O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Seguidores

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Centro Cultural, Livraria Alpaharrabio e Editora

Caros confrades/passageiros.
Tenho a grata satisfação de divulgar o Centro Cultural  Alpharrabio Livraria e Editora,que desde  1992 possibilita aos frequentadores deste instigante espaço cultural estreitar laços de amizades com pessoas que têm a mesma paixão de Bastian.
A nobilíssima luso/brasileira, Dalila Teles Veras, com o apoio incondicional da sua amada irmã, a "Maninha", torna o local um ponto de encontro instigante e de muitas aprendizagens.
Este espaço cultural não é somente referência na minha cidade de nascença, mas em toda a Região do Grande ABC, que tem mais de 2.500.000 de habitantes.
Ganhei de mimo do meu amigo Osvaldo Soto o livro Tio Kuba nos trópicos, mas quando estava na metade do livro o perdi. A Dalila não mediu esforços para encontrar outro exemplar do livro.
Deixarei de ser cliente da Estante Virtual, porque a Dalila nos dá atendimento personalizado e não mede esforços para que tenhamos o exemplar do livro que procuramos.
Torno também de domínio público a deferência que a sempre atenciosa funcionária Eliane, que fez questão de ir conosco até a nossa máquina rodante que estava estacionada uma quadra depois da Livraria,  porque estávamos com três dos nossos quatro netos.
A seguir divulgo os contatos deste obrigatório espaço cultural:
Alpharrabio Livraria e Editora
Rua Eduardo Monteiro, 151, jd. Bela Vista
Santo André-SP 09041-300 - www.aplpharrabio.com.br 
email: alpharrabio.com.br - tel. (11) 4438-4358
Caloroso abraço. Saudações dalilateleverasianas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.


domingo, 28 de fevereiro de 2016

Máscaras

Caros confrades/passageiros.
Que máscaras usarei hoje?
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa máscara da hipocrisia.
Caloroso abraço. Saudações mascaradas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Maria Rosa Garcia Crassi

Caros confrades/passageiros.


Epístolas Paulianas

Conversando com minha inesquecível amiga e parceira de ofício Maria Rosa Garcia Crassi



Diadema, minha amada cidade, 26 de fevereiro de 2016.



Estimada amiga Maria Rosa:



          Para meu profundo desgosto esta missiva jamais chegará as suas mãos, porque ontem sua existência cessou e deixou sem chão seus entes queridos e legião de amigos, que a tinham em alta estima e consideração.

          Para atenuar a dor que sinto, por conta do seu retorno ao nada, pedi a boneca Emília cinco pitadas do pó de pirlimpimpim e após aspirá-lo a vi garbosa, vigorosa e radiante a flanar pelas intermináveis alamedas olimpianas e recebida de braços abertos pelos seus ascendentes, bem como por Vygotsky, Jean Piaget, Paulo Freire, Letícia, Iraci Vidal, Marcia Maria Rodrigues de Oliveira, Tatiana Belinky e muitos outros que contribuíram sobremaneira para torná-la uma regente supimpa, além de uma gestora mor sábia que sabia – com primor - mediar e facilitar o labor pedagógico daqueles felizardos regentes que estavam sob seu viés arguto, diferenciado, acolhedor e jamais coercitivo. Tive a prerrogativa de ser regente do então SEJA – Serviço de Jovens e Adultos, da municipalidade diademense, nos anos letivos de 1997 e 1998, na denominada - naquela época - EMEI Santa Terezinha, no bairro do Campanário, sob sua batuta nos anos letivos de 1997 e 1998.

A fotografia que apresenta esta epístola eternizou um momento de uma das instigantes reuniões pedagógicas realizadas, no período matutino, se minha combalida memória não falha, das 10h30 às 12h00, duas vezes por semana, sob sua batuta, que sempre era assídua e pontual e nunca deixou a peteca cair, com os regentes da Seja, Jane, Mônica e este agora reles escrevinhador outonal, insulso professorzinho primário e coordenador pedagógico aposentado. No período vespertino eu lecionava na Escola Estadual Cláudio Abramo e a noite retornava à EMEI Santa Terezinha, das 7h00 às 11h00 para instigar meus estimados regidos adolescentes e adultos a tornarem-se eficientes nas competências leitora e escritora.

Maria Rosa, este maltratado e fascinante mundo ficou insulso sem sua presença radiante.

Sempre a tive, tenho e a terei em alta estima e consideração.

Enquanto não retornar ao nada você estará na minha memória e jamais cairá no esquecimento.

Compungidamente.

João Paulo de Oliveira

Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

PS - A saudosa Maria Rosa é a competente gestora mor que foi eternizada nesta fotografia na minha frente. Ladeada pela Joana e Monica, bem como pela minha querida amiga Jane Roza, que estava do meu lado direito.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Protesto

 Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades/passageiros.
Faço questão de divulgar neste vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, o veemente repúdio do meu amigo, o Todesca, que foi testemunha de uma inaceitável e nefasta censura, porque o programa televisivo de entrevista, que assistia, foi retirado do ar de supetão, deixando o espectador perplexo e sem explicação. A seguir transcrevo o 
veemente repúdio, que o Todesca tornou de domínio público num dos seus imperdíveis blogs:

  "Essa ninguém me contou, eu vi...
Estava hoje à tarde vendo  o programa 
da Monica Waldvogel, na Globo News,
e um dos entrevistadores, 
estava ponderando, que o Juíz Sergio Moro, já estava exagerando, e até mesmo,
agindo de forma partidária, 
para prejudicar o partido do governo,
e demonstrando isto com extrema clareza,
relatando fatos de coincidências, 
que de fato, 
mostram a atitude deliberada de prejudicar
o governo,
quando,
intempestivamente o programa foi cortado,
por uma reportagem das chuvas em 
São Paulo....
E não voltou mais....
Fiquei esperando para ver o término 
do raciocínio, mas aí
compreendi........
A CENSURA, a vergonhosa censura,
para os que pensam diferente
da maioria que agora está sendo
orquestrada pela Rede GLOBO...
Será que estes caras pensam que
somos todos idiotas ???.....

Em nome da liberdade de pensamento,
exijo, 
como assinante e como cidadão brasileiro,
que o programa tenha continuidade...
Em nome da decência...."

TODESCA"
  
 Caloroso abraço. Saudações incoformadas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Que calor

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Caros confrades/passageiros.
Esta irmãzinha do Convento das Redentoras Humilhadas, e assecla da Ordem das Filhas de Maria sem Calcinhas, me fez lembrar do seriado televisivo da segunda metade da década de 60, "The Flying Nun", aqui intitulado "A Noviça Voadora". 
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Caloroso abraço. Saudações acaloradas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Brasil dividido

Caros confrades/passageiros.
Causa uma sensação estranha pensar na possibilidade de vários países que de comum, entre outros fatores, teriam o idioma.
Max, traga meus sais centuplicado.
Caloroso abraço, Saudações unificadas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira 
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

24º Natalício do Centro Culural e Livraria Alpharrabio

Caros confrades/passageiros.
Que deleite inefável rever queridos amigos no 24º Natalício do Centro Cultural e Alpharrabio Livraria, localizada na minha cidade de nascença Santo André-SP, que é referência no meio cultural regional. Diaulas Ullysses, Ditinho da Congada, a valorosa e destemida Neusa, Edir e Dalila Veras Teles..
Caloroso abraço. Saudações alpharrabianas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Jaime Ferreira Leite

Aos familiares do saudoso Sr. Jaime Ferreira Mendes.
Lastimo profundamente o infausto que consternou sua honrada família.
Desejo-lhes intensamente muita força para suportar este doloroso transe.
Compungidamente.
João Paulo de Oliveira

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Wanderley dos Santos

Caros amigos Wanderleyanos Rosi Zotelli Dos Santos, Roosewelt Almeida Santos, Leila Teodoro, Zana Zotelli, Elidia Zotelli.
Vai ano, vem ano e o incansável paladino em prol da nossa combalida memória, o escritor e jornalista Ademir Medici, sempre traz à baila, na Página Memória, publicada diariamente, desde 1987, no prestigioso periódico Diário do Grande ABC, no dia 19 de fevereiro, o Natalício do nosso inesquecível Wanderley dos Santos, porque se estivesse entre nós completaria no dia em curso 65 anos.
Saudades... Saudades... Saudades...
Caloroso abraço. Saudações Wanderleyanas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Woodstock em 1969

                                                        Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br


Caros confrades/passageiros.
No ano de 1969 tinha 16 anos.
Estávamos no auge dos anos de chumbo (um ano após o nefasto AI-5), bem como sob a égide da Guerra Fria e a alunissagem do homem na Lua.
Neste ínterim, vivíamos sob uma vertiginosa onda de liberação sexual (era a época do lavou estava novo), que desgraçadamente na contemporaneidade as forças dos obscurantismo teimam retornar soberanas.
Fico cá a divagar quantos destes então jovens woodstockianos, nos dias em curso, vivem sob a égide do conservadorismo.
Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá de picão.
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Manequim

Caros confrades/passageiros.
Será que sou um humano que pensa que é um manequim ou um manequim que pensa que é humano?
Lembrei deste inquietante episódio "O Manequim" da imperdível série televisiva "Além da Imaginação".
Mas, traga meus sais centuplicado.
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

sábado, 13 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Saudações deboístas


Caros confrades/passageiros.
Ontem, na companhia do meu dileto amigo Roberto Nunes Vieira, passamos o dia a flanar na Avenida Paulista, que recentemente a municipalidade paulistana fechou para circulação de veículos no período diurno, aos domingos. Considero a iniciativa do Alcaide paulistano auspiciosa.
Caloroso abraço. Saudações auspiciosas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Outros vieses


Caros confrades/passageiros.
A fascinante Arte das Imagens em Movimento, em décadas passadas, como por exemplo, na década de 70, apresentava no escurinho do cinema, películas que apresentavam a homossexualidade de maneira trágica ou hilária e apresentavam os personagens, que tinham uma união homoafetiva estável ou não, de maneira hilária ou psicopata, como por exemplo a película "LA CAGE AUX FOLLES,  de 1978, aqui intitulada " A Gaiola das Loucas",  que assisti no extinto Cine Copan, que ficava na Avenida Ipiranga, que apresentou os personagens de maneira caricata.
O que - infelizmente - constato é que, mesmo com  preceitos Constitucionais vigentes na contemporaneidade, que garantem os direitos destas uniões, em muitos países a intolerância ainda permite que muitas pessoas sejam discriminadas, presas, assassinadas,  por aqueles que odeiam e ficam sem chão, porque uma parcela dos seus semelhantes tem predileção por caracóis aos invés de ostras.
Valha-nos Padroeira dos Caracóis Desesperados. 
             LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
 
Caloroso abraço. Saudações tolerantes.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Bom Carnaval


Caros confrades/passageiros.
Não sou carnavalesco, mas sempre tive o desejo de trajar uma fantasia de Carnaval. Finalmente meu desejo tornou-se um fato, porque meu amigo, o leitor piagetiano Nelson Pedro da Silva deixou-me experimentar a fantasia que ele foi desfilar na Escola de Samba Rosas de Ouro, no Sambódromo do Anhembi.
Que a Padroeira do Pito Aceso nos tenha como pupilos sempre.
Caloroso abraço. Saudações carnavalescas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira 
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Mundo cibernético


Caros confrades/passageiros.

A fantástica tecnologia cibernética mudou radicalmente nosso modo de vida, aprendizagens e interações sociais, bem como nos coloca em situações imprevisíveis benéficas e maléficas.

Isto posto, fico inquieto ao ver amado neto, Márcio Vinícius de Oliveira Pereira, que completará cinco anos no mês de setembro vindouro,ficar horas seguidas absorto numa máquina cibernética. 

O que nos espera?

Valha-nos Padroeira dos Cibernautas compulsivos. 

Caloroso abraço. Saudações cibernéticas. 

Até breve... 
João Paulo de Oliveira

Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

E foram felizes para sempre

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Caros confrades/passageiros.
O duende Himineu sempre retira do fundo do baú mágico do Todesca preciosidades, como esta cena final da imperdível película, de 1947, "The Ghost and Mrs. Muir" aqui intitulada "O Fantasma Apaixonado".
Nesta encantadora película minha amada imortal, a inigualável atriz Gene Tierney (1920-1991), personifica a Sra. Lucy Muir, que vai morar numa casa assombrada pelo fantasma do Capitão Daniel Gregg. Eles se apaixonam e no final Lucy Muir é conduzida ao Olímpo pelo grande amor de sua vida, o Capitão Daniel Gregg onde foram felizes para sempre.
Caloroso abraço. Saudações tierneyanas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Amigos

Caros confrades/passageiros.
É sempre deleitante estar na companhia de dois diletos amigos, o leitor piagetiano Nelson Pedro e Roberto Nunes Vieira, não sei como o leitor piagentino me atura desde 1993 e o Roberto desde 1998.
Como é auspicioso ter amigos.
Caloroso abraço. Saudações amigáveis.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

PS - Caro leitor piagetiano, não lembro o nome deste Shopping Center paulistano onde almoçamos.

Google+ Badge