O Sermão da montanha
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- “Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...”
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
Quais são os objetivos gerais e específicos?
Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
Caros(as) confrades!
Minha querida amiga Fátima Ribeiro, que também é minha parceira de ofício, enviou-me esta sátira, que desvela sem titubear o sistema educacional da contemporaneidade, onde o desvalido regente que tem como premissa mediar e facilitar a aprendizagem dos seus regidos, conduzindo-os para o interminável e fascinante mundo do conhecimento, se depara com conflitos de interesses dos regidos, que denotam os percalços que ele encontra para cumprir o rol de atribuições atinentes ao seu árduo/fascinante ofício, além de enfrentar um sistema de ensino, que sempre o culpabiliza quando o aluno não avança nas competências leitora e escritora!!!!...
Minha também querida amiga Cristina Fonseca teve a gentileza de enviar-me as ilustrações desta postagem!!!!!...
Valha-nos Padroeira dos Regentes Desvalidos, Desmoralizados, Desmotivados, Combalidos, Endividados e Mal Remunerados!!!!... O que nos espera?!...
Max!!!!... Retire da minha dvteca as imperdíveis películas "To Sir, with Love", "Educating Rita","Freedom Writers, que no nosso idioma foram intituladas: "Ao Mestre com Carinho", "O despertar de Rita" e "Escritores da liberdade", que versam sobre os desafios e entraves, que interferem nas aprendizagens dos regidos e como os regentes conseguiram driblá-los para cumprirem sua função precípua!!!!...
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