Caros confrades/passageiros!
Acompanho uma página no Facebook intitulada "SP Antigo - Memória e Preservação".
Ontem, o confrade Vetus Lector publicou o imperdível comentário "São Paulo A Symphonia da Metropole", produzido em 1929 por Rodolfo Lustig e Alberto Kemeny!
Daqui a pouco teremos a grata satisfação de contar com um resenha primorosa do Detetive Pardal!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirApós ter lido o seu belo post o Inspector Pardal foi saber algo sobre este memorável filme e muito viu, até um belo cartaz que irá postar no facebook. Sâo Paulo a Symphonia da Metrópole é um documentário de longa-metragem, que há muito se pensava perdido, realizado pouco antes da chegada do cinema sonoro ao Brasil e da crise da bolsa em 1929, nos Estados Unidos. Documento sobre a São Paulo que, nos anos 1930, tornava-se uma das maiores cidades do mundo. Considerado o marco inicial de uma tradição paulista, o cinema urbano, o filme mostra a moda, os esportes, os monumentos públicos, a industrialização, fatos históricos, expansão do café, educação e o burburinho do cotidiano. Inspirado no clássico alemão ''Berlim, Sinfonia de uma Cidade'' (1927), de Walter Ruttmann.
A suíte São Paulo – A Symphonia da Metrópole, criada por Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski, busca dar expressão a esse dinamismo que o filme apresenta combinando sonoridades e efeitos musicais ao vivo.
Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski criaram a música para este filme em 2007, em uma temporada no Cine SESC. Já se apresentaram em diferentes locais como o Auditório do Museu do Louvre em Paris e a Cinemateca de Jerusalém em Israel.
Nesta temporada, convidaram o ator Paulo César Pereio para intervir com textos que comentam e enriquecem a narrativa do filme, e também o acordeonista Toninho Ferragutti que irá incorporar uma nova palheta de sons à música.
Abraço amigo, saudações paradalescas
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirSabia que o Detetive Pardal nos brindaria com um relato pormenorizado deste precioso documentário!
Caloroso abraço! Saudações paulistanas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Sem dúvida que vale a pena aguardar pelo comentário do nosso amigo António Cambeta, baseado nas investigações do detective Pardal ! rsrs
ResponderExcluirFiquei impressionado pela grandeza desta cidade já em 1929 ! Creio que seria a maior cidade do Brasil ! (?)
Abraço ! :))
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirComo sei do seu grande apreço pela inigualável cidade do Porto, também sinto o mesmo apreço pela minha amada cidade de São Paulo!
Caloroso abraço! Saudações bairristas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Não consigo ver as imagens :(
ResponderExcluirAquele abraço!
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirLamento saber que você não consegue ver o documentário.
Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP