Caros confrades passageiros.
Fui um dos felizardos partícipes do 14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, realizado no município de Rio Grande da Serra do dia 10 até o dia em curso.
As atividades de hoje foram visitas a pontos turísticos da cidade, realizadas de manhã.
Foram três dias de muito aprendizado, onde historiadores, patrimonialistas, memorialistas, pesquisadores e demais pessoas afeitas a história e estudos regionais, se reuniram no Anfiteatro da cidade e tiveram a prerrogativa de assistir a imperdível Conferência, proferida pelo nobilíssimo Prof. Dr. José de Souza Martins, além das apresentações feitas pela renomada escritora e ativista cultural Dalila Teles Veras e o escritor e jornalista Ademir Medici, um incansável paladino em prol da memória regional, bem como Mesas onde renomados especialistas discorreram sobre temas relacionados a esta área do conhecimento.
Parabenizo a eficiência do Consórcio Intermunicipal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na idealização do Congresso.
Também parabenizo o sociólogo Jorge Magyar, gestor da Seção de Pesquisa e Documentação de São Bernardo do Campo e coordenador do Grupo Temático de História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, pelo empenho, competência, fleuma e agilidade em resolver os imprevistos ao coordenar as reuniões preparatórias do Congresso, bem como seu envolvimento pleno nos dias do Congresso.
O próximo Congresso, será no ano de 2019, na minha cidade de nascença, Santo André.
Aproveito o ensejo para externar minha insatisfação em saber que a cidade que resido - Diadema - deixou de ser partícipe do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, porque a alcaide diademense tomou esta decisão, sob a alegação da alta dívida da cidade com o Consórcio e, no seu viés, considerar que a cidade pouco recebe pelo muito que paga. Esta argumentação é questionável, porque o Consórcio ofereceu a opção de quitar a dívida de 9 milhões de reais de maneira parcelada, mas o alcaide diademense resolveu quebrar a regionalidade, com o aval da Câmara Municipal de Diadema.
Caloroso abraço. Saudações congressistas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.