O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Seguidores

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A viagem continua...



Caros confrades/passageiros!
Meu telefone portátil vibrou!
Preciso dizer quem era?
Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca (huhummm)!
Ela disse que acabou de chegar na sua confortável e espaçosa residência, localizada na Serra da Cantareira, porque obteve alta do Hospital Sírio Libanês, onde foi internada as pressas, após saber que a "Grande Toura Chefa Sentada", como diz o José Simão, foi reeleita. Ao saber do nefasto resultado ela sentiu um dor intensa no ombro direito (ufa, ainda bem que foi no ombro direito, porque senão a sua existência teria cessado de supetão).
Ela ficou no domingo e na segunda-feira na UTI e, depois, até hoje no início do período vespertino, ficou em observação num quarto individual com atendimento primoroso e personalizado.
Ela também ficou desolada, porque quebrou uma rotina de 40 anos pelo fato de ontem não ter ido, como faz todas às quartas-feiras, no período vespertino, quando vai à Cripta da Catedral da Sé, desfiar o Santo Rosário com o escopo de solicitar a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe.
O renomado e tarimbado assecla de Hipócrates, que deu-lhe total assistência e alta, disse que sua paciente foi acometida de forte angina, por conta de um intenso abalo emocional e agora que está restabelecida sugeriu que ela faça um cruzeiro pelos fiordes da Noruega e, a seguir, vá à Turquia e depois fique uma temporada na capital da República Checa.
A Dona Miquelina, o seu marido o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca, a prestimosa copeira Hermenegilda e, seu eterno noivo, o bombeiro Godofredo, estão se sentindo uns desgraçados.
No período que a patroa da copeira Hermenegilda esteve internada, ela foi com o seu eterno noivo, o bombeiro Godofredo, pedir à trambiqueira, digo, cartomante mexicana, Dolores do Rego Cansanção, que atende num apartamento decadente lá no bairro paulistano do Glicério, o dinheiro de volta, porque o que ela viu nas cartas que, segundo ela, não mentem jamais foi um resultado imprevisível.
Como o nome da trambiqueira, digo, vidente, está no SPC, ela sugeriu que, ao invés de devolver o dinheiro, indicaria uma poderosíssima feiticeira, a Morgana do Rollo Pirollo, que tem uma roca encantada e todos aqueles que a espetam sentem um leve picada (ui) e ficarão sob a égide de um sono profundo, até o glorioso primeiro dia do ano de 2019, quando despertarão 40 anos rejuvenescidos, porque a fada Glinda os libertou do vale de lágrimas, do fel, da podridão, da mentira deslavada, da manipulação de dados, da caverna do Ali Babá, da desgraça centuplicada.
Nem preciso dizer que - sem titubear - já agendei um horário com a poderosíssima feiticeira, Morgana do Rollo Pirollo!
Quem me acompanha?
Caloroso abraço! Saudações desgraçadas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
PS - Ainda bem que quando todas as máscaras, digo, véus desvelarem quem de fato é o Dorian Gray estarei sob a égide da roca encantada.
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
 

O que nos aguarda na próxima estação?

 Caros confrades/passageiros!
 O prestigioso periódico Diário do Grande ABC" publicou na edição do dia em curso a missiva que enviei.
Acrescento que apesar do inconformismo desejo que a Presidente reeleita tenha muita força para gerenciar nossa amada Pátria, que ainda tem palmeiras e sabiás, bem como muita pertinácia para enfrentar os cruciantes problemas que nos afligem.
Caloroso abraço! Saudações atentas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!




quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mais um mimo do Todesca

Caros confrades/passageiros!
Sempre fico jubiloso quando recebo mimos do meu estimado amigo Todesca, principalmente quando ele torna factível a minha fantasia com minha amada imortal, a inigualável atriz Gene Tierney (1920-1991).
Caloroso abraço! Saudações tierneyanas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Natalício da Alice

Caros confrades/passageiros!

O dia em curso é muito especial na existência da minha amada esposa, porque é o dia do seu Natalício!
Ela chegou à luz, no glorioso dia 28 de outubro de 1950, às 14h30, na maternidade da Santa Casa de Santos.
Tive a prerrogativa de conhecê-la no mês de fevereiro de 1974 e desde o inesquecível dia 5 de maio de 1977, quando ela passou a assinar Alice Machado de Oliveira, compartilhamos a mesma cama. Pobrezinha, não sei como atura um traste, como eu, até hoje.
A Alice é:
- uma esposa adorável.
- uma mãe e avó extremosa e desejo que também seja bisavó e trisavó extremosa.
- discreta.
- zelosa.
- amorosa.
- garbosa.
Enfim, uma mulher supimpa, que somente cometeu um equívoco: casar comigo.
Alice, Feliz Natalício!
Desejo-lhe vida longa e vigorosa!
Sempre a amei, amo e amarei!
Afetuoso e apertado abraço! Saudações natalícias e amorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um traste, digo, ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

PS – Fomos eternizados nas duas primeiras fotografias no ano que a Alice teve o dissabor de me conhecer.

Henrique Antunes Ferreira

Caros confrades/passageiros!
Meu estimado amigo, o jornalista e escritor luso, Henrique Antunes Ferreira, que carinhosamente chamo de HenriquAmigo, deu-me a grata incumbência de divulgar e ser representante aqui do lado de cá do grande oceano que nos separa, do novo livro de sua lavra "Crónicas das minhas teclas", como sairá do prelo numa editora do reino distante além-mar a palavra Crônica vem à moda portuguesa com certeza.
Este alfacinha da gema, além de escritor, é um conceituado jornalista e fez uma profícua carreira na imprensa lusitana e, por conta do seu árduo/fascinante ofício, entrevistou personalidades, que deixaram marcas indeléveis na história contemporânea.
Ele mantém um imperdível blog, que deixa seus felizardos leitores cativos encantados com que sua brilhante pena nos brinda com artigos que traz à baila reminiscências do seu tarimbado ofício.
Seu novo livro será um precioso registro para termos outros vieses sobre acontecimentos marcantes da contemporaneidade, sob o viés de um ser vivente tarimbado, que está sempre em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
Como disse anteriormente serei o representante da editora aqui no Brasil. Quem desejar adquirir um exemplar entre em contato comigo. Por ora, ainda não sei qual será o valor em reais. A previsão do lançamento do livro é para o mês vindouro.
A seguir transcrevo a apresentação que o HenriquAmigo fez de si (ché usei um pronome de tratamento à moda lusa).
Caloroso abraço! Saudações henriquetes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

 
"Aos 73 anos Antunes Ferreira decidiu avançar com o seu terceiro livro cuja capa aqui publico.
Para o que lhe havia de dar...
Já tinha idade para ter juízo, comprar umas pantufas e sentar-se à lareira. Mas preferiu continuar a escrever (do que mais gosta e fez profissão) - a escrever crónicas de viagens que fez pelo Mundo fora deste a Austrália à Finlândia, desde a Grécia ao Iraque, desde a Tailândia ao paralelo 38 na Coreia do sul e outras e ainda episódios todos reais por ele vividos. O livro será distribuído e vendido no Brasil - depois se dirá como
Parece-me ser de ler... O lançamento deverá acontecer até 14 de Novembro e a seu tempo se informará do local, dia e hora.
Henrique Antunes Ferreira
email: hantferreira@gmail.com
Alternativo: henriqueantunesferreira@yahoo.com
http://aminhatravessadoferreira.blogspot.com http://pulhitica2.blogspot.pt
R. José da Costa Pedreira, 12 - 1º Esq. - 1750-130 Lisboa Portugal
Telf. fixo: 00351 213908267 - Telf.móvel: 00351 912810762"

José Maria da Silva

Caros confrades/passageiros!
Reitero meus pêsames aos meus amigos Iran Miudinho, Iris Oliveira Da Silva Souza e demais familiares do saudoso Sr. José Maria da Silva.
Desejo-lhes muita força para suportar este doloroso transe.
Forte abraço. Saudações compungidas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Presidente reeleita

Caros confrades/passageiros!
O periódico Diário do Grande ABC publicou, na edição do dia em curso, a missiva que enviei à redação ontem a noite, quando soube que a Presidente foi reeleita.
Apesar do meu inconformismo estou cônscio que vivemos numa democracia e o resultado das urnas é soberano.
Aproveito o ensejo para externar que repúdio - com veemência - a atitude de alguns brasileiros, que não votaram na Presidente reeleita, em incitar o ódio, o separatismo, o preconceito, o entrevero.
Vamos em frente.
Caloroso abraço! Saudações brasileiras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

domingo, 26 de outubro de 2014

Previsão


Caros confrades/passageiros!
Bom dia!
Às 20 horas, horário de Brasília, do dia em curso, finalmente saberemos se a previsão da cartomante mexicana, Dolores do Rego Cansanção, tornou-se factível.
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!


sábado, 25 de outubro de 2014

Resultado da pesquisa do Datafolha

Caros confrades//passageiros!
Tudo indica que a previsão da trambiqueira, digo, cartomante, Dolores do Rego Cansanção, que atende numa quitinete decadente lá no bairro paulistano do Glicério, tornar-se-á um fato amanhã, quando for anunciado que o novo Presidente da República Federativa do Brasil será o Aécio Neves, eleito com uma pequena margem de votos.
Vejam o resultado da última pesquisa do Datafolha, publicado às 18h30, no site do periódico Folha de S.Paulo.
Caloroso abraço! Saudações renovadas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1538358-dilma-com-52-e-aecio-com-48-estao-em-empate-tecnico-aponta-datafolha.shtml

Boris Fausto



 Caros confrades/passageiros!
Apreciei sobremaneira este - no meu viés - irretocável artigo da lavra do nobilíssimo historiador Boris Fausto, publicada ontem no periódico "Folha de São Paulo", que desvela, sem titubear, a atual conjuntura política.
Caloroso abraço! Saudações decididas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
http://www1.folha.uol.com.br/…/1537261-boris-fausto-o-pais-…


Thaís

Caros confrades/passageiros!
Ao flanar no Centro de Compras Frei Caneca, na ensolarada tarde de quita-feira, tive a grata satisfação de conhecer a encantadora e belíssima Thaís, que trabalha num dos quiosques instalado na área de circulação.
Com sua devida anuência publico a fotografia que eternizou um momento da sua radiante existência!
A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse que a Thaís tem uma legião de admiradores e que eu fiquei com pensamentos lascivos. Ô língua de fogo.
Caloroso abraço! Saudações thaisetes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver!

Nota de falecimento

Caros confrade/passageiros!
Tenho a triste incumbência de informar o falecimento do Sr. José Maria da Silva, pai do Iran Miudinho e da Iris Oliveira Da Silva Souza.
Ele foi empreiteiro e coveiro do Cemitério de Vila Euclides desde o final da década de 60.
Meus saudosos pais e eu o tinham em alta estima e consideração.
O corpo está sendo velado no Cemitério de Vila Euclides e o sepultamento será às 16 horas.
A família enlutada meus pêsames.
Compungidamente
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus.


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mimo do Cambeta

  

Caros confrades/passageiros!
Graças a esta fantástica tecnologia cibernética tive a oportunidade de conhecer pessoas admiráveis, que se apresentam no mundo virtual como de fato são e nos dão a oportunidade de conhecer seus vieses de mundo, bem como seu modo de vida, como por exemplo, meu estimado Amigo António Cambeta, um alentejano da gema, que reside desde 1964 em Macau.
Tenho meu estimado Amigo Cambeta na mais alta estima e consideração, além de apreciar sobremaneira quando ele embarca neste vagão do Expresso do Oriente sob meu comando e, mais ainda, quando interage com os personagens de minha lavra, principalmente a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê e a copeira Hermenegilda, que não vê a hora de vê-lo saborear suas apetitosíssimas e disputadíssimas rosquinhas, além dos comentários que deixa no livro de bordo.
Ontem, para o meu grande deleite, recebi do Cambeta este precioso mimo, que atesta o grande apreço que ele tem por este reles escrevinhador outonal e insulso professorzinho primário e coordenador pedagógico aposentado.
São pessoas, como o meu estimado Amigo Cambeta, que me dão esperanças de dias melhores num mundo harmonioso!
Caloroso abraço! Saudações cambetanetes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Tequila

Caros confrades/passageiros!
Meu telefone portátil vibrou!
Preciso dizer quem era?
Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca! (Humhum)
Ela disse que ontem, como faz habitualmente todas às quartas-feiras, no período vespertino, foi à Cripta da Catedral da Sé desfiar o Santo Rosário solicitando fervorosamente a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe com o escopo da previsão da trambiqueira, digo, cartomante mexicana, Dolores do Rego Cansanção, que atende numa quitinete decadente lá no bairro paulistano do Glicério, tornar-se um fato - no domingo vindouro - com a vitória apertada do candidato Aécio Neves.
Caso o candidato de sua predileção vença dará de mimo à cartomante mexicana, do Rego, 45 garrafas de Tequila!
Ulalaaaá!!!
Caloroso abraço! Saudações vitoriosas!
Até breve. ..
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

1º natalício na condição de aposentado

Caros confrades/passageiros!
O dia em curso é muito significativo na minha existência, porque é o 1º natalício da minha aposentadoria!
Caloroso abraço! Saudações aposentadas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

Caros confrades/passageiros!
A sessão já vai começar!
Esta película deixou-me sem chão...
O que seria da minha insulsa existência sem as películas?
Max! Traga meus sais centuplicado, diluídos numa xícara de chá de picão!
                     
               LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Resultado da pesquisa do Datafolha

,
Caros confrades/passageiros!
O periódico "Folha de São Paulo" publicou na edição    - do dia em curso - o resultado da última pesquisa do Datafolha com a intenção de voto dos eleitores que pretendem votar no 2º turno da eleição para Presidente da República Federativa do Brasil.
Os gráficos da pesquisa por regiões, da nossa amada Pátria, que ainda tem palmeiras e sabiás, nos permitem incontáveis vieses...
Caloroso abraço! Saudações apreensivas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

PS - A propósito, torno de domínio público que digitarei 45 no domingo vindouro.
Será que a previsão da trambiqueira, digo, cartomante mexicana, Dolores do Rego Cansanção, tornar-se-á um fato?

PS II - Tenho ciência que quando descemos do muro muitas portas são abertas, em contrapartida muitas portas são fechadas e trancadas a sete chaves e, depois, os que as fecharam ficam a mirar aquele que foi considerado desafeto pelo buraco da fechadura.

O que seria da nossa insulsa existência sem estes momentos suspensos?

Caros confrades/passageiros!
Sou fã de carteirinha do saudoso e nobilíssimo escritor José Saramago (1922-2010)! 
Não resisti em furtar de um dos imperdíveis blogs do Todesca:
http://arqtodesca.blogspot.com.br/
http://arqtodescadois.blogspot.com.br/
esta irretocável reflexão:
O que seria da nossa insulsa existência sem estes momentos suspensos?
Caloroso abraço! Saudações saramagoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

38º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Caros confrades/passageiros!
Considero-me um cinéfilo voraz, todavia, desde o início das Mostras Internacionais de Cinema de São Paulo, nunca fui propenso a enfrentar filas quilométricas, bem como ficar com comichão para disputar o título de cinéfilo que mais películas assistiu em salas diversas, por conta das atribuições e atribulações dos meus ofícios.
Lembro, como se fosse hoje da 1ª Mostra, do ano de 1977, quando estávamos sob a égide dos anos de chumbo...
Que saudades do Leon Cakoff (1948-2011), um tarimbadíssimo crítico de cinema, que deixou marcas indeléveis entre nós, bem como foi o idealizador da 1ª Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival e continuou, nesta condição, até que sua existência cessou.
Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

PS - São tantas as películas que deixaram marcas na minha insulsa existência...
Destaco uma que foi um divisor de águas na minha idade primaveril, porque desvelou - sem titubear - até que ponto a repressão sexual e a intolerância podem chegar:
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
 

sábado, 18 de outubro de 2014

Arte Tumular Erótica

Caros confrades/passageiros!
Ontem, no período matutino, apesar da onda de calor que nos assola, tive a grata satisfação de ir ao Cemitério São Paulo, na companhia dos meus estimados confrades/memorialistas Felipe Alexandre Herculano e Gilberto Calixto Rios, com o escopo de apreciar as belíssimas obras de arte expostas em imponentes jazigos.
No meu viés considero as fotografias que publico como Arte Tumular Erótica.
É sempre alvissareiro visitar "campos santos", como dizia minha saudosa mãe, principalmente aqueles que são verdadeiros museus a céu aberto, como por exemplo, o Cemitério São Paulo!
Caloroso abraço! Saudações sepulcrais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dolores do Rego Cansanção

Caros confrades/passageiros!
Meu telefone portátil vibrou! 
Preciso dizer quem era?
Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca (huhum)...
Ela toda esbaforida disse-me que no dia em curso, no período matutino, foi à trambiqueira, digo, cartomante mexicana, Dolores do Rego Cansação, que atende numa quitinete decadente lá no bairro paulistano do Glicério, com o escopo de saber quem será eleito no 2º turno para o cargo de Mandatário Maior do Poder Executivo no Âmbito Federal.
Quando a vidente deitou as cartas, que segundo ela não mentem jamais, arregalou seus sedutores olhos verdes, deu  um grunhido, seguido de uma sonora gargalhada e disse:
- O candidato Aécio Neves será eleito com uma ampla vantagem nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e, por conta desta ampla vantagem, será eleito Presidente da República Federativa do Brasil.
Como a mexicana solicitou e obteve a naturalização brasileira também declarou que votará no Aécio Neves que, segundo  ela,     é um pão.
A Dona Miquelina ficou jubilosa com a previsão e revelou à cartomante que, ontem ao desfiar o Santo Rosário, na Cripta da Catedral da Sé, como faz habitualmente todas às quartas-feiras, no período vespertino, rogou fervorosamente a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe, para que a "Grande Toura Chefa Sentada", como diz o inigualável José Simão, não seja reeleita, nem que a vaca tussa, e prometeu - de joelhos e mãos postas - que, caso seu rogo seja atendido, destinará polpuda doação aos infantes desvalidos atendidos pela Paróquia Santo Antônio Vila Brasilândia, que fica na zona norte paulistana, bem como dará uma festa de arromba na sua confortável e espaçosa residência, que fica na Serra da Cantareira.
Ela também disse que seu 5º marido (ela ficou na condição de viúva 4 vezes), o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca, sua copeira, a sempre prestativa Hermenegilda, que faz deliciosas e apetitosíssimas rosquinhas, o seu eterno noivo, o bombeiro Godofredo, votarão novamente no 2º turno no Aécio Neves.
E agora, com a previsão da mexicana naturalizada, ficou em estado de refrigério e de deleite inefável ao saber que nunca mais terá o constrangimento de ouvir os asseclas daquela que tem a obsessão de ser chamada de "Presidenta" tratá-la desta forma.
A ligação foi interrompida de supetão...
Caloroso abraço! Saudações videntes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!



QUEM NÃO QUER SOU EU

Caros confrades/passageiros!
Aprecio sobremaneira esta canção, porque deixa-me propenso a ter incontáveis vieses...
Caloroso abraço! Saudações decididas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tributo aos regentes


Caros confrades/passageiros!
A valorosa funcionária Márcia, que trabalha na secretaria da EMEB Anita Catarina Malfatti, a pedido da diretora do Educandário, a sempre atuante Adriana Paula Terzi, fez uma ligação telefônica para a minha residência para convidar-me a ser um dos felizardos partícipes do tributo que a Equipe Gestora prestará aos regentes no dia 16 vindouro às 18h30.
Claro que aceitei sem titubear!
Como é alentador saber que não sou a última bolachinha esfarelada e mofada do pacote de bolachas Piraquê!
Folguedos à parte, considero uma deferência da Adriana não esquecer aqueles que se tornaram carta fora do baralho!
Caloroso abraço! Saudações regenciais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

PS - As fotografias publicadas captaram e eternizaram momento da "Semana do Esquisito" do ano de 2009, que é forma que considerávamos pertinente para comemorar a Semana da Criança.

domingo, 12 de outubro de 2014

Memórias do tempo

Caros confrades/passageiros!
Com a devida anuência do valoroso, culto e tarimbado escritor luso luís rodrigues coelho Coelho, tenho a grata satisfação de publicar neste vagão do Expresso do Oriente uma encantadora crônica de sua lavra. A fotografia também é da lavra do escritor.
Aproveito o ensejo para convidá-los a conhecer seu imperdível blog: http://luisrcoelhohotmailcom.blogspot.com.br

"Aconteceu naquela tarde de Agosto. O tempo estava a mudar. Algumas gotas  de chuva anunciavam a mudança. O Verão ia ser duramente ferido na sua beleza. O calor e o azul dos dias tornava-se agora cinzento, húmido e muito desagradável.
Mesmo assim, apesar de toda a mudança, decidimos sair. Hoje é Domingo, é dia de descanso.
- Vamos dar uma volta, beber um café, arejar as ideias... Sei lá...Vamos por aí...

Parámos aqui perto. Depois fiquei a olhar para o que sobrou daquela casa em frente. Tirei a máquina fotográfica e fiz um clic.
Aquelas ruínas mexeram comigo. Muitas vezes olhei e não vi nada, mas hoje foi diferente. Parece que habituámos o nosso olhar a uma rotina. Depois  não conseguimos ver mais do que uma imagem repetida.

Conheci esta casa ainda com vida. Chegou a ser «Uma casa de pasto» Taverna. Agora restam algumas paredes.
Todos os meses no dia 26, era dia de Feira. Eram dias de grande movimento. Na taverna não havia mãos a medir. Aviavam-se copos de vinho ou um traçadinho, uma ginja, uma aguardente ou outra bebida a gosto.
Algumas vezes acompanhavam as bebidas com bolos secos ou com passas de figos maduros. Faziam cama para a bebida e ao mesmo tempo selavam um negócio. A compra de uma junta de bois ou de outros animais. 

Ao longo da estrada 109 havia tendas de roupa e toda a sorte de louça de barro. Viam-se ainda as panelas de ferro e todas as ferramentas para os trabalhos agrícolas encostadas aos muros ou distribuídas ao longo dos passeios. 

As mulheres das Aldeias vizinhas alinhavam-se no meio das barracas ou nos espaços vazios mostravam lindos galos caseiros, coelhos ou patos e para completar aqueles pequenos espaços viam-se ainda algumas sacas com sementes. Vendiam também hortaliças, cebolas, batatas ao alqueire (medida convencionada). Estava tudo em exposição. Elas iam oferecendo a quem passava em frente: - Então freguês hoje não compra nada? Está tudo muito barato...Aproveite agora...
   
Depois alguém se lembrou de mudar o local da feira para o interior da mata - Charneca, onde não prejudicasse o trânsito nem os residentes.  
Não sei o que aconteceu, mas a casa de primeiro andar fechou. O tempo, a chuva e o vento foram transformando as paredes e minando o seu interior.
As últimas pessoas que ali se abrigaram eram pobres. Viam-se despidas de roupas e de higiene. 
Os miúdos, semi-nús, brincavam na encosta a Sul por entre algumas couves mais altas que eles  e onde uns cães esqueléticos lhes lambiam as mãos e o rosto. Um dia também eles partiram. 
Finalmente vieram umas máquinas e demoliram a parte da frente daquela casa. Havia o risco de derrocada para a estrada nacional.

Hoje restam estes pedaços de paredes, portas e janelas que conservam as marcas do abandono.  Talvez um dia as máquinas voltem para limpar o que sobra daquela casa e as últimas memórias da Feira dos vinte e seis.
luíscoelho"
"


Google+ Badge