O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Reminiscências de um andreense outonal


Caros confrades/passageiros.

Tive um dia atribulado, mas não considero de bom alvitre tornar de domínio público mais uma aniquilante decepção com uma descendente...
Como a boneca Emília me tem em alta estima e consideração pediu ao Marquês de Rabicó, sete pitadas do poderoso pó de pirlimpimpim e depois, que os aspirei de uma só vez, estava abraçado com a minha dileta e saudosa tia, a distinta Sra. Noêmia de Oliveira Fabbrini (1916-2001), que me consolava e dizia:

- "Joãozinho, filhos criados, trabalho dobrado, entregue na mão de Deus"...

O pior que não posso dizer para a tia Noêmia, nem numa divagação, que me tornei incrédulo...

Mas, como dizia, a Sally Bowles: "A vida é um Cabaret":

LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!



Ainda bem que para atenuar minha grande decepção fui retirar o resultado da biópsia da cirurgia que fiz no dedo indicador esquerdo, que para o grande desgosto daquelas asseclas da fábula da "Raposa e as Uvas", o diagnóstico foi de um tumor benigno.

Aproveito o ensejo para agradecer sobremaneira meus queridos amigos e alguns entes queridos que me desejaram pronto restabelecimento na pequena cirurgia que fiz no dedo da mão esquerda, porque o resultado da biópsia foi benigno.

Depois, para comemorar que ainda não estou no bico do corvo, fui à imperdível Livraria Alpharrabio, onde encomendei o livro "Kuba nos Trópicos, que recebi de mimo do meu estimado amigo, o confrade/ memorialista Oswaldo Soto e perdi numa das minhas incontáveis idas à Sessão do Clube do Professor, que acontece todos os sábados, às 11 horas, no Espaço Itau de Cinema... 

Infelizmente minha estimada amiga Dalila Teles Veras não me recebeu calorosamente, porque estava de repouso, na sua residência, devido a um momentâneo problema de saúde. A sua cunhada, que carinhosamente chamamos de Maninha e a também atenciosa funcionária, que este caquético e mofado Professor Tierneyano não lembra o nome, bem como o Hugo deram-me atendimento personalizado.

Ao sair da encantadora Livraria adentrei na minha máquina rodante que estava estacionada na Rua Antônio Bastos, que fica na Vila Bastos, uma típica vila andreense de classe média, e me encantei ao me deparar com esta encantadora residência térrea, provavelmente construída na década de 40, do século passado, plenamente conservada e é meu número e com muito gozo aceito permutar - sem titubear - esta encantadora residência, pela a casa que temos na cidade de Guarujá com 115 metros de área construída e 300 metros de área, que precisa de reparos, mas está localizada num local também valorizado cercada de área verde com uma queda d'água em frente, que vira cachoeira e deságua na Praia das Pitangueiras em dias de chuvas torrenciais.

Ao retornar a minha amada cidade de Diadema, que tem um alcaíde, que não dá a devida atenção a visita inesperado de um nobilíssimo cidadão centenário, o nosso querido João Gava, cheguei no Corredor ABD, que costumeiramente neste horário está congestionado e o nadá, para, anda é a tônica. Meu consolo foi avistar, após o viaduto, da Avenida Caminho do Mar, o imponente condomínio que minha querida amiga, a confrade/memorialista Marcia Zanusso reside.

Este foi mais um dia (ou seria menos um dia) de um reles escrevinhador outonal, insulso professorzinho primário aposentado e coordenador pedagógico aposentado, que está a espera do bico do corvo num dia incerto e não sabido.

Para encerrar estas minhas entediantes considerações trago à baila outra performance supimpa do inesquecível Bob Fosse (1927-1987), que deixa patente que a vida é bela e o show deve continuar!

Mais uma vez:

LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!



Caloroso abraço. Saudações andreenses/guaruajaenses/diademenses.

Até breve...

Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

3 comentários:

  1. Concentre-se nas boas notícias e tente colocar de lado as decepções, Amigo João Paulo de Oliveira.
    A minha avó tinha o hábito de dizer exactamente o que a sua tia dizia.
    E a minha mãe conservou esse hábito.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo Pedro Coimbra.
    Concordo plenamente com sua pertinente recomendação.
    Caloroso abraço. Saudações ponderadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo Pedro Coimbra.
    Concordo plenamente com sua pertinente recomendação.
    Caloroso abraço. Saudações ponderadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderExcluir