CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Película: "Hush... Hush, Sweet Charlotte" - "Com a Maldade na Alma"!!!!!!!!
Caros(as) confrades!
Encontrei na íntegra, com legendas em espanhol, a inquietante e imperdível película "Hush... Hus, Sweet Charlotte", que entre nós intitula-se "Com a Maldade na Alma", que o cineasta Robert Aldrich dirigiu em 1964. A inesquecível Bette Davis está magnífica personificando Charlotte Hollis!!!!!!!!!!
A seguir transcrevo a resenha, tendo como fonte a Wikipédia:
"Charlotte Hollis (papel de Bette Davis) é uma aristocráta idosa e rica, vivendo em uma mansão decrépita na zona rural da Louisiana, pertencente a sua família desde os tempos da Guerra Civil Americana. No entanto, a Comissão de Estradas de Rodagem da Louisiana pretende demolir a mansão, abrindo passagem para uma nova rodovia através da propriedade.
Indignada, Charlotte resolve resistir à desapropriação, lutando com todas as suas forças contra a decisão legal e recorrendo até ao uso de um rifle. Temendo uma tragédia, os operários convocados para a demolição da casa resolvem desistir e abandonam temporariamente o terreno.
Para toda a cidade, Charlotte encarna a figura do "louco da aldeia", personagem tão comum em filmes americanos, que assusta criancinhas e que é tido como capaz de perpetar as piores barbaridades. A verdade é que Charlotte realmente foi pivô, há cerca de trinta e sete anos atrás, de uma grande tragédia.
Em 1927, seu amante, John Mayhew (Bruce Dern), um homem rico e casado com Jewel Mayhew (Mary Astor), tem a cabeça e uma das mãos cortadas por um cutelo durante um baile dado na casa de Samuel Eugene "Big Sam" Hollis (Victor Buono), pai de Charlotte. Quando Charlotte surge no salão, com o vestido sujo de sangue, torna-se a principal suspeita do crime mas, em parte pela falta de provas concretas, em parte pelo poder de Sam, que morre um ano depois, nada acontece com ela. Charlotte fica, no entanto, eternamente marcada como a assassina do amante. A partir desse fato, sua saúde mental fica comprometida. Quem cuida dela é Velma Cruther (Agnes Moorehead), uma fiel criada.
Coincidindo com o despejo de Charlotte da mansão, a cidade recebe dois novos visitantes, ambos ligados ao destino de Charlotte. Um é Mr. Harry Willis (Cecil Kellaway), um velho investigador de seguros do Lloyd's de Londres, ainda interessado em apurar fatos do "caso Mayhew", e que é fascinado por ele. O outro é Miriam Deering (Olivia de Havilland), uma prima pobre de Charlotte bem mais nova que ela, que morara na mansão durante sua infância. Ela é chamada por Charlotte para ajudá-la na batalha judicial que pretende abrir contra a Comissão de Estradas. Ao voltar, retoma seu relacionamento com o Dr. Drew Bayliss (Joseph Cotten), o médico local que cuida do estado debilitado de Charlotte.
No entanto, mesmo com a presença de Miriam, a saúde mental de Charlotte deteriora-se dia após dia, agravada por estranhas visões e ocorrências bizarras envolvendo os personagens da tragédia de anos atrás e abrindo as portas para a possibilidade de uma nova tragédia.
Elenco
* Bette Davis .... Charlotte Hollis
* Olivia de Havilland .... Miriam Deering
* Joseph Cotten .... Dr. Drew Bayliss
* Agnes Moorehead .... Velma Cruther
* Cecil Kellaway .... Harry Willis
* Victor Buono .... Big Sam Hollis
* Mary Astor .... Jewel Mayhew
* Bruce Dern .... John Mayhew
* George Kennedy .... Foreman"
Sempre que revejo esta película tenho outros viéses e fico estarrecido até que ponto a maldade, a calúnia, a inveja, o ódio, podem alicerçar as relações humanas...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Teacher,
ResponderExcluirPor que será que em quase todas as películas de Bette Davis tem uma escada de corrimão, hein?
Caro amigo João!
ResponderExcluirCreio que é para nos deixar na expectativa se ela vai deslizar no corrimão!!!!...
Caloroso abraço! Saudações davisianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP