O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Seguidores

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Gloria Policano

Caros confrades/passageiros!
Agradeço sobremaneira a minha querida amiga, Gloria Policano, ou melhor dizendo gloriosa Glorinha, que está sempre atenta para alertar-me quando me torno um frango assado cibernético prestes ser devorado por esfomeados e sedentos cibernéticos.
A minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca, como faz habitualmente todas às quartas-feiras, quando vai à Cripta da Catedral da Sé, desfiar o Santo Rosário, no período vespertino, o desfiará na quarta-feira vindoura em intenção a gloriosa Glorinha, para que pessoas peçonhentas e mal amadas fiquem a anos luz de distância da minha querida amiga, que sempre torna minha fantasia com minha amada imortal, a inigualável atriz Gene Tierney (1920-1991), factível!
Caloroso abraço! Saudações policanoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira

Um ser vivente em busca do conhecimento

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Edificação preservada

Caros confrades/passageiros!

No dia em curso, ao flanar pelo bairro paulistano da Liberdade, me deparei com esta magnifica edificação - bem preservada - localizada na esquina da rua Galvão Bueno!

Nem preciso dizer que divaguei sobremaneira ao pensar nas gerações de paulistanos que ganhavam "o pão nosso de cada dia", bem como aqueles que frequentavam este estabelecimento comercial, que certamente teve vários tipos de comércio!

Será que muitas fornicações foram possíveis graças as interações sociais ocorridas no seu recinto interno?!...
Caloroso abraço! Saudações divagadoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento

domingo, 23 de fevereiro de 2014

República Dominicana

Caros confrades/passageiros!
Convido-os a apreciarem mais fotografias desta deleitante viagem nos álbuns que disponibilizei na minha página do facebook:
https://www.facebook.com/joaopaulo.deoliveira.54/media_set?set=a.10203186184085292.1073741893.1528665277&type=3


https://www.facebook.com/joaopaulo.deoliveira.54/media_set?set=a.10203185702073242.1073741892.1528665277&type=3

Estadia na República Dominicana de 10 a 17 de fevereiro de 2014.


Caros confrades/passageiros!
Tenho a grata satisfação de tornar de domínio público fotografias que captaram e eternizaram momentos dos dias deleitosos e inesquecíveis que tive a prerrogativa de gozar na República Dominicana, no Resort Iberostar Dominicana, localizado em Punta Canas!
Nesta maravilhosa estadia fiz dois passeios imperdíveis onde conheci a Ilha de Saona e a capital da República Dominicana, Santo Domingos, que fica aproximadamente 200 km de Punta Canas.
Os voos na ida e na volta foram em céu de brigadeiro! Fizemos uma escala em Caracas depois de 5h40 nas asas da Gol e tivemos uma escala de 50 minutos. A seguir mais 1h20 de voo para finalmente desembarcarmos no Aeroporto de Punta Canas!
O Resort tem um serviço primoroso que atesta porque tem as cinco estrelas!
O único incidente é que se não fosse a ação célere a princípio de banhistas e a seguir de três salva vidas minha existência teria cessado por afogamento, porque estava com água na altura do joelho e como não tinha o apoio da bengala perdi o equilíbrio e cai e não consegui levantar, porque a correnteza me puxava e as ondas seguidas não permitiam que me levantasse... Já estava começando a perder o fôlego e engolir água quando valorosos e solidários seres viventes da nossa espécie vieram prontamente acudir este reles escrevinhador outonal, que também é um insulso professorzinho primário e Coordenador Pedagógico aposentado.
Também fiquei aborrecido, motivado pelo fato da minha esposa não ter me acompanhado nesta maravilhosa viagem, porque preferiu continuar cuidando dos netos...
Agora aguardo o dia 29 de abril, que é o dia do meu natalício, para ir a Miami onde embarcarei num cruzeiro de 14 dias com destino a Barcelona, onde terei como companhia o meu querido amigo, o leitor piagetiano e agradoiano, que por ora não deseja que nossos pares saibam onde ele irá nas suas férias.
Quem será este leitor piagetiano e agradoiano?!...
Façam suas apostas!!!
Como é dura a vida de aposentado!
Caloroso abraço! Saudações turísticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

República Dominicana

Caros confrades/passageiros!
Daqui a pouco embarco nas asas da Gol com destino à Republica Dominicana, onde ficarei hospedado em Punta Canas!
Retorno dia 18.
Caloroso abraço! Saudações viajantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento

Saudades


sábado, 8 de fevereiro de 2014

Feira de Artes do Trianon

Caros confrades/passageiros!
No domingo passado fui à Feira de Artes do Trianon, que fica em frente do MASP, para retirar a Menina Leitora, que ficou na UTI na oficina de artes dos meus estimados amigos, o artista plástico e odontólogo Helio Rubiales e sua valorosa e criativa esposa, a Zuleika Rubiales, que não mediu esforços para restaurar a Menina Leitora, que teve que ficar sob seus cuidados intensivos, porque meu amado neto a derrubou no chão!
A Zuleika teve muito trabalho para restaurá-la e não apreciou o resultado final, todavia eu achei supimpa!
A Zuleika não quis cobrar pelo valioso serviço prestado e cobrou apenas o material utilizado.
Muitíssimo obrigado meus caríssimos amigos!
Que a deusa da Sabedoria os tenha como pupilos sempre!
Caloroso abraço! Saudações restauradoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento


PS - Infelizmente não consigo transferir da máquina fotográfica para o computador as fotografias que a Zuleika foi retratada.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

MASP

Caros confrades/memorialistas!
Apreciei sobremaneira visitar o MASP, tendo como companhia alguns integrantes do Grupo de Viagens da Neide Carreira, que teve como guia o Rigoberto!
É sempre um deleite inefável visitar o MASP, que é o mais conceituado Museu do Hemisfério Sul!
Também é a primeira vez que o visito de maneira guiada.
Caloroso abraço! Saudações maspianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira

Um ser vivente em busca do conhecimento

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Película manoelina: "O Gebo e a Sombra"

Caros confrades/passageiros!
Assisti, no período vespertino no Cinesc, que fica na rua Augusta, mais uma imperdível película do nobilíssimo cineasta luso Manoel de Oliveira!
Este centenário cineasta tem admiradores e não admiradores. Sou do time manoelino.
Fiquei intrigado quando a Candidinha pede biscoito para a Doroteia e quando ela traz os biscoitos deixa-os numa outra mesa e continuam o colóquio!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Caloroso abraço! Saudações manoelinas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira

Um ser vivente em busca do conhecimento

Cidadãs conchenses


Caros confrades/memorialistas!
O nosso estimado confrade/memorialista Reinaldo Elias, que criou e mantém um excelente grupo memorialista:https://www.facebook.com/groups/203915046382646/ 
que tem como escopo trazer à baila encantadoras fotografias de pessoas e lugares da sua certamente acolhedora cidade de nascença, Conchas-SP, nos deu anuência para publicar esta preciosa fotografia, que captou e eternizou uma visita que duas conchenses fizeram a capital paulista e, certamente visitaram muitos locais aprazíveis entre os quais o Jardim da Luz, onde o hábil fotógrafo, após o click nos permitiu décadas depois divagar sobre o modo de vida delas.
Será que elas vieram visitar parentes ou fazer compras?
Que expectativas tinham em relação aos anos do porvir?
Como o Reinaldo informou que a fotografia é do início da década de 30, colocarei em foco a película que ganhou o Oscar de melhor filme no ano de 1932, "Grand Hotel":
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!


Caloroso abraço! Saudações memorialistas/familiares!
Até breve...
João Paulo de Oliveira 
Um ser vivente em busca do conhecimento

"Karaj e Felicia Alexandre, passeio no Jardim da Luz, atrás a Fonte dos Pratos, início da déc. de 1930. A Felicia era de Conchas/SP minha cidade natal, para qual montei uma página sobre a história da cidade. A foto me foi cedida pela sua cunhada, dona Olga, recentemente falecida. Felicia Alexandre era filha de José Alexandre e Cadra Alexandre, imigrantes libaneses que primeiro se instalaram em São Paulo e depois, no início do séc. passado foram para Conchas, onde abriram uma loja de tecidos e armarinhos, que ainda se mantém funcionando pelos descendentes, sendo talvez o comércio mais antigo da cidade ainda em funcionamento. Nunca se casou e me lembro dela já bastante idosa sentada numa cadeira atras do balcão da loja. São nomes árabes, na verdade o sobrenome correto seria Curi, mas assim como na minha família, o sobrenome foi mudado qdo aqui no Brasil chegaram."

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Multiversos

Caros confrades/passageiros!
No meu tempo de petiz residia na rua Javaés nº 182, na Vila Assunção, localizada na minha cidade de nascença, onde este maltratado e fascinante mundo me viu chegar à luz e quando mirava o horizonte do quintal da minha casa, achava que o mundo terminava na serra da Cantareira e o sempre imponente Pico do Jaraguá demarcava este "final de mundo".
No início da década de 60 - do século findo - meus adorados e saudosos pais foram a cidade paulista de Ribeirão Preto para crismar a Elizabete, filha da prima paterna da minha mãe, a Carmem, que espero que ainda esteja entre nós.
Nunca esqueci quando a bordo da máquina rodante do meu pai, quando passamos pela Avenida Senador Queiroz, na pujante capital paulista, que tinha o slogam "A cidade que mais cresce no mundo", me deparei com os postes bem retratados pelo comandante/mor/chefe Felipe Alexandre Herculano no grupo SP Antigo...
Depois, quando adentramos na Via Anhanguera, vi o imponente Pico do Jaraguá e fiquei sem chão ao constatar que depois dele o mundo não terminava.
Na contemporaneidade esta filosófica fotografia, que copiei do blog do Todesca: http://arqtodesca.blogspot.com.br/, também me deixou sem chão ao constatar que mesmo que viver bilhões de anos jamais compreenderei a origem do Universo e, mais ainda, os Multiversos...
Caloroso abraço! Saudações aturdidas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Estupefação

Caros confrades/passageiros!
Recentemente o meu Amigo Pedro Coimbra publicou no seu blog, "Devaneios do Oriente", este trecho de uma Lei lusa em vigor no tempo que os habitantes do reino distante além-mar estavam sob a égide do Regime Salazarista, que me fez lembrar o que disse o político Paulo Salim Maluf, se não me engano no início da década de 80, do século passado: 
"Professora não é mal paga, é mal casada" [sic].
Max! Traga meus sais centuplicado!
Caloroso abraço! Saudações estupefatas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento

Google+ Badge