O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Seguidores

sábado, 30 de junho de 2012

Museu Afro Brasil apresenta Profª Drª Kiusam de Oliveira

Caros(as) confrades!
Tive a gratíssima satisfação, no dia em curso,  de ser um dos felizardos espectadores, que esteve no Museu Afro Brasil, mais precisamente nas dependências da Biblioteca Carolina Maria de Jesus, que se encantou ouvindo histórias dos Mitos Africanos, brilhantemente contados pela minha querida amiga Kiusam de Oliveira!!! No final a Kiusam anunciou que brevemente sairá do prelo mais dois livros de sua autoria, que trazem mais Mitos Africanos!!!!
O livro acima anunciado fez tanto sucesso que foi recomendado pelo Programa Nacional do Livro Infanto Juvenil em 2010 e selecionado no mesmo ano pelo Programa Nacional da Biblioteca Escolar, vinculados ao Ministério da Educação e Cultura!!! Este precioso livro foi distribuído para 29.000 escolas públicas do país!!!! 
Não vejo a hora de ler os novos livros da Kiusam,  que brevemente sairão do prelo!!!!!
Todas as vezes que retorno ao Museu Afro Brasil fico encantado, porque tenho outros viéses para a riquíssima Cultura Afro e sua preciosa contribuição para a formação do povo brasileiro!!!
O que me entristece é saber que esta riquíssima contribuição foi a custa de muito sangue, suor, sofrimento  e lágrimas...


PS - O dia estava ensolarado, com temperatura agradável e dispensava o uso de roupas apropriadas para a estação do ano em vigor!!!!
Quando sai das dependências do Museu Afro Brasil sabem quem encontrei no Parque Ibirapuera?!... Querem saber mesmo?!... A minha amiga, a Dona Miquelina (huhum) e seu marido, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca... Quando eles me viram... Bem isto é uma outra história, que fica para uma outra vez!!!!!

Escritora, dançarina e Profª Drª Kiusam de Oliveira


Caro(as) confrades!
Apesar da minha dificuldade de me locomover pretendo ir ao Museu Afro Brasil para ter a prerrogativa de  ser um dos felizardos espectadores da minha querida amiga, a escritora, dançarina  e Profª. Drª. Kiusam de Oliveira, na programação cultural acima publicada!!!!
Como diriam meus amados ex-regidos: A Kiusam é "D+",  "Da hora", "Mó legal"!!!!!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mais um dia ou seria menos um dia?






De Que São Feitos os Dias?

De que são feitos os dias? 
- De pequenos desejos, 
vagarosas saudades, 
silenciosas lembranças. 

Entre mágoas sombrias, 
momentâneos lampejos: 
vagas felicidades, 
inatuais esperanças. 

De loucuras, de crimes, 
de pecados, de glórias 
- do medo que encadeia 
todas essas mudanças. 

Dentro deles vivemos, 
dentro deles choramos, 
em duros desenlaces 
e em sinistras alianças... 




Cecília Meireles, in 'Canções'


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Natalício da minha amada irmã Dirce!

Caros(as) confrades!
O dia em curso é de comemoração na minha família, porque é o 67º natalício da minha amada irmã Dirce!!!
Os cinco bebezinhos da Dona Matilde e do Sr. Benedito (a 6ª bebezinho e caçula não estava presente, porque reside na cidade de Guarujá-SP) se reuniram na Padaria Vitória, localizada na cidade de Santo André-SP!!!! Como foi agradabilíssimo almoçarmos juntos!!!! Momentos como este são inesquecíveis, porque além dos laços de sangue que nos une temos memórias em comum, que vem à baila nestes auspiciosos encontros para o nosso júbilo!!!!
Que saudades do tempo que vivíamos sob a égide dos meus adorados e saudosos pais...
Bênção Pai!!!!
Bênção Mãe!!!!


Procura-se


"Estou atrás desse livro,
folheei na casa de um amigo,
e achei-o notável.
O amigo morreu e a família
jogou fora..."
Uma lástima !!!"

Caros(as) confrades!
Os(as) passageiros(as) habituais desse vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, sabem que aprecio sobremaneira os blogs do Todesca:
Tomei a liberdade de transcrever a publicação acima!!! 
Será que algum(a) passageiro(a) sabe onde encontrar um exemplar do livro?!... Também fiquei com comichão para ler o livro que o Todesca procura!!!


terça-feira, 26 de junho de 2012

Jogo de Cena

Caros(as) confrades!
Ontem, assisti o documentário  "Jogo de Cena", de 2007, dirigido pelo cineasta Eduardo Coutinho! As películas deste cineasta não nos deixam indiferentes...  
A seguir transcrevo o endereço eletrônico de uma crítica, no meu viés excelente, a respeito do documentário!!
Sugiro que somente leiam a crítica após assistirem o documentário!!!
LUZES!!!!!!!! CÂMERAS!!!!!!!! AÇÃO!!!!!
http://omelete.uol.com.br/cinema/jogo-de-cena-mostra-internacional-de-cinema-de-sao-paulo/

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Desaparecimento dos blogs do Cambeta



Caro(as) confrades!
Lamento informá-los que recebi correspondência eletrônica do meu estimado amigo e confrade António Cambeta, a seguir transcrita:

"ROUBARAM O MAR DO POETA
Entrada
x
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/profile_mask2.png
ANTONIO CAMBETA
06:33 (2 horas atrás)
https://mail.google.com/mail/ca/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/ca/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/ca/u/0/images/cleardot.gif
para mim, 
https://mail.google.com/mail/ca/u/0/images/cleardot.gif
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
É com tristeza que lhe dou esta notícia, hoje,
inda esta tarde
entrei em meu blog e usei o e-mail da google,
não sei a razão quando fui de novo entrar no
meu blog e depois de ter preenchido os dados,
não tive acesso ao blog nem sequer ao serviço
de mail.
Tentei de várias formas, mas não consegui.
O mesmo acontecerá consigo quando tentar
 entrar em meu blog, verá 
O blog foi removido
Desculpe, o blog em
foi removido. Esse endereço não está disponível
 para novos blogs.
Esperava encontrar seu blog aqui? Veja:

Mas eu nada fiz para remover nada, foram-se os
3 blogs,
 e peço eu de que os tipos da google, uma vez mais
procederam desta maneira, devido a não terem conseguido
sacar o dinheiro do meu banco, visto o meu cartão visanet,
daqueles que só podem ser usados através da internet, ter
expeirado e eu ter tirado um novo.
Os tipos sacavam automáticamente alguns dolares, anualmente,
para eu poder postar fotos, pois estava a cima do limite, mas só
 não compreendo porque o e-mail evoramacau@gmail igualmente
 foi eliminado.

Desta forma fico muito triste, mas não irei perder mais tempo abrindo
uma nova conta. Tenho acesso ao seu blog e por lá passarei, bem como
aos blogs de meus amigos.
Abraço amigo"



O que me deixou intrigado é que ao clicar no endereço do blog transcrito acima consegui acessá-lo e deixar comentário.
Como é exasperante ficar a mercê desta tecnologia sem que possamos ter de pronto a resposta para questões como esta descrita pelo Cambeta.

domingo, 24 de junho de 2012

Tudo passa...

Caros(as) confrades!
Parece que foi ontem, mas já transcorreram 32 anos que nosso primogênito dava os primeiros passos...

sábado, 23 de junho de 2012

A VELHA A FIAR - Curta-metragem imperdível

Caros(as) confrades!
O nobilíssimo  e saudoso Humberto Mauro (1897-1983),  foi um dos cineastas que deu início ao cinema nacional!!!! Tenho a grata satisfação de apresentar-lhes o curta-metragem "A VELHA A FIAR", que ele dirigiu em 1964!!!! Entre outras qualidades este curta-metragem é imperdível, porque foi considerado por muitos críticos como o 1º videoclipe brasileiro!!! A  velha foi personificada por Mateus Colaço, amigo do Humberto Mauro e a canção, que faz parte do nosso folclore, interpretada pelo inesquecível Trio Irakitan!!!!

Estava a velha no seu lugar, veio a mosca lhe incomodar.A mosca na velha e a velha a fiar.Estava a mosca no seu lugar, veio a aranha lhe fazer mal.A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava a aranha no seu lugar, veio o rato lhe fazer mal.O rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava o rato no seu lugar, veio o gato lhe fazer mal.O gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava o gato no seu lugar, veio o cachorro lhe fazer mal.O cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava o cachorro no seu lugar, veio o pau lhe fazer mal.O pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava o pau no seu lugar, veio o fogo lhe fazer mal.O fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava o fogo no seu lugar, veio a água lhe fazer mal.A água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava a água no seu lugar, veio o boi lhe fazer mal.O boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava o boi no seu lugar, veio o homem lhe fazer mal.O homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava o homem no seu lugar, veio a mulher lhe incomodar.A mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava a mulher no seu lugar, veio a morte lhe levar.A morte na mulher, a mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.Estava a morte no seu lugar. veio a vida lhe incomodar.A vida na morte, a morte na mulher, a mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha fiar. 

http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/a-velha-a-fiar.html#ixzz1ycP2fXTl

Google+ Badge