O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Película manoelina: "O Gebo e a Sombra"

Caros confrades/passageiros!
Assisti, no período vespertino no Cinesc, que fica na rua Augusta, mais uma imperdível película do nobilíssimo cineasta luso Manoel de Oliveira!
Este centenário cineasta tem admiradores e não admiradores. Sou do time manoelino.
Fiquei intrigado quando a Candidinha pede biscoito para a Doroteia e quando ela traz os biscoitos deixa-os numa outra mesa e continuam o colóquio!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Caloroso abraço! Saudações manoelinas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira

Um ser vivente em busca do conhecimento

8 comentários:

  1. Amigo João Paulo de Oliveira,
    Não gosto, nem um bocadinho!!, de dois símbolos da cultura portuguesa contemporânea - Manoel de Oliveira e José Saramago.
    Aquele abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Prof
    Manoel de Oliveira e um cineasta reconhecido internacionalmente,mas que nao agrega muitos partidarios no nosso pais.
    Saramago teve a sorte de se juntar com uma grande jornalista, que soube levar o seu nome alem-fronteiras!
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Manoel de Oliveira ainda em pleno activo com 105 anos de idade, teve que passar uns dias em internamento hospitalar e não dizia outra coisa senão, "quero ir embora daqui, que tenho muito trabalho pela frente, lá fora" ! rsrs
    Admiro-o como homem de garra !
    Curiosamente não é muito apreciado em Portugal ! ... Acha-se que os seus filmes são muito "parados" !
    Fala-se por aqui em José Saramago. Tal como o Pedro Coimbra (mas eu vou mais longe), detesto-o e não consigo apreciar a sua escrita.
    Em 1975 após a Revolução, sendo ele um "dito democrata" (era comunista). Foi chamado para um dos lugares de topo de um dos grandes jornais portugueses ! Como "verdadeiro democrata", uma das suas primeiras atitudes, foi despedir 23 jornalistas, sem quaisquer direitos, que não simpatizavam o suficiente com as suas "ideias extremistas" ! ... e assim, nasceu um grande revolucionário, "grande democrata" e escritor/jornalista "suspeito", pelas notícias publicadas naquele jornal !
    "Levado ao colo" pelo PCP, foi tendo visibilidade internacional !

    Abraço ! :))
    .

    ResponderExcluir
  4. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Ainda não tive oportunidade de ver este maravilhoso filme, mas fui saber algo sobre o mesmo.

    Apesar da idade e do cansaço, Gebo persegue a sua actividade de contabilista para sustentar a familia. Vive com a mulher, Doroteia, e a nora, Sofia, mas é a ausência do filho, João, que os preocupa.
    Gebo parece esconder algo em relação a isso, em particular a Doroteia, que vive na espera ansiosa de rever o seu filho. Sofia, do seu lado, espera também o regresso do marido, ao mesmo tempo que o teme. Subitamente João reaparece e tudo muda.


    Bio-filmografia do realizador




    Manoel Pinto Cândido de Oliveira, nascido 11 de dezembro, 1908 em Cedofeita, Porto. Começou a trabalhar em filmes no final dos anos 20. Desde 1980 tem sido um dos realizadores mais prolíficos e continua, com mais de 100 anos, a fazer uma média de um filme por ano. É tido como o realizador em actividade mais antigo do mundo. Também é o único cineasta cuja carreira se estende da era silenciosa para a era digital. Entre os inúmeros prémios que recebeu contam-se dois Leões de Ouro de Carreira do Festival de Cinema de Veneza.

    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo Pedro Coimbra!
    Neste quesito estamos em times diferentes.
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  6. Cara confrade Beatriz de Bragança!
    Sou fã de carteirinha dos dois nobilíssimos lusos citado por ti!
    Quando a existência do notável escritor José Saramago cessou enviei uma missiva para a Fundação José Saramago dando conta da minha desolação pelo óbito do inigualável escritor e prontamente recebi a resposta da Pilar del Rio agradecendo o alento.
    Caloroso abraço! Saudações manoelinas/saramagoianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  7. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Tenho ciência que os seus patrícios amam ou detestam os dois ilustres cidadãos lusos citados por você, que deixaram marcas indeléveis entre nós.
    Creio que vem bem a calhar o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade".
    Caloroso abraço! Saudações filosóficas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir
  8. Caro Amigo António Cambeta!
    Já que você também é um manoelino não deixe de assistir esta película!
    Caloroso abraço! Saudações manoelinas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderExcluir

Google+ Badge