká e o Luciano Huck em número de seguidores (claro que eles estão no Tweeter, mas isso não interessa. O que conta são os números!!!Soube, também, que o Godofredo está rubro de ciúmes com a súbita fama de sua eterna noiva! Vamos ver no que vai dar!

    Saudações pascais!

    Nivia Andres
    Santiago,RS

    ResponderExcluir
  6. Caro João,
    Adorei suas Epistolas Paulianas. Este em especial.
    A inconveniente e humorística da Dona Miquelina é maravilhosa. Dei muitas gargalhadas. E, não entendi como seu aparelho telefônico portátil foi interrompido!
    Liga de volta, gostaria de saber mais sobre os afazeres pascoais da Dona Miquelina, seus trabalhos assistenciais e sua vida de beata zelosa.
    Será que seu garboso e vigoro esposo, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto não organizaria uma festinha para os pupilos de minha escolinha. Eu ficaria muito contente em poder acionar as possantes e roliças mangueiras de seu veículo expelindo água entre a meninada. Rsssssss
    Um forte abraço
    Nelson

    Ah! Consulte a Dona Miquelina se ela me aconselha colar meu telefone portátil na função vibrador. Esta função é segura? Diga-lhe que sou um jovem mancebo donzelo que sonha casar de branco com flor de laranjeira na lapela.

    ResponderExcluir
  7. Cara amiga Nivia Andres!
    É sempre alvissareiro tê-la com incentivadora para que as Epístolas Paulianas não parem de vir à luz!!!! A Dona Miquelina também é sua fã de carteirinha!
    Caloroso abraço! Saudações epistoloianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Nelson!
    A Dona Miquelina é muito impulsiva e sempre interrompe a ligação de supetão...
    Ela ficou lisonjeada com suas gentis palavras e disse que seu sonho tornar-se-á um fato com celeridade, porque o grande amor da sua vida está chegando...
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  9. Ana Célia de Freitas25 abril, 2011 13:18

    Olá Meninooooooooooooooo.
    Essas epístolas,sem dúvida,eu já estava com saudades,e a dona Miquelina pelo jeito anda te atormentando como sempre,e as rosquinhas,estavam gostosas?
    Assim que sair o 1ºvolume de epístolas paulianas, faço questão de adquirir um,e claro,autografado e com dedicatória desse grande amigo, que tem uma inteligência enorme.
    Beijossssssssssssssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Cara amiga Ana Célia de Freitas!
    Nossa querida amiga, a arguta jornalista Nivia Andres, sempre me incentiva a escrever mais Epístolas Paulianas! Caso o livro realmente saia do prelo faço questão de tê-la no lançamento!!!
    Agradeço sobremaneira os elogios e saiba que sempre fico honrado quando a vejo embarcando neste vagão do Expresso do Oriente!!! Não deixe de visitar a cabine da Agrado, porque ela tem coisas do arco-da-velha para lhe contar!
    Caloroso abraço! Saudações agradoianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir