CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Aprendendo a ler!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
Caros(as) confrades!
Estou num estado de deleite inefável, porque minha amada neta, que já completou seis, está começando a aprender a ler!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!... Fico encantado em vê-la também radiante no processo inicial de leitura. Meu desejo intenso é que ela se torne uma leitora voraz e apaixonada pelos livros, a exemplo do personagem Bastian Baltasar Bux:
"A história sem fim
As paixões humanas são misteriosas e as das crianças não o são menos que as dos adultos. As pessoas que as experimentaram não as sabem explicar, e as que nunca viveram não as podem compreender. Há pessoas que arriscam a vida para atingir o cume de uma montanha.(...) ou sacrificam tudo por uma ideia fixa que nunca se pode realizar.(...) Em suma, as paixões são tão diferentes quanto as pessoas.
A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros. Quem nunca passou tardes inteiras diante de um livro, com as orelhas ardendo e o cabelo caído sobre o rosto, esquecido de tudo o que o rodeia e sem dar conta de que está com fome ou com frio.(...)
Quem nunca se escondeu embaixo dos cobertores lendo um livro à luz de uma lanterna, depois de o pai ou a mãe ter apagado a luz, com o argumento bem-intencionado de que já é hora de dormir?(...)
Quem nunca chorou, às escondidas ou na frente de todo mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim?(...)
Quem não conhece tudo isto por experiência própria provavelmente não poderá compreender o que Bastian fez em seguida.
Olhou fixamente o título do livro e sentiu, ao mesmo tempo, arrepios de frio e uma sensação de calor. Ali estava uma coisa com a qual tinha sonhado muitas vezes, que tinha desejado muitas vezes desde que dele se apoderara aquela paixão secreta: uma história que nunca acabasse! O livro dos livros!
Michel Ende, in A História Sem Fim"
Que a deusa da Justiça e da Sabedoria a tenha como pupila sempre!!!!!...
Max!!!!!!... Traga meus sais centuplicado!!!!!...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"O que se precisa para que uma criança fique ávida por aprender a ler não é o
ResponderExcluirconhecimento sobre a utilidade prática da leitura, mas uma viva fé de que,
sendo capaz de ler, se lhe abrirá um mundo de experiências maravilhosas,
permitindo-lhe se livrar da sua ignorância, compreender o mundo e tornar-se
senhora do seu próprio destino (BETTELHEIM; ZELAN, 1984, p.49)"
A pequena Ana Carolina já está nesse caminho.
Parabéns!!
Cara confrade e amiga Cristina Fonseca!
ResponderExcluirEste é meu desejo intenso!
Caloroso abraço! Saudações Saramagoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Prezadíssimo amigo!
ResponderExcluirA melhor maneira de demonstrarmos nosso amor por nossos filhos, netos e sobrinhos é, certamente, utilizarmos nossas melhores competências para despertar-lhes o desejo pelo conhecimento, que se consagra, inicialmente, no gosto pela leitura, na curiosidade espantosa e benfazeja que revelam os pequeninos ao decifrarem as primeiras letras do alfabeto, juntando as sílabas, formando palavrinhas e organizando as frases! Isso é soberbo!
Tenho notado e agora comprovo, emocionada, por meio de imagens, que o Senhor é um avô dedicado e amoroso com sua belíssima netinha que, desde tenra idade, conta com o seu extremo cuidado e carinho ao revelar-lhe os primeiros mistérios dos livros, nossos amigos inseparáveis. Existe melhor e maior patrimônio e herança? Por certo que não!!! Nosso legado não tem cifras nem números. É amor puro!
Parabéns por sua extraordinária dedicação! Sua netinha será uma grande mulher!
A propósito, lembro-me, agora, de uma bela frase do nosso querido escritor José Saramago, do livro Memorial do Convento: "O mundo de cada um é os olhos que tem". Quando a visão é larga, não há horizonte que nos detenha...para isso precisamos do conhecimento e dos instrumentos que ele nos concede para que possamos construir vida plena. É isso que o Senhor está fazendo por sua netinha - ajudando-a a voar para muito além do horizonte, lugar que o Senhor já conquistou, faz tempo, com a sua sede divina de saber e conhecimento, nunca saciada, sempre alimentada.
Meus cumprimentos e desejo renovado de saúde, paz e harmonia para todos os seus!
Caríssima amiga Nivia Andres!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado pelo alentador e erudito comentário!!!!...
Estou de pleno acordo que o maior bem que podemos legar para os nossos entes queridos é o amor pelo conhecimento!!!!...
Caloroso abraço! Saudações especulas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP