O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Seguidores

domingo, 31 de julho de 2011

Exposição imperdível: "Retratos do Império e do exílio"



Caros(as) confrades!
Considerei de bom alvitre também estampar neste vagão do Expresso do Oriente este vídeo disponível no YOUTUBE, que nos brinda com uma entrevista onde o curador da Exposição, o Sr. Sérgio Bulli relata circunstancialmente sobre a Exposição "Retratos do Império e do Exílio", que veio à luz graças ao empenho do nosso valoroso Príncipe Dom João de Orleans e Bragança e o patrocínio do primoroso Instituto Moreira Salles!!!!!

Exposição imperdível: "Retratos do Império e do exílio"




Caros(as) confrades!
Graças aos valiosos e costumeiros préstimos da minha estimada confrade Cristina Fonseca tive a prerrogativa de saber da imperdível Exposição: "Retratos do Império e do Exílio" a seguir transcrita tendo como fonte o primoroso Instituto Moreira Salles de São Paulo:

"O Instituto Moreira Salles de São Paulo abre, em 19 de julho, às 19h30, a exposição Retratos do Império e do exílio: imagens da família imperial no acervo de dom João de Orleans e Bragança, com 170 fotografias pertencentes ao acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança, curador da mostra ao lado de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS. Compõem a exposição retratos da família imperial brasileira, muitos inéditos (em especial do período do exílio após a proclamação da República), além de importantes imagens associadas a eventos que marcaram o Império, como as comemorações do fim da Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura.
Os visitantes da mostra poderão conferir registros de Marc Ferrez, agraciado pelo imperador com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e também fotógrafo da Marinha Imperial; e Revert Henry Klumb, professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina. Os dois mantiveram uma relação muito próxima com a família imperial – fotografaram momentos de maior privacidade no interior dos palácios, registrando imagens menos formais, em que os retratados se relacionam com a câmera de uma forma direta e menos mediada pelas exigências do cargo e da vida pública. Também estarão na mostra imagens de Alberto Henschel, Joaquim Insley Pacheco, Luiz Terragno, Otto Hess, entre os diversos fotógrafos atuantes no Brasil que integram o acervo, além de imagens dos fotógrafos retratistas europeus Félix Nadar e John Jabez Edwin Mayall, entre outros.

EXPOSIÇÃO RETRATOS DO IMPÉRIO E DO EXÍLIO
Abertura: 19 de julho de 2011, às 19h30
Exposição: de 20 de julho a 11 de setembro de 2011
De terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada franca
Classificação livre
Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar – Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560"

Pretendo visitá-la hoje!!!! Não vejo a hora de me encantar e divagar - que sou um súdito pedroiano - com as fotografias que trazem à baila o período que estávamos sob a égide do meu amado e erudito Imperador Dom Pedro II!!!!!!

Automóvel 1894


Misto de triciclo com motor à explosão,
participou da 1ª Corrida Paris - Nice

Fonte: http://arqtodesca.blogspot.com/
Não deixem de embarcar no imperdível vagão do Expresso do Oriente do Todesca!!!!!

sábado, 30 de julho de 2011

Meu amado irmão Raimundo








Caros(as) confrades!
Tenho a gratíssima satisfação de versar no dia em curso, neste vagão do Expresso do Oriente, sobre o segundo bebezinho da Dona Matilde, o meu amado irmão Raimundo!!!!! Ele zela com primor dos outros cinco bebezinhos da Dona Matilde (infelizmente o primeiro bebezinho viveu apenas quatro horas do dia 18 de novembro de 1942), sempre pronto para atenuar as consequências das atribulações que às vezes afetam os demais bebezinhos da Dona Matilde!!!!!! No mês passado quem ficou atribulado fui eu, o bebezinho nº 6 da Dona Matilde... Nem preciso dizer que o meu amado irmão Raimundo ao saber da minha necessidade pecuniária de pronto me acudiu!!!!!!! Para meu grande alívio ontem pude devolver a preciosa e substancial ajuda pecuniária que ele me ofereceu!!!!! Como meu amado irmão é dez anos mais velho do que eu, no meu tempo de infante, ele ajudava nossa adorada e saudosa mãe, a Dona Matilde, a deixar-me limpinho e sequinho e ela também sempre dizia que meu amado irmão ficou jubiloso com meu nascimento e dava pulos de alegria ao saber que finalmente teria um irmãozinho!!!! Na minha já distante juventude também estava sempre por perto zelando para que seu irmãozinho, não adentrasse em caminhos duvidosos... Lembro-me de uma vez que ele foi acompanhar os ensaios de uma peça de teatro, que eu participava, no tempo que estudava no I.E.E. João Ramalho, em 1972, em São Bernardo do Campo-SP, para averiguar quem eram as companhias do seu irmãozinho... No dia retratado na última fotografia dei-lhe um grande desgosto, mas como o amor dele é incondicional com o passar dos dias conformou-se com a revelação que fiz de um parente bem próximo...
Amado irmão não sei o que seria da minha insulsa existência se não tivesse a prerrogativa de ser seu pupilo!!!!
SEMPRE TE AMEI, AMO E AMAREI!!!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Titanic



Caros(as) confrades!
No ano vindouro completará 100 anos que o navio Titanic afundou...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Agrado



Caros(as) confrades!
Ufa!!!! Que alívio!!! Finalmente este vagão do Expresso do Oriente prosseguirá viagem, porque a lambisgóia da Agrado saiu plenamente restabelecida do Hospital e sôfrega para continuar a oferecer os agrados da Agrados na cabine nº 5!!!!!
Com vocês a lambisgóia da Agrado!!!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Parada obrigatória




Caros(as) confrades!
O Max levou a lambisgóia da Agrado para o hospital, porque ela se esgasgou e teve angina... Acho que nem preciso dizer o que ocasionou o mal súbito... Ficaremos nesta estação até o retorno dela para continuar radiante na cabine nº 5 deste vagão do Expresso do Oriente!!!!!!!

domingo, 24 de julho de 2011

Preciosa película: "Frankenstein" - 1910





Caros(as) confrades!
Encontrei no YOUTUBE a preciosa película "Frankenstein", que foi produzida em 1910 e é a primeira versão para a fascinante Arte das Imagens em Movimento da história de Frankenstein!!! Naquela época os filmes eram bem curtos e podemos considerá-lo um curta-metragem!!! Durante muitas décadas foi considerado perdido, mas em 1983 foi descoberta uma impressão original em Wisconsin!!!!
LUZES!!!!! CÃMERAS!!!!! AÇÂO!!!!!!

Fonte: Wikipédia

sábado, 23 de julho de 2011

Évora - cidade portuguesa com certeza
























Caros(as) confrades!
Tenho a gratíssima satisfação de informá-los que este vagão do Expresso do Oriente faz uma parada, no dia em curso, em Évora - cidade portuguesa com certeza - que teve a prerrogativa de ver chegar neste maltratado e fascinante mundo o meu estimado confrade e amigo António Manuel Fontes Cambeta, um alentejano orgulhoso e amoroso do seu lugar de nascença e apesar de viver na contemporaneidade em Macau e um período do ano no Reino do Sião, digo, Tailândia, jamais esquece o local que o viu crescer, que ele ama sobremaneira e ainda tem entes queridos e amigos que ali residem!!!! Apesar de não conhecê-lo em carne e osso afeiçoei-me a ele, como se fóssemos amigos desde o tempo que fugíamos aterrados dos predadores nas savanas do Continente Africano ou então do tempo que espreitávamos os banhos da Rainha Cleópatra no Rio Nilo ou do tempo que éramos piedosos e ajudávamos a enterrar as incontáveis vítimas da Peste Negra (claro que fazíamos parte da terça parte que sobreviveu a peste) ou do tempo que éramos marinheiros das caravelas sob a égide do bem-aventurado D. Manuel I e deixamos numerosa prole com as nativas da Ilha de Vera Cruz (ché, depois ainda deprecio meu ascendente, o degredado João Ramalho...)!!! O Cambeta enviou-me as preciosas fotografias aqui estampadas, que nos deixam sôfregos para com celeridade conhecer esta certamente hospitaleira cidade, que tem um centro histórico considerado patrimônio da humanidade!!! A primeira fotografia, que retrata Évora, nos mostra a rua de nascença do Cambeta!!!!! Não vejo a hora de flanar por aquelas ruas e me encantar com edificações da época que a Península Ibérica esteve sob o monopólio do Império Romano, bem como manter colóquios com antigos moradores, que certamente terão muita satisfação em contar-me sobre os primórdios desta cidade alentejana!!!!!
Também agradeço publicamente meu estimado confrade e amigo António Cambeta por ter me enviado de mimo um aparelho terapêutico, que tenho certeza atenuará as dores atrozes que sinto na coluna cervical!!!! São pessoas, como o bom alentejano Cambeta, que me dão esperanças de dias melhores!!!!!
A minha amiga, a Dona Miquelina, nunca o esquece nas suas orações, quando ela vai todas às quartas-feiras, no período vespertino, à Cripta da Catedral da Sé, desfiar o Santo Rosário, rogando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe, para que lhe dê vida longa e vigorosa e afaste pessoas peçonhentas do seu caminho!!! Falando na Dona Miquelina, a copeira Hermenegilda, que atura a Dona Miquelina faz tempo, é fã de carteirinha do Cambeta, deixando seu noivo, o bombeiro Godofredo enciumadíssimo!!!! Ela não vê a hora de ver o Cambeta saboreando suas famosas rosquinhas, que deixam sempre o Godofredo com água na boca e muito disposto a colocar sua roliça mangueira em ação para apagar um eventual incêndio, caso a Hermenegilda esqueça as rosquinhas no forno!!!!!
Também quem está maravilhada com o Cambeta é a lambisgóia da Agrado, que é desafeta da Dona Miquelina, e aguarda com muita expectativa a visita do Cambeta na Cabine nº 5, onde ela reina soberana, neste vagão do Expresso do Oriente, para além de contar-lhe fatos da arca do arco-da-velha, se ele o desejar oferecer os disputadíssimos agrados da Agrado!!!!!! Ché, pelo jeito a lambisgóia da Agrado encontrará outra desafeta, a copeira Hermenegilda!!!
Max!!!!!!!! Traga meus sais centuplicado!!!!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Película: "Beginners"





Caros(as) confrades!
A lambisgóia da Agrado está sôfrega para assistir a película "Beginners", que foi lançada nos domínios de Edgar Allan Poe no mês passado, bem como está curiosíssima para saber o título que terá entre nós, quando estrear nos meses vindouros!!! O enredo gira em torno de um homem de 75 anos, que ficou viúvo após 44 anos de casamento, e revela ao seu único filho que sempre foi homossexual...
Quero ser um cavalinho de circo se esta certamente imperdível película não for lançada em pré-estreia no Clube do Professor, na sessão das 11:00, que acontece todos aos sábados no Shopping Center Frei Caneca!!!!!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reclames antigos da VARIG - Saudades












Caros(as) confrades!
Na contemporaneidade ainda tenho bem palpitante os reclames televisivos antigos da VARIG, que deixaram marcas indeléveis na minha já outonal memória e me reportam a um tempo que, nunca, jamais, em tempo algum, voltará...
S A U D A D E S...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Película imperdível: "The Straight Story" - "História Real"




Caros(as) confrades!
Ontem fiquei enternecido ao assistir a imperdível película "The Straight Story" entre nós "História Real", produzida em 1999, que conta a história de um senhor senil que viaja mais de 500 km num cortador de grama para visitar o irmão adoecido, que não via a mais de 10 anos, porque não se falavam. Ao final da película as lágrimas deslizaram pela minha face sem viço, porque não dá para ficar indiferente a comovente história.

Google+ Badge