O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Seguidores

sábado, 30 de março de 2013

Valha-me Luis Buñuel (1900-1983)!

Caros confrades/passageiros!
Acordei com saudades do notável cineasta Luis Buñuel (1900-1983), que nos legou películas inquietantes e memoráveis, como por exemplo, "El Ángel Exterminador" aqui intitulado "O Anjo Exterminador"!
Fico cá a divagar:
- o que nos prende as convenções sociais?!...
- será que um dia as máscaras de fato cairão?!...
- por que temos que desempenhar sempre papéis que nos aniquilam?!...
- o que nos espera?!...
Max! Traga meus sais centuplicado!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

Jean Béraud (1849-1935) - pintor francês


sexta-feira, 29 de março de 2013

Nobilíssimo jornalista e escritor luso, Henrique Antunes Ferreira, o Henriquamigo!

Caros confrades/passageiros!
Tenho a grata satisfação de informá-los, que foi um dos felizardos ganhadores, que terá a prerrogativa de receber graciosamente na minha morada, uma reprodução da belíssima folha pintada, que aqui disponibilizo!
O sorteio foi patrocinado pelo autor do imperdível blog
http://aminhatravessadoferreira.blogspot.com.br/
o nobilíssimo escritor e jornalista luso, Henrique Antunes Ferreira, também conhecido no mundo dos "fora da Lei" como Henriquamigo!
Estou cá sôfrego aguardando o estafeta do Imperador, digo, o carteiro me deleitando com a audição desta inesquecível canção:
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Se eu estivesse no reino distante além-mar, no dia 18, do mês vindouro, a partir das 17 horas, certamente não perdereria de jeito nenhum a Palestra, "Goa Inédita", que será proferida pelo Henriquamigo, no Palácio da Independência, sob os auspícios da Sociedade Histórica da Independência de Portugal!
Aproveito o ensejo para desejar ao Henriquamigo um novo período de tempo repleto de muita disposição para encantar seus entes queridos, bem com sua legião de admiradores!
Tornei-me seu fã de carteirinha e fico sempre sôfrego aguardando mais uma preciosa crônica de sua lavra!
Meu telefone portátil vibrou!
Preciso dizer quem era?!...
Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca! (huhum)

Ela disse-me que nesta semana, como faz habitualmente todas às quartas-feiras, foi à Cripta da Catedral da Sé, no período vespertino, desfiar o Santo Rosário, rogando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe!
Desta vez o Santo Rosário foi em sua intenção, para que as peçonhentas Senhoras de Santana, pessoas mal amadas, que destilam fel e aquelas que são "santinhos do pau oco", fiquem a muitas léguas de distância de ti!
Também pediu - ardorosamente - que esta maldita crise que os assola, passe com celeridade, bem como que este políticos sacripantas, que são a tônica aqui e ai, no reino distante além-mar, vão para os Quintos dos Infernos!
A ligação foi interrompida de supetão!
A seguir aponto a folha corrida do Henriquamigo no mundo do "fora da Lei" feita pela sua amiga, Maria João Nunes, no convite da imperdível Palestra "Goa Inédita":

"Jornalista, antigo chefe da Redação do Diário de Notícias (1975/1991. Rádio: TSF e outras; TV: RTP1 e TV2. Cronista do jornal desportivo A Bola e da  Revista Elan; outras. Correspondente das espanholas Tiempo, Interview, Gaceta de los Negocios e da RNE e da TVE. Política: candidato a deputado e Chefe da Redação do Portugal Socialista. Dos livros escritos, o primeiro de ficção (Abril 2008): «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola 1966/1968. Assessor para a Informação do ministro das Finanças, Prof. Sousa Franco,  colega desde o Liceu até à Faculdade de Direito. Director de Comunicação da Comissão Euro -divulgação da moeda única. Deu aulas em duas universidades (privadas) em Lisboa. Ficou-lhe o gosto pelo ensino e... os alunos diziam que gostavam dele ... Pelo menos, até lhes dar as notas..."

Caloroso abraço! Saudações antirreligiosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

PS - A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, ficou mais apaixonada ainda por ti quando soube para onde a mandaste... Também o espera neste antro de perdição:
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Fundação Pró-Memória

Caros confrades/passageiros!
A Fundação Pró-Memória, que muito dignifica a cidade de São Caetano do Sul-SP, sempre nos brinda com Exposições primorosas!
Desta vez não perderei de jeito nenhum!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!


quarta-feira, 27 de março de 2013

"História e Memória"

Caros confrades/passageiros!
Na semana passada tive a prerrogativa de uma aula particular cibernética com o nosso estimado doutorando, o confrade/memorialista, Renato Alencar Dotta, que apesar de ser um historiador conceituado não se melindra quando o chamam de memorialista...
Após as explicações sobre as ações dos historiadores e memorialistas e suas peculiaridades indicou-me a leitura do livro "História e Memória", da lavra do nobilíssimo historiador francês Jacques Le Goff, que no ano vindouro completará 90 anos.
Claro que fiquei sôfrego para adquirir o livro indicado!
Hoje recebi, através do estafeta do Imperador, digo do Correio, nem sempre eficaz, a encomenda que fiz a Editora UNICAMP, que o traduziu e publicou no nosso idioma.
O preço do livro é de R$78,00 mais despesas de frete no valor de R$5,04, perfazendo a quantia total de R$83,04.
Lamento que o sempre voracíssimo, vigilante e implacável leão do Fisco não permita dedução no Imposto de Renda com despesas alusivas a formação permanente.
Meu telefone portátil vibrou! Preciso dizer quem era?!...
Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca! (huhum)
Ela disse-me que já rogou incontáveis pragas no leão do Fisco e prometeu que amanhã, quando for à Cripta da Catedral da Sé, no período vespertino, como faz habitualmente todas às quartas-feiras, para desfiar o Santo Rosário, solicitando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe, pedirá com fervor suas intercessões divinas para aplacar a voracidade do todo poderoso leão do Fisco, que não dá trégua a desvalida classe média, que nem em pensamento ousa sonegar e fica exasperadíssima, porque em - contrapartida - não conta com serviços públicos de excelência...
Também disse-me que ontem acordou revigorada, porque teve o sonho deleitante ao ver o leão do Fisco queimando eternamente nos Quintos dos Infernos!!!
A ligação foi interrompida de supetão!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

terça-feira, 26 de março de 2013

Editora UNESP

Caros confrades/passageiros!
É sempre deleitante ir à Livraria da Editora UNESP na Praça da Sé!
Anteriormente funcionava, no espaço da livraria, a Editora do escritor Monteiro Lobato (1882-1948)...
Comprei para a minha amada neta o livro "O Mágico de Oz"!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Arte tumular


Quem sois vós, ó plebeu insolente, que ousa tentar interromper meu sono eterno?!...
Valha-me Hades...

domingo, 24 de março de 2013

Visita ao Sepulcrário da Consolação

Caros confrades/passageiros!
Ontem, das 9:00 às 13:30 horas, tive a gratíssima satisfação de ser um dos partícipes do já inesquecível "III Encontro da Confraria "SP Antigo - Memória e Preservação", realizado no Sepulcrário da Consolação!
Foi muito bom conhecer a confrade/memorialista, a arquiteta, Mariangela Inocencio e seu filho, Fernando Henrique, além é claro rever o comandante mor da nossa confraria, Felipe Alexandre Herculano, o Gilberto Calixto Rios e o Marcos César da Silva!
O III Encontro foi tão encantador, que quando nos demos conta já passava das 13 horas!
Flanamos a vontade pelo Sepulcrário da Consolação, bem como, apesar de termos ciência que as fotografias somente são permitidas com autorização do órgão competente da municipalidade paulistana, captamos e eternizamos os momentos encantadores que ali passamos! Somente paramos de fotografar quando fomos admoestados pelo severo Administrador...
Não consideramos que cometemos um ato ilícito, porque nossa confraria tem como escopo preservar a memória paulistana e jamais macular a imagem ou privacidade dos despojos mortais daqueles saudosos paulistanos, que deixaram marcas indeléveis entre nós, que ali jazem. Nosso intuito foi também apreciar Arte Tumular, porque temos a prerrogativa de contar com um verdadeiro museu a céu aberto. 
Consideramos esta Lei Municipal anacrônica e questionamos: 
- ao invés de tratar pacíficos cidadãos, cujo único objetivo era se encantar com Arte Tumular, como foras da Lei, por que não ter este mesmo zelo e presteza com o péssimo estado de conservação de muitos jazigos, bem como com a notória depredação tumular?!...
Já estamos planejando o "IV Encontro da Confraria "SP Antigo - Memória e Preservação"! Aceitamos sugestões de locais...
Nem preciso dizer que visitei o jazigo da nobilíssima paulistana Domitília de Castro Canto e Melo, mais conhecida como Marquesa de Santos, e cultuei sobremaneira sua memória!
Fico cá a divagar como foi o cortejo fúnebre da Marquesa de Santos...
Saudações memorialistas!
Até breve... 
João Paulo de Oliveira
A seguir publico um vídeo da lavra do artista plástico e odontólogo, Hélio Rubiales, que versa sobre personalidades, que jazem neste imperdível museu a céu aberto!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Margareth, cheguei!

Caros confrades/passageiros!
No meu já muito distante tempo de pequenino tinha um seriado televisivo "Father Knows Best", aqui intitulado "Papai Sabe Tudo", produzido de 1954 a 1960, onde me deleitava com as peripécias da família Anderson, uma típica família de classe média americana, que aparentava viver sempre feliz. Os conflitos eram sempre resolvidos a contento... O Sr. Anderson, ao chegar em casa dizia: - Margareth, cheguei! E era calorosamente e com um sorriso cativante recebido pela Sra. Anderson, sempre impecavelmente vestida.
Eles tinham três filhos, a Betty, também chamada de Princesa, o Bud e a Kathy. Considerava estranho a religião deles não ter padre...
Fico cá a divagar a adorável família Anderson na contemporaneidade, com o Sr. Anderson conforvelmente instalado na sua poltrona lendo o jornal e a Sra. Anderson entretida ao seu lado com apetrechos de costura...
Quereria ser um cavalinho de circo para ver as feições da Margareth e do Jim quando sua filha primogênita, a Betty, chegasse em casa e dissesse: - Papai, Mamãe, vou dormir na casa do meu namorado. Ah, quase ia esquecendo de dizer, estou grávida. 
Em seguida chega o Bud: - Papai, Mamãe, este é o Fred, meu namorado.
Finalmente chega a Kathy: - Papai, Mamãe, o que é felação?!...
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Saudades das atrizes Cacilda Becker (1921-1969) e Lola Brah (1920-1981)

Caros confrades/passageiros!
Saudades das atrizes Cacilda Becker (1921-1969) e Lola Brah (1920-1981), eternizadas nesta fotografia numa cena da inesquecível película "Floradas na Serra" de 1954...
Esta é a única película em circulação que podemos se emocionar vendo a grandiosa atriz Cacilda Becker em cena! A outra película que ela atuou em 1947 "Luz dos meus Olhos", tem uma cópia incompleta no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro...
Na película "Bahia de Todos os Santos" de 1960 temos a prerrogativa de ver a atriz Lolah Brah no papel da Estrangeira...
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

quarta-feira, 20 de março de 2013

terça-feira, 19 de março de 2013

Quem se habilita?!...

Caros(as) confrades/passageiros!
Querem conhecer dois imperdíveis blogs, que são oásis num deserto de alienação cibernética?!...
Querem ficar encantados com o viés arguto e erudito do Todesca?!...
Querem saber quem são as Exibidas, as Humilhadas, as Sophias, as Gracinhas, as Eróticas, as Charges, Pensamentos de mentes brilhantes, fotografias magníficas, Arquitetura,
E L A?!...
Então acessem, sem titubear:
http://arqtodesca.blogspot.com.br
http://arqtodescadois.blogspot.com.br/
A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, também é fã de carterinha do Todesca!


sexta-feira, 15 de março de 2013

Próxima parada Buenos Aires

Caros confrades/passageiros!
Passarei o final de semana em Buenos Aires!
Infelizmente nesta viagem não terei a desenvoltura das viagens anteriores, para flanar pelas ruas portenhas, por conta da minha mobilidade reduzida...



quinta-feira, 14 de março de 2013

Estratégias para enfrentar o exasperante trânsito paulistano

Caros confrades/passageiros!
Para não ficar exasperadíssimo com o sempre congestionado trânsito paulistano tenho como uma das estratégias utlizar minha máquina fotografia, evidentemente com muita cautela para não provocar um acidente de trânsito. Outra estratégia é a leitura no cruciante para, anda, para, anda...
Num destes para, anda, para, anda, lembrei da cena da imperdível película São Paulo Sociedade Anônima de 1965:
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Caros confrades/passageiros!
No sábado passado, antes de ir ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, fui à Praça Lauro Michel, que fica na minha amada cidade de Diadema-SP, para apreciar as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no dia anterior, patrocinada pela municipalidade diademense!
A Praça realmente estava muito festiva, com muitas atividades em desenvolvimento, que também ocorriam na EMEB Francisco Daniel Trivinho, que fica ao lado da Praça!
Tive a grata satisfação de encontrar meu amigo, Walter Adão Carreiro, incansável pesquisador e memorialista diademense, que na Administração Lauro Michel é o gerenciandor mor do Centro de Memória de Diadema!
Após um breve colóquio com meu amigo Walter sai do auspicioso evento, em homenagem as valorosas mulheres diademenses, desejando intensamente que a Administração Lauro Michel consiga equacionar a cruciante questão do Erário Público comprometido com despesas ainda não quitadas.

Google+ Badge