O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Godot. Godot. Godot.

Quem sou eu?

Max...

Caro amigo lusitano Rodrigo Henriques.
Aqui do lado de cá do grande oceano e hemisfério que nos separam chamamos este livro de "A Revolução dos Bichos." No meu viés aqui a situação está como se tivéssemos tirado o porco da sala, porque se ficar o porco pega e se correr o porco come. 
A letra desta música vem bem a calhar para o cruciante momento que vivemos:
https://www.youtube.com/watch?v=3VT5j1CV-hQ
Reitero, tiraram o porco da sala. E agora?
Godot, Godot,Godot, não aguento mais esperar a sua chegada...
-Viu o que deu a angustiante espera?
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá de gosto amargo de fel.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

domingo, 28 de agosto de 2016

Idade das trevas

 
" Essa publicação de 1934
feita um pouco antes da Guerra Civil,
foi na Espanha uma das últimas do
gênero...
Depois da Guerra Civil,
imperou o fascismo e o puritanismo...."
Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Caros confrades passageiros.
A minha amiga e parceira de ofício, Lucilia Magalhaes Oliveira, certamente ficou exasperadíssima, porque estava lá, com a audácia dos asseclas bolsanaroianos, que fizeram o maior banzé na noite do dia 24 na Assembleia Legislativa de São Paulo porque, por conta do banzé daqueles nefastos fundamentalistas, a sessão que tinha no seu bojo repudiar - como veemência - a Escola sem Partidos foi encerrada.
Fico cada vez mais inquieto com esta onda puritana que tenta a todo custo impor seus ranços ideológicos, tendo como escopo fazer que todos os brasileiros sejam obrigados, por força de Lei a usarem   seus véus rançosos e feitos com fios tecidos em teares da Idade das Trevas.
 Max, traga meus sais centuplicados diluídos numa xícara de chá de diversidade.                                                                                   
                        LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
           https://www.youtube.com/watch?v=yjFFbgo9Gi4
Caloroso abraço. Saudações tolerantes.
Até breve...
                                                                                          
João Paulo de Oliveira                                                                   Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sábado, 27 de agosto de 2016

Miniconto

Brian Robert ficou jubiloso ao descobrir uma lasciva que lhe trouxe muito gozo, depois que foi partícipe de um ménage à trois com Sally Bowles e Maximilian von Heun...

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Planeta rochoso descoberto

Caros confrades passageiros.
Por Copérnico, não consigo parar de pensar no planeta rochoso       - similar ao nosso - descoberto numa Estrela do Sistema Alfa Centauri, que fica a aproximadamente 4,5 anos-luz daqui.
Uma espaçonave levaria 74.000 anos para chegar lá...

 Fico cá adivagar:
- Como uma máquina espacial ficaria a vagar na imensidão cósmica  por tantos milhares de anos sem antes torna-se inoperante?
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá assombrosa de vastidão cósmica.
Caloroso abraço. Saudações inquiridoras.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Miniconto


Quando embarquei no metrô paulistano, na Estação Paraíso, fiquei com palpitações exacerbadas ao ver uma ex-namorada que tive na minha já distante adolescência, no ano que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
Quando ela me viu e viu que a vi deu um sorriso encantador e disse:
- Reconheceria você até nos confins do Deserto de Gobbi...

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Poster de 1915

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Caro amigo Todesca.
Tenho um amigo nipônico que viveu em São Paulo de 1959 a 1982. O conheci no mundo cibernético num grupo memorialista paulistano. No mês retrasado ele veio a São Paulo e eu e outros amigos memorialistas o conhecemos pessoalmente.
Veja a deferência que ele teve ao fazer um relato circunstanciado do Poster:

"Tomomasa Takeda Olá João Paulo Oliveira-san. É um poster do Centro Comercial ou Department Store mais famoso e um dos mais antigo no Japão, é Mitsukoshi, mas antes era especializada do tecido para Quimono (Gofuku) e este poster foi na época de ainda Loja espacilizaada de Quimono e como começou o uso da roupa acidental, mudou o estilo de poster como este. Não tem a época ou era Meiji (mais de 120 anos atrás) pois depois mudou o costume de vestir mais as ropupas acidentais. E os ideogramas ou letra chinesa ainda escrito direita a esquerda (obviamente agora já está ercrevendo esquera a direita para facilitar o uso de números árabes ou romanos. Eu vi este poster primeira vêz e gostei. Obrigado compartilhando. Abraços!"

E assim passam os dias...


terça-feira, 23 de agosto de 2016

Marilva Gonçalves

Caros confrades memorialistas.
É um colírio para os meus caquéticos e outonais olhos rever minha querida amiga e parceira de ofício, a atuante sinespiana Marilva Gonçalves, sempre bela e elegantíssima. 
Classe é classe.

Ela é a Mestre de Cerimônia do 20º Congresso de Educação do SINESP. 

Saudações elegantíssimas.
PS - A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse que ficou morta de inveja, porque procura desesperadamente um par de sapatos deste modelo e não encontra...

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Restabelecimento

Caros confrades passageiros.
Que refrigério!!!!!
Nosso amado neto, o Bernardo Felipe, já teve alta!!!
Ele está restabelecido da nefasta doença bronquiolite que o acometeu, graças ao primoroso atendimento que recebeu da Equipe Médica e de Apoio, do Hospital São Lucas de Diadema, que prescreveu medicações precisas, bem como a reação benéfica do seu organismo.
Reiteramos nossos sinceros agradecimentos pela força que nossos queridos amigos e entes queridos nos deram no período de internação.
Caloroso abraço. Saudações restabelecidas.
Até breve..
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sábado, 20 de agosto de 2016

Miniconto

A vida de Rosy Ryan mudou completamente quando ela chegou em Dublin...

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Inesquecível ex-regida Nanci Teixeira

Caros confrades passageiros.
Que júbilo ver minha inesquecível ex-regida, Nanci Teixeira, garbosa e vigorosa. Você foi a melhor regida do ano letivo de 1992, na E.E. Pastor Jaconias Leite da Silva,na Praia do Perequê. Lembro que era a primeira a entregar as atividades propostas e resolvia situações problemas com frações com desenvoltura!
Publico a imagem da Nanci Teixeira com sua devida anuência.
Caloroso abraço. Saudações saudosas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

domingo, 14 de agosto de 2016

Voltem, amados pais, voltem...

Sempre os amei, amo e amarei. Seu filhinho desolado e desamparado.

sábado, 13 de agosto de 2016

Censura


Caros confrades passageiros.

Aderi a esta rede antissocial, digo social desde o ano de 2012, mas se novamente esta 1ª fotografia, que copiei de um dos imperdíveis blogs do meu erudito e tarimbado amigo Todesca:
arqtodescadois.blogspot.com.br
for excluída, sem o miniconto de minha lavra que a acompanha excluirei minha conta.
A seguir transcrevo o pensamento do meu Amigo Todesca:
"A censura poupa os corvos e maltrata as pombas." JUVENAL
Toda censura é abominável, seja em pensamento ou imagem,
pois tira a capacidade de escolha.
Tolhe com a escuridão, a visualização do mundo como ele é. ou poderia ser..."
Se o facebook me enviar mais uma censura desembarcarei desta rede carola.
Passar bem.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Miniconto

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

A existência do soldado Edgar Montegomery cessou naquele dia 6 de julho de 1944...

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Censura

 
Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Caros confrades passageiros.
Estou exasperado com o facebook, porque excluiu uma publicação da minha página sob a alegação que infringi as normas que regem esta rede antissocial, digo, social.
A seguir me mostraram um rol de fotografias e me fizeram afirmar que entre elas não tinha nenhuma de nudez.
Para entornar o caldo escaldante de veneno de vez não me informaram qual foi a publicação excluída.
Depois descobri que foi esta fotografia, que copiei de um dos imperdíveis blogs do meu amigo Todesca, que foi excluida.
Estou muito assustado com esta onda avassaladora de conservadorismo.
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá de putaria franciscana.
Valha-me Padroeira do Pito Aceso.
Caloroso abraço Saudações inconformadas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Miniconto

 Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Professor Tierneyano veja a feição de descontentamento do cocheiro Luluzinho, porque você pediu para que ele pare a Diligência para tirar água do joelho. Não dá para esperar mais um pouco, porque daqui a alguns minutos estaremos em Salt Lake City? O noivo Maria Cristina Fonseca , um rico fazendeiro a espera no local de chegada da diligência.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Saudades


Caros confrades passageiros.
Saudades dos meus estimados amigos do reino distante além-mar, Luis Coelho e Rodrigo Henriques que me receberam de braços abertos em Monte Real, no ano passado.
Caloroso abraço. Saudações lusófilas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Que júbilo inefável!

Fonte:arqtodesca.blogspot.com.br

E L A  D I S S E  S I M !

domingo, 7 de agosto de 2016

Foto de 1935

Fonte:arqtodesca.blogspot.com.bt

Sapiente, tarimbado e deboista Todesca.
Meu estimado amigo Reinaldo Elias coloriu a foto que você publicou tempos atrás num dos seus imperdíveis blogs.
Ele é um conceituado restaurador e também colorizador de fotos antigas.
Se precisar dos seus préstimos fotogênicos aperte a campainha do seu endereço eletrônico:
rjelias2000@yahoo.com.br
Os preços dele são módicos.
Caloroso abraço. Saudações eliasinetes.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.


sábado, 6 de agosto de 2016

Benedito de Oliveira (1919-1997)

Caros confrades passageiros.
Se meu pai, o Sr. Benedito de Oliveira (1919-1997) não tivesse retornado ao nadas completaria no dia em curso 96 anos.
Que saudades da sua risada estrondosa.
Pai, sempre te amei, amo e amarei.
Volte, pai, volte...
Afetuoso abraço. Saudações amorosas/ saudosas .
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Saudações cinéfilas


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Márcio Vinícius de Oliveira Pereira


Caros confrades/passageiros.
Que gozo mor ver nosso amado neto na fase da garatuja!
Desejo intensamente que ele seja um cidadão probo, bem como habilissimo nas competências leitora e escritora.
Acho que minha querida amiga, a nobilíssima poetisa e agitadora cultural Dalila Teles Veras e meu querido amigo e parceiro de ofício , o tarimbado escritor Cláudio Feldman apreciarão saber deste auspicioso fato.
Caloroso abraço. Saudações aprendizes.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Luiz Bortolo

Caro conterrâneo e parceiro de oficio Luiz Bortolo, Luluzinho para os íntimos.
A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, pediu para te perguntar se você sabe a origem da expressão:
Putaria Franciscana.
A depravada mor aproveitou o ensejo para dizer que deseja fazer aquilo, isto mesmo o que pensou, reiteradas vezes com você.
Também deseja saber se ela pode aparecer na Festa do seu Natalício para dançar can can, dança do ventre da garrafa e fazer strip tease.
Caloroso abraço. Saudações franciscanas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Saudações leitoras

Caros amigos.
Sempre fico jubiloso quando vou à Alpharrabio Livraria e tenho a grata satisfação de ver sempre garboosa e vigorosa, a talentosa poetisa e agitadora cultural, Dalila Teles Veras, que sempre está cercada de dalilanetes, que são leitores vorazes e seus fãs de carteirinha.
Caloroso abraço. Saudações dalilanetes.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo
.

Reminiscências

Caros confrades/passageiros.
No ano de 1976, quando esta inesquecível canção fazia sucesso estrondoso:
https://www.youtube.com/watch?v=MikRS_EEGcQ
assisti no Teatro Municipal de Santo André a inquietante peça teatral "MUMU A VACA METAFÍSICA" - que me deixou sem
chão - encenada pelo talentoso "Grupo Teatro da Cidade" da minha amada cidade de nascença, Santo André-SP.
Enquanto isto nos porões dos desgraçados anos de chumbo...

Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá memorialista.
Caloroso abraço. Saudações memorialistas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo
.

Google+ Badge