O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Mulher de Longe - película brasileira inacabada de 1949

Caros confrades/passageiros!
A Cinemateca Brasileira oferece a oportunidade rara de exibição da película inacabada de 1949 "A Mulher de Longe!
Para maiores informações acessem:
http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=290

Balthasar Klossowski (1908-2001) pintor francês


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Porto Seguro Seguros

Caros confrades/passageiros!
A Porto Seguro Seguros oferece aos seus segurados atendimento eficaz e célere!
Ontem e hoje precisei usufruir dos serviços da Porto Seguro Seguros e fiquei muito satisfeito com os valiosos préstimos que fiz jus!
No início da manhã solicitei o serviço de guincho, porque não consegui dar partida no meu automóvel... Meia hora depois de solicitar assistência mecânica o guincho chegou e levou o veículo da garagem do prédio que resido até a oficina da seguradora.

Qual era o meu destino?!...


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A viagem continua... Próxima parada Estocolmo...

Caros confrades/passageiros!
O que seria das nossas existências sem os sonhos e a esperança de dias melhores?!...
A viagem continua...
Vamos visitar o professor bergmaniano Isak Borg?!...
Próxima parada Estocolmo...
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Condolências

Caros confrades/passageiros!
Como é díficílimo aceitar a interrupção de centenas de vidas de maneira trágica.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mobilidade reduzida


..
Caros confrades/passageiros!
Como é díficílimo subir ou descer escadas por conta das artroses degenerativas, que apareceram em todas as articulações do meu corpo...
Uma terapia, que me permite esquecer momentaneamente as dores atroses, é ouvir os iniguláveis concertos de Mozart!




sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aniversário da cidade de São Paulo

Caros confrades/passageiros!
Para homenagear a minha amada cidade de São Paulo-SP, que completa no dia em curso 459 anos, apresento novamente, na íntegra, neste vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, a imperdível e inquietante película São Paulo Sociedade Anônima, que o saudoso cineasta Luíz Sérgio Person (1936-1976) nos brindou no ano de 1965!
Causa um grande desalento rever esta película hoje, porque na semana passada, o talentoso ator Walmor de Souza Chagas (28/08/1930-18/01/2013), que personifica na película o insatisfeito paulistano Carlos, terminou a sua profícua existência de maneira repentina e voluntária ao apertar o gatilho de um revólver,  carregado de balas, apontado para sua cabeça.
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Floradas na Serra - pelicula brasileira de 1954

Caros confrades/passageiros!
Tive a gratíssima satisfação de encontrar no YOUTUBE na íntegra a imperdível película brasileira "Floradas na Serra", adaptação do romance de Dinah Silveira de Queiróz! Este é o único filme em circulação onde temos a prerrogativa de ver a inigualável e inesquecível atriz Cacilda Becker (1921-1969), que deixou marcas indeléveis nas Artes Cênicas nacional, atuando na Fascinante Arte das Imagens em Movimento! A outra película, que ela atuou, em 1947 "Luz dos Meus Olhos", infelizmente não está disponível para o público. Existe somente uma cópia incompleta no acervo ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Infelizmente não sou um dos felizardos espectadores que a viram atuar magnificamente no palco.
Vamos nos emocionar ao ver ou rever esta película, que além da atuação impecável da grandiosa Cacilda Becker também temos a prerrogativa de ver atores e atrizes, que também deixaram marcas indeléveis na filmografia nacional, como por exemplo, Jardel Filho, Lolah Brah, John Herbert...
 LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

domingo, 20 de janeiro de 2013

O tempo passa com celeridade...

Caros confrades/passageiros!
As fotografias acima publicadas captaram e eternizaram momentos do mês de janeiro de 1980 e do mês de junho de 1981, quando tínhamos a prerrogativa de carregar nosso amado filho no colo...
 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Now Voyager - "A Estranha Passageira" - película bettedavisiana de 1942

João Paulo, da próxima fez que se atrever a acender o cigarro da Bette Davis atiçarei os leões da Metro no seu encalço, acompanhados da mulher da Columbia com a tocha acesa...
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Funeral em 1917

Caros confrades/passageiros!
Funeral do Conde Dall`Aste Brandolin, na época o Cônsul da Itália em São Paulo, vendo-se a marcha fúnebre enquanto esta passava pela Rua das Palmeiras, na região central de São Paulo, em 1917.
Fonte: http://www.ibamendes.com/2012/05/os-grandes-funerais-do-brasil-i.html
                                          Quantos viéses...


domingo, 13 de janeiro de 2013

Edward Hopper (1882-1967) - pintor estadunidense

Caros confrades/passageiros!
Aprecio sobremaneira as obras de arte da lavra do pintor estadunidense Edward Hopper! 
Nosso sempre atuante Detetive Pardal está no reino do Sião! Espero que mesmo assim embarque neste vagão do Expresso do Oriente e nos traga seus sempre primorosos  relatórios investigativos da publicação em foco!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Quantos viéses...

Fonte: http://arqtodesca.blogspot.com.br/

LUZES! CÂMERAS! AÇÃO! 

Reclame de 1923

Caros confrades/passageiros!
Vou solicitar os valiosos préstimos do Detetive Pardal para descobrir o motivo que levava a Madame Renata a não dar descontos  para clérigos e professores...

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

New York em 1939

Caros confrades/passageiros!
Feira Mundial de Nova York em 1939.
No Stand "Futurama", uma viagem num disco voador por sobre cidades futuras.
Fonte: http://arqtodescadois.blogspot.com.br/
PS - Quem me dera ter sido um dos felizardos visitantes desta Feira Mundial...

domingo, 6 de janeiro de 2013

Lei Seca

Caros confrades/passageiros!
Esta fotografia captou e eternizou um momento em que cidadãos comemoravam a abolição da Lei Seca nos Estados Unidos no dia 5 de dezembro de 1933, que estava em vigor desde o dia 16 de janeiro de 1920.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Shirley Booth (1898-1992) atriz inesquecível


Caros confrades/passageiros!
Será que o Detetive Pardal também era fã da inesquecível atriz Shirely Booth?!...
 LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!

Google+ Badge