O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que nos espera?!...




Caros(as) confrades!
Cada dia que passa fico mais aturdido com o que acontece na nossa amada Pátria, que ainda tem palmeiras e sabiás. Que decepção ver o nosso Mandatário Maior do Poder Executivo no âmbito Federal fazer conchavos políticos em nome da governabilidade, que tornam letra morta os princípios norteadores do partido político que ele pertence. Que horror, vê-lo apertar a mão e aparecer todo sorridente ao lado do Fernando Collor de Mello ("ex-presidente"), que tantas desgraças trouxe a milhares de patrícios com o famigerado Plano Collor... Que constrangimento vê-lo visitar Cuba num momento que um preso político acabara de falecer em consequência de uma greve de fome... Que exasperação que dá ao saber da declaração feita por ele, que apregoa a investigação circunstanciada do "Mensalão" somente após o término do seu mandato... Estou numa inquietação exacerbada, porque no ano em curso temos que decidir qual será o próximo Presidente da República Federativa do Brasil! Votar na candidata dele JAMAIS, na criacionista Marina Silva NEM PENSAR... No viés deste reles escrevinhador outonal a única candidatura factível é do Governador José Serra, que faz uma administração austera, gerindo os recursos públicos de forma a tornar o meu amado Estado de São Paulo cada vez mais enxuto e pujante, tendo uma vida pública pautada pela lisura e transparência! Tenho ciência que ao tornar de domínio público minha predileção pela candidatura do Governador José Serra muitas portas fecharão, mas certamente outras abrirão, porque não dá mais para ficar em cima do muro!!!... Considero de bom alvitre enfatizar que não sou filiado ao PSDB, mas sempre votei nos saudosos patrícios Franco Montoro e Mário Covas (que deixaram marcas indeléveis...) e é claro no vigoroso Fernando Henrique Cardoso (que saudades da Prof Dr Ruth Cardoso, aquela sim uma primeira dama que enaltecia nossa amada Pátria, sendo inimaginável vê-la como "paisagem"...)!!!...
Espero que esta breve consideração faça os(as) caríssimos(as) confrades refletirem em qual candidato(a) votará, porque como escreveu a nossa querida e saudosa Cecília Meirelles no poema "Ou isto ou aquilo", estamos a vida inteira escolhendo!!!...
Eu já escolhi e você?!...
O que nos espera?!...
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

Ou isto ou aquilo
Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Ou isto ou aquilo, Editora Nova Fronteira, 1990 - Rio de Janeiro, Brasil

10 comentários:

  1. Ainda não optei por ninguém. Estou tão desanimada dessa politicalha que não tenho vontade de votar em ninguém. De repente, aquele canditado que você considera probo, acaba aparecendo em alguma irregularidade administrativa. A vontade que dá é rasgar meu titulo de eleitora.Mas respeito suas opiniões e prometo analisar melhor esta possibilidade de votar em alguem, com ficha mais limpa, em vez de anular o voto.
    Mesmo porque quem não vota, não tem direito a reclamar depois.
    abçosss

    ResponderExcluir
  2. Cara confrade e amiga Cristina Fonseca!
    Compreendo seu desalento, que também é o meu, mas não podemos perder de vista qual das candidaturas atende nossos anseios! Espero sinceramente que você escolha um(a) candidato(a) que mais se aproxima do que você espera para a nossa amada Pátria, afastando definitivamente a possibilidade de anular ou votar em branco!
    Eu já fiz minha escolha!
    Caloroso abraço!!!... Saudações democráticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Esperamos que o amor a pátria supere o egoísmo. Uma união entre Serra e Aécio, salvaria o país de uma catastrófica mudança de regime.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo articulista dos articulistas J. Morgado!
    Sinto-me honrado com sua ilustre visita!!!!...
    Desejo intensamente que suas sábias palavras tornem-se um fato!
    Volte sempre!
    Caloroso abraço! Saudações democráticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Caro João, falar de política em nosso país requer uma reflexão minuciosa de nossa pouca história. É preciso levar em conta como fomos colonizados, a europeização de nossa cultura e a dominação política, econômica e cultural de setores mais conservadores, que fizeram do nosso país quintal de suas casas e de nosso povo gentis servos. Mas, graças a Deus, estamos em transição. Não há capangas na esquina; analfabetos já podem votar e até ser eleitos ao poder; o negro, o índio, o mulato e outras minorias já conseguem ter voz e expressar livremente sua cultura, sem ter vergonha; até o INSS reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo (que maravilha! rss); o “voto de cabresto” não se ouve falar; e já não se vende a alma por um prato de comida. O Brasil cresceu, e mesmo que outros digam o contrário, melhorou e é ouvido entre todas as nações. Somos um país com futuro. Mas como eu disse estamos em transição, ainda há muitos resquícios do passado, muito a fazer, muito a aprimorar para crescermos mais e mais e quem sabe chegarmos à sociedade ideal (precisamos de sonhos utópicos). Na minha pouca idade, 42 anos, nunca vi, ouvi e nem li sobe um Brasil melhor. Caminhamos hoje bem melhor do que nossos antepassados. Quanto ao governo atual tenho minhas ressalvas, mas diante de um governo analfabeto, como muitos dizem por ai, ele conseguiu gerenciar e melhorar o Brasil melhor do que o mais aptos dos doutores que lhe antecedeu. Para comprovar o que lhe digo basta ver nossos indicadores sociais e econômicos: nunca foram tão positivos. A continuidade deste governo com a ministra Dilma ainda não quero me posicionar. Sei de suas competências e sei também que poderá fazer um bom governo, desde que reveja sua base de aliados. A Marina é o contrapeso da política necessária. Precisamos da esquerda, mesmo que radical, para que haja ganhos políticos (lembre-se dos movimentos sindicais radicais dos metalúrgicos nos anos 70 e 80, quantos ganhos políticos e trabalhistas eles nos trouxeram, até um presidente, rsss). Quanto ao Serra sei de suas habilidades e não tenho dúvida de sua honestidade, mas eu educador não posso me manifestar ao seu favor. É lamentável o estado que se encontra a educação no estado de São Paulo (veja os dados do SARESP): herança de vários anos de PSDB. E, ao contrário do que dizem as propagandas, as escolas estão sucateadas, os professores desmotivados e os alunos perdidos. Hoje, alunos e professores são obrigados a seguir uma cartilha, mal elaborada, com muitos erros, não há uma sistematização de conteúdos e que só tem contribuído para a perda da autonomia, criatividade e identidade dos professores. Analisando dados educacionais entre os estados do sul e sudeste São Paulo apresente os piores indicadores. Na avaliação do SARESP em 2008, a escola de Ensino Médio com o melhor resultado em Matemática apenas 9% dos alunos apresentavam desempenho satisfatório e a avaliação de 2009, ouvi ontem na televisão que ficou inferior ao ano passado. A culpa será do aluno, que não aprende ou será do professor que não ensina? A culpa, é modelo de gestão educacional e do compromisso que se tem. Hoje tenta-se criar um verdadeiro apartheid entre os educadores: políticas de bônus e evolução colocam educadores uns contra os outros e não mede o verdadeiro desempenho do educador em sala de aula. É lastimável ouvir da própria Secretaria de Educação na mídia: “agora todos os professores serão avaliados e os melhores classificados ganharão mais e poderão escolher as melhores escolas”. Minha concepção de avaliação não aceita prêmios e nem castigos, mas avaliar para aprimorar o processo. E a equidade de direitos, a escola da periferia não merece bons professores? Por isso caro João não posso compactuar que este governo e acho prematura sua escolha. Se posicionar sempre, mas às vezes precisamos de cautela, não vejo que tenha de ser, no momento político, "Ou isto ou aquilo”. As escolhas não podem ser 8 ou 80, mas ponderadas no processo. A te o meu carinho, Nelson

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo amigo e parceiro de ofício Nelson Pedro!
    Sempre fico jubiloso quando você embarca no meu vagão do Expresso Oriente e mais ainda ao vê-lo externar o que pensa!!!... Você que também faz parte de uma equipe gestora na municipalidade paulistana sabe como está dificílimo cumprir nosso função precípua, que é tornar um fato a aprendizagem de todos os usuários da escola pública. É evidente que o sistema de ensino gerenciado pelo Estado é muito mais complexo, porque é uma rede de ensino gigantesca, que atende milhões de paulistas e tem um Quadro do Magistério maior que muitas cidades brasileiras médias. Isto posto, no meu viés acho temerário defender a equidade, porque como é do seu conhecimento a rede pública tem excelentes profissionais, mas também tem aqueles que nada fazem para o seu aprimoramento profissional e alegam condições inóspitas de trabalho para os afastamentos constantes. Como defender as mesmas vantagens funcionais pecuniárias para aqueles que ao primeiro "espirro" conseguem licenças para tratamento de saúde por semanas seguidas? Enfim, acho que o Governo Serra foi destemido ao mexer num "vespeiro", que é o corporativismo exacerbado, que tenta a todo custo manter a equidade, sem levar em conta a formação permanente do regente. Respeito seu viés, mas de modo algum considero prematura minha decisão em tornar de domínio público minha escolha, porque das candidaturas que se apresentam a mais factível é do nosso Governador José Serra!!!!... Oxalá, ele faça parceira com o Governador Aécio Neves, porque são duas lideranças imbatíveis!!!...
    Além disso não considero prematura minha decisão, porque somos pessoas que ocupamos cargos públicos e como somos muito conceituados na nossa área de atuação não dá mais para ficamos sentados em cima do muro!!!!!...
    Forte abraço!!!!... Saudações democráticas e pedagógicas!!!!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    PS - Lembra daquela viagem quando minhas meias desapareceram naquele local de uma rua portenha?!... KKKKK

    ResponderExcluir
  7. Nem vou mexer nesse "vespeiro" rsrsrs
    Até breve
    João

    ResponderExcluir
  8. Caro confrade e amigo João!
    Que tal nos brindar com uma crônica no seu imperdível espaço cibernético de cunho "Ou isto ou aquilo" e no final colocar uma receita que tenha como ingrediente mel?!...
    Caloroso abraço!... Saudações democráticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  9. ANA CÉLIA DE FREITAS.02 março, 2010 21:09

    Olá Meninoooooooooooooooo.
    Para ser sincera,estou bastante desanimada dessa raça política,sempre fui bastante perspicaz,odeio político,mas amo política e acompanho o máximo,mas nunca sabemos tudo,sinceramente ainda não optei por ninguém,confesso assim como nossa amiga Cristina,ás vezes tenho vontade de rasgar meu título,confesso que mesmo escolhendo e procurando saber sobre o candidato,já me decepcionei muito,vou estudar direitinho e tentar escolher um bom candidato,as vezes fico pensando:Não sabemos votar,merecemos o governo que temos,ou são todos farinha do mesmo saco?
    Parabéns,amo Cecília Meireles:ou isto ou aquilo... Na política: ou este ou aquele?
    Abraçossssssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  10. Caríssima confrade e amiga Ana Célia de Freitas!
    Acho que todos nós esperamos intensamente fazer a escolha certa!!!... Eu já fiz a minha escolha!!!...
    O que nos espera?!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir