O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sábado, 30 de setembro de 2017

Antídoto

O melhor antídoto para atenuar as atribuições e atribulações do cotidiano é ficar sob a égide dos irmãos Lumière e Dionísio.
Max.



sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Roda de Conversas de Memória

Caros confrades passageiros.
A Roda de Conversas de Memória "batateira" foi memorável. 
O tema de hoje foi o Tricentenário da chegada dos Beneditinos na nossa região. 
O palestrante foi o escritor e jornalista Ademir Medici, um incansável paladino em prol da nossa combalida memória.
Também estavam presentes o alcaide Orlando Morando, o Secretário Adjunto Adalberto Dal Guazzelli, bem como os memorialistas da Estância Turística de Ribeirão Pires, Octávio Davi Filho e Pedro Cordeiro. 
O Octávio me deu de mimo uma obra de arte da lavra da saudosa artista plástica Ester Mazzini e eu doei à Seção de Pesquisa e Documentação "batateira".
Parabenizo o Jorge Magyar, gestor-mor da Seção de Pesquisa e Documentação por ter auspiciosa iniciativa em doar ao Pró-Memória da Estância Turística de Ribeirão Pires um exemplar do livro da lavra do saudoso historiador Wanderley dos Santos (1951-1996), alusivo aos primórdios da Região do Grande ABC, publicado pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, graças a intercessão do Ademir Medici.
O Ademir discorreu - com primor - sobre o tricentenário da chegada dos Beneditinos na nossa região,bem como trouxe à baila datas comemorativas, sobre as origens das sete cidades, que não estão em consonância com fatos históricos.
Caloroso abraço. Saudações beneditinas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Los Angeles em 1949

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Caros confrades passageiros.
Esta fotografia, que eternizou um momento da já pujante cidade de Los Angeles, fez-me lembrar do imperdível filme noir "Criss Cross", aqui intitulado "Baixeza" e no reino distante além-mar "Dupla traição". 
Tenho este filme noir na minha dvdteca e pretendo revê-lo. A cena que disponibilizo, o então iniciante ator Tony Curtis (1925-2010) brilha - pela primeira vez - na fascinante Arte das Imagens em Movimento, numa excitante dança com a protagonista Yvonne de Carlo (1922-2007).
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Outro viés...


Caro Gustav von Aschenbach.

Eu te avisei que deveria retornar imediatamente, quando desembarcou em Veneza, mas você não deu trela para meu aviso.
Como lamento saber que embarcou de maneira compelida no Expresso da Eternidade...
Se te servir de consolo, o Tadzio também embarcou da mesma forma que você, décadas depois, no Expresso da Eternidade, caquético e solitário. 
Max...

domingo, 24 de setembro de 2017

Irmãzinhas


Caros confrades passageiros.
Carago, como dizem no reino distante além-mar, ontem,  estas irmãzinhas estavam a flanar num logradouro do bairro paulistano do Bom Retiro, bairro inicialmente - predominantemente - judaico e, na contemporaneidade, com a chegada dos gregos, coreanos, bolivianos e nordestinos tornou-se um bairro multifacetado.
Já para o Convento das Redentoras Humilhadas.
Max...
Caloroso abraço. Saudações atentas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Apesar de apreciar sobremaneira o Inverno, a Primavera me revigora...


Caros confrades passageiros.
Apesar de apreciar sobremaneira o Inverno, a Primavera me dá esperanças de dias revigorantes, como no auge da minha idade primaveril, quando tinha 14 anos, no ano de 1967, apesar de estar sob a égide dos malditos anos da dentadura, digo ditadura (1964-1985).
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá de reminiscências.
Caloroso abraço. Saudações primaveris.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimneto e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Amanhã começa a Primavera!




quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Obscanrantismo


Caros confrades passageiros.
Estou numa inquietação exacerbada como o avanço do obscurantismo.
Caloroso abraço. Saudações desveladas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Miniconto

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Depois que ela leu a missiva tornou-se uma pessoa amarga e cética.


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Boa semana


Caros confrades passageiros.
Na semana passada, visitei a muito bem conservada Paróquia da Nossa Senhora da Saúde, que está, bem próxima da Estação Santa Cruz do metrô paulistano.
Neste ano esta magnífica edificação sacra completa o 1° centenário.
Quase tive uma  recaída... 
Apesar da minha incredulidade, aprecio sobremaneira visitar edificações sacras, porque o espaço é propício para refletirmos sobre a nossa existência.
Fico sem chão quando penso que a vida é um fugaz interstício do nada ao nada.
Que a Padroeira do Pito Aceso nos tenha como pupilos sempre.
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de niilismo.
Caloroso abraço. Saudações niilistas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Gozo pleno das aposentadorias


Caros confrades passageiros.
Parece um sonho estar no gozo pleno das minhas merecidas aposentadorias, porque trabalhei desde o dia 23 de outubro de 1971 até o tão esperado dia da minha 2ª aposentadoria, que foi em 22 de outubro de 2014.
Apesar das artroses, hipertensão, refluxo, perda auditiva e...tenho aproveitado intensamente a nova etapa da minha existência, porque sou Conselheiro do Conselho do Patrimônio de Diadema, do Conselho Municipal de Educação de Diadema, partícipe das imperdíveis rodas de Conversas de Memória "batateira", Conselheiro da AME - Associação Amigos da Memória de São Bernardo do Campo, partícipe dos Congressos bienais do Congresso de História do Grande ABC, convidado para ser membro do Instituto do Patrimônio do ABC, Conselheiro dos Aposentados do SINESP - Sindicato dos Especialistas de Educação do município de São Paulo, associado do Clube do Professor, do Clube de Leitura e Cine Debate do SINESP, abelhudo eventual nas bem planejadas do atuante Conselheiro do Patrimônio de Mauá, comandante do vagão do Expresso do Oriente: joaopauloinquiridor.blogspot.com.br
Também aprecio sobremaneira viajar, visitar museus, edificações sacras (apesar da minha incredulidade), flanar, visitar sepulcrários, assistir peças de teatro. Também sou zelador de cinco jazigos no Cemitério-Museu de Vila Euclides e súdito do Honorável rei Dom Jorge I, Jorge Magyar, o Impoluto.
Em pensar que têm pessoas que estão quase no bico do corvo, que já poderiam estar aposentadas desde o fatídico dia que meu amado e saudoso Imperador Dom Pedro II (1825-1891), partiu para o exílio, para seu profundo desgosto, e não largam o "osso" de jeito nenhum.
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá de participação.
Caloroso abraço. Saudações aposentadas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Missiva publicada em periódico


Caros confrades passageiros.
É muito difícil lidar com pessoas radicais, porque elas têm a mais absoluta certeza que seus vieses são inquestionáveis, bem como desprezam interlocutores que não estão em consonância com suas convicções.
Caloroso abraço. Saudações tolerantes.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Radicalismo



No meu viés, asseclas do radicalismo, de esquerda ou de direita, padecem da nefasta cegueira branca. 
Max...

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Boa semana

Que a Padroeira do Pito Aceso nos tenha como pupilos sempre"

domingo, 10 de setembro de 2017

Chapeleiros

https://www.youtube.com/watch?v=FQNxZ4_XSkg

Caros confrades passageiros.
Por Chronos, como o tempo urge.
Assisti o imperdível curta-metragem "Chapeleiros", na TV Cultura, no ano do seu lançamento, que foi em 1983.
A duração do curta-metragem é de 24 minutos e 40 segundos.
Que tiver interesse em assisti-lo, na integra, gostaria que depois deixassem comentário no livro de bordo do vagão do Expresso do Oriente sob meu comando.
Caloroso abraço. Saudações chapeleiras.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sábado, 9 de setembro de 2017

Furacão Irma


Caros confrades passageiros.
Minha amada sobrinha Rosi Rodrigues fixou residência em Miami com sua esposa.
Elas fugiram para a cidade de Tallahassi, que fica próxima da fronteira do Estado da Georgia, com o escopo de se protegerem dos efeitos deletérios do furacão Irma, que no domingo vindouro, as previsões da metereologia, indicam que assolará Miami.
Espero que - depois da passagem deste cataclismo - elas retornem incólumes a Miami e encontrem o apartamento, que residem, sem danos.
Amada Rosi, sempre te amei, amo e amarei.
Mande um afetuoso abraço para minha também amada sobrinha Flávia!
Caloroso abraço. Saudações bem protegidas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.


sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Seresteiros de Diadema

Caros confrades passageiros.
Tenho a grata satisfação dar apresento os talentosos "Seresteiros de Diadema", que encantam sua legião de seresteirosianos.
Caloroso abraço. Saudações seresteiras.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Observatório Astronômico de Diadema


Caros confrades passageiros.
Estarei presente nesta imperdível visita ao Observatório Astronômico de Diadema.
Caloroso abraço. Saudações astronômicas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sábado, 2 de setembro de 2017

30º Natalício da Página Memória


Caros confrades passageiros.
O dia em curso é memorável, porque comemoramos o 30º Natalício da Página Memória, publicada diariamente no periódico Diário do Grande ABC.
Caloroso abraço. Saudações memorialistas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Setembro chegou!!!

Caros confrades passageiros.
Aprecio sobremaneira o mês de setembro, porque é neste mês começa a Primavera"
Sinto-me renovado nesta estação do ano!
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá primaveril.
Caloroso abraço. Saudações primaveris.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca, do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.