Caros confrades/passageiros!
Apesar da minha mobilidade reduzida é sempre
um deleite inefável quando tenho a prerrogativa de visitar a Pinacoteca
do Estado de São Paulo!
CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Alem da sua excelente "reportagem" sobre a Pinacoteca, não deixei de procurar no Google mais dados :
ResponderExcluirhttp://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/
Calculo que deve ter sido um dia muito bem passado nessa visita !
Abraço, amigo João Paulo ! :))
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirRealmente foi um dia deleitante!
Agradeço a gentileza em publicar o endereço eletrônico da Pinacoteca do Estado de São Paulo!
Caloroso abraço! Saudações pinacotecaianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirTal como referiu nosso comum amigo Rui da Bica deve ter passado um óptimo dia nesse maravilhoso local.
Em Macau eu fui um dos primeiros leitores da Biblioteca de Macau, porém nos dias de hoje tudo mudou, infelizmente para pior, pouco existe de português para se ler.
Segundo vim a saber esse local é algo de belo, e de parabens estão os dirigentes culturais.
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.
O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência, do então Museu do Estado, hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo, de 26 obras de importantes artistas que atuaram na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Atravessou seu primeiro século de atividades acumulando realizações e formou um significativo acervo, hoje com cerca de nove mil obras. Passou por uma marcante transformação assumindo-se, gradativamente, como um museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo, com destacada presença no cenário artístico do País.
A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostra de longa duração de nosso acervo. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria. Desde 2006 é administrada pela APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura.
O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística.
Penso que o meu Estimado Confrade que adora saber coisas do passado de sua amada cidade o Centro de Documentação e memória muito terá para lhe oferecer.
Centro de Documentação e Memória
Largo General Osório, 66 - Centro
Tel. 11 3335 - 4990
Abraço amigo
Amigo Cambeta,
ResponderExcluirAproveito o blogue do nosso Amigo João Paulo de Oliveira para lhe aconselhar uma visita à Ecoteca do IACM
E à Biblioteca no edifício sede do IACM.
Grande abraço e votos de bfds Amigo João Paulo de Oliveira.
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirLamento saber que a Biblioteca de Macau não disponibiliza novas publicações em Português!
Tenho certeza que você também apreciaria sobremaneira visitar a Pinacoteca do Estado de São Paulo!
Caloroso abraço! Saudações culturais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro Amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirAguardaremos com expectativa as reportagens do nosso amigo Cambeta alusivas as visitas sugeridas por ti!
Agradeço e retribuo os auspciosos votos!
Caloroso abraço! Saudações apreciadoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilsutre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirO nosso comum amigo bem informou, eu conheço ambas as bibliotecas, a que está sediado no IACM, o que contêm são livros bem velhinhos que se podem consultar, ao contrário de antigamente onde havia livros de todo o género.
Sobre a Ecoteca não sei onde fica, mas aquela que é hoje a Biblioteca Centra, sita ma Av. Conselhieor Ferreira de Almeida, possui poucos livros em português, eu desde longa data que sou rato das bibliotecas de Macau e cada vez que lá vou mais triste fico.
Obrigado pela informaçáo do nosso amigo Pedro Coimbra
Abraço amigo
Caro Amigo António Cambeta!
ResponderExcluirLamento saber do que ocorre com as bibliotecas de Macau.
Caloroso abraço! Saudações leitoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP